quinta-feira, 31 de Maio de 2012

Plante rosas no seu jardim



Queridos amigos,
Tal como prometido aqui está uma publicação sobre as roseiras, são indispensáveis no seu jardim, terraço, varanda ou floreira.
As roseiras são uma planta arbustiva extraordinária, são uma presença constante nos jardins, fazem parte da essência do jardim português, bem como do jardim mediterrânico e do jardim romântico.

Há colecionadores de roseiras em todo o mundo (em Inglaterra há milhares), as roseiras conferem um ambiente romântico e podem ser utilizadas nas mais variadas aplicações:

Trepadeiras

Pergúlas e arcos


Sebes

Maciços

Condições ideias para o desenvolvimento das rosas

Exposição solar
- A exposição solar deverá ser de Sol pleno, as rosas são inimigas da sombra e precisam de pelo menos 6 a 7 horas de sol por dia para que se desenvolvam de forma saudável e para que tenham plena floração como é suposto.
- O local deverá ser arejado, para evitar o aparecimento de fungos nas folhas e nas flores.

Exposição ao vento
- Não gostam de exposições excessivas ao vento.

Tipo de solo
As roseiras dão-se bem em qualquer tipo de solo, têm alguma preferência por solos mais argilosos e ricos em matéria orgânica (gostam muito de húmus), o solo deverá ser sempre bem drenado pois não suportam o encharcamento.
Em termos de pH, gostam de solos com pH neutro (6.5-7), devemos ter o cuidado de medir o pH para fazermos as correções que forem necessárias pois as roseiras são sensíveis a pH ácido e muito básico.

Cuidados a ter com a preparação do solo antes da plantação
Devemos ter o cuidado de cavar o solo alguns dias antes para garantirmos que este está destorroado, o que vai facilitar o enraizamento e a drenagem.
Como as roseiras gostam muito de matéria orgânica se pudermos estrumar (com estrume de cavalo bem curtido é excelente), se tivermos composto ou húmus podemos adicionar.
Podemos ainda adubar quando plantamos com adubo orgânico.
Esta é a altura certa para plantarmos roseiras envasadas (as roseiras em torrão deverão ser plantadas no outono), até porque conseguimos perceber a cor da floração e o tipo de roseira.

Cuidados a ter quando se planta :
- fazer uma cova de pelo menos 40 x40 cm
- adubar ou fertilizar
-ter o cuidado de não dobrar as raízes
- deixar o porta enxertos enterrado 2 cm
- regar abundantemente

As roseiras devem ser plantadas:
 1 m umas das outras se são arbustivas
Se queremos uma sebe devem ser a 60-70 cm
Se forem para cobrir o solo devem ser plantadas com distancia de 40-50 cm

Para garantirmos que as nossas roseiras estão saudáveis devemos aduba-las 2 ou 3 vezes por ano de preferência com adubo orgânico e sempre na primavera e verão.

As rosas têm desde sempre um grande simbolismo e as cores das suas flores estão a associadas a sentimentos ou estados de alma:
Rosas brancas – pureza
Rosa encarnada – paixão
Rosa amarela – amor
Rosa cor de rosa – gratidão

Podar as roseiras é muito importante para a sua floração e deverá ser feita a poda no final do inverno ou inico da primavera.

Prolongar a floração
Quando estão em floração também deveremos ter o cuidado de ir cortando os ramos que não interessam para estimular a floração :
Corta-se acima de um ramo que tenha 5 folíolos (eliminamos os de 3 folíolos) deixando apenas o de 5 para garantirmos nova floração.

Rosa trepadeira de flor cor de rosa
Rosa que pode facilmente ser conduzida em trepadeira
Está em flor na primavera e verão
Pode ser branca, cor-de-rosa, encarnada, etc
Linda, floração exuberante

Pode plantar  rosas da variedades de rosa chá, apresento aqui algumas das que plantei esta semana na RTP,  que existem à venda na Viplant Oeiras Garden e outras de que gosto muito e que também encontra à venda nos viveiros.

Rosa”look good ..feel better”

Floração exuberante encarnada , fica com quase 1 m de altura. Excelente para sebe, bordadura alta, floreiras, etc. Adoro o nome desta rosa .."look good...feel better"

Rosa romeu
Floração encarnada, rosa resistente e com ampla floração. Cresce até 0.6 - 1 m. Boa para sebes baixas, floreiras e vasos.

Rosa snövit
Floração branca exuberante, sem aroma. Ótima para fazer maciços e cobertura do solo pois não é muito alta ( 0.4 - 0.6 m)

Rosa landora
Floração amarela ligeiramente perfumada. Resulta bem em maciço, isolada, em vaso ou em floreira. Floração Primavera- Verão.Cresce até 1 m de altura.

Rosa rugosa
Gosto muito de utilizar a Rosa rugosa,   é muito rustica e  dá-se bem em todo o tipo de solo. Utilizo-a principalmente para fazer coberturas de solo e grandes maciços, taludes, etc tem um aroma muito agradável e uma floração prolongada ( Primavera - Outono) exuberante. Cresce até 0.4-0.5 m

Rosa de Sta Teresinha
Esta é a minha roseira favorita, hoje em dia nem sempre fácil, de encontrara nos viveiros, lembra-me a minha infância pois no jardim dos meus avós no Alentejo elas subiam por todos os muros do jardim e dos terraços.
São lindas, aromáticas e delicadas. Muito rusticas e fáceis de cultivar. Trepadeira ideal para pergulas, treliças, etc.
Qual é a vossa roseira preferida ? já têm rosas no vosso jardim ?
Obrigado e até breve
Teresa Chambel
Aqui fica o link para a ultima rubrica na Praça da Alegria - RTP 1 sobre roseiras.


Imagens via : Praça da Alegria, Agulha dourada.blogspot.com, Rose Garden, House to Home, Garden Visit, Teresa Chambel

quarta-feira, 30 de Maio de 2012

Workshop de jardinagem na Viplant

Queridos amigos,
Peço desculpa por não estar a fazer tantas publicações como gostaria, mas de facto estas primeiras semanas de lançamento do livro, têm sido a loucura! Mas tem valido a pena pois as palavras simpáticas que tenho ouvido valem bem o esforço e o trabalho que tenho tido. 
A Viplant Oeiras Garden tem sido um enorme apoio para mim, quer na organização de cursos de jardinagem, quer na disponibilização de plantas e de materiais para as minhas rubricas de jardinagem na RTP, quer para a elaboração do livro. Muitas das fotografias que apresento tirei-as lá.
Por todas essas razões, e porque gosto muito da Viplant e de todas as pessoas que lá trabalham, resolvemos fazer lá dia 16 de Junho ás 11.00 um pequeno workshop sobre a iniciação à jardinagem, será uma conversa informal onde vamos poder falar sobre, plantas, materiais e ferramentas, vai ser um pequeno workshop (cerca de uma hora) que irá servir para lhe "abrir" o apetite para a jardinagem e quem sabe aprender qualquer coisa ?
Gostava muito de contar consigo e estão desde já todos convidados !
Peço o favor de se inscreverem para os endereços de e-mail que estão no convite pois temos vagas limitadas.

Lá vos espero dia 16 !
Até breve
Teresa Chambel

terça-feira, 29 de Maio de 2012

O lançamento do meu livro em Gaia

Meus queridos amigos ,

Agora foi a vez de fazer o lançamento em Gaia no Corte Inglês, foi um grande prazer estar nesta cidade que me recebe tão bem de quinze em quinze dias quando venho fazer a rubrica de jardins à Praça da Alegria.
Fomos muito bem recebidos no Corte Inglês pela muito querida Cristina Avides a quem muito agradeço. A sala mais uma vez estava cheia e não posso deixar de agradecer a todos os que estiveram presentes. A apresentação desta vez foi da responsabilidade dos meus queridos Sónia Araújo e Luís Alves, que falaram de forma muito simpática o que mais uma vez me comoveu! Deixo aqui algumas imagens do evento e em breve falarei das próximas apresentações do livro, já em Junho.

Cristina Avides, Sónia Araújo, Teresa Chambel e Luís Alves
O Luís a falar com muito sentido de humor..

Luís Alves em pleno discurso..
As palavras simpáticas da Sónia
A sessão de autógrafos.
Cristina Avides e eu..
Teresa Girão Osório ( que viu na RTP e veio o que me deu uma grande alegria)

Cristina, o Luis e eu para a despedida !
Obrigado e até breve
Teresa Chambel

segunda-feira, 28 de Maio de 2012

A rubrica de hoje na Praça da Alegria


Queridos amigos,
Hoje foi uma rubrica diferente na Praça da Alegria, foi sobre rosas mas tivemos a presença  de uma convidada especial,  a muito querida Maria José Barradas que é uma fã da Praça da Alegria e uma fã de jardins e jardinagem. Foi um grande prazer partilhar a rubrica com ela e oferecer-lhe um livro meu Um jardim para cuidar, A Sónia como sempre estava linda e é uma apresentadora fantástica.
Amanhã faço uma publicação sobre o tema rosas e roseiras, mas ainda estou em Gaia onde vou ter o lançamento do meu livro ás 18.30 no Corte Inglês e tenho de ir preparar o que vou dizer.
Se estiver por cá, apareça ! a apresentação vai ser feita pela Sónia Araújo e pelo Luís Alves.

A montagem do arco para as roseiras trepadeiras..
Antes da rubrica..


Obrigado e até já
Teresa Chambel


Aqui fica o link para a página do FB da loja BYZZ da minha amiga Sandra Bizarro, tudo o que visto nas rubricas e apresentações do livro é da Byzz.
http://www.facebook.com/SandraByzz

domingo, 27 de Maio de 2012

A paixão pelas rosas..

Queridos amigos,
Estou de partida para Gaia, para mais uma rubrica amanhã de manhã na Praça da Alegria - RTP 1.O tema de amanhã vai ser roseiras e rosas, e amanhã à tarde, ás 18.30 também vai ser o lançamento do meu livro no Corte Inglês de Gaia, desta vez com os meus queridos Sónia Araújo e Luís Alves, se estiver por perto, apareça !

Estive a fazer alguma pesquisa por causa das rosas e percebi que a paixão pelas rosas é universal, são muitas as pessoas que as adoram e que as coleccionam. Esta semana tinha descoberto que a maior paixão de Audrey Hepburn era a jardinagem, que praticava diariamente na sua casa na Suiça. Desta vez descobri que a Barbra Streisand e a Oprah, não só são apaixonadas por rosas, como ambas têm jardins fabulosos de rosas e ambas já ganharam vários prémios em concursos com as suas rosas.
Deixo-vos aqui algumas imagens dos jardins de ambas para se inspirarem, depois de fazer a rubrica farei aqui uma publicação mais técnica sobre as rosas e como fazer o seu jardim de rosas, as rosas são flores extraordinárias e cheias de significado é fácil apaixonarmo-nos por elas.

A casa de Barbra Streisand

O roseiral, fantástico 
Hibrido de rosa chá que se chama Rosa "Barbra Streisand"
Oprah no meio das suas rosas.
Vejam o jardim de inverno/casa de chá da Oprah no meio do seu jardim de rosas ..lindo
Mais rosas brancas..
Vista da casa de chá para o jardim, jarras de rosas..
Vista da casa de chá sobre o roseiral e um arranjo de rosas absolutamente fantástico ..a sorte de poder ter rosas sempre em casa..
Inspirem-se..espero que gostem e 
Até breve
Teresa Chambel


Imagens via : Oprah.com, Willow decor

sábado, 26 de Maio de 2012

Já cheira a verão ! vá para a rua..

Queridos amigos,
Depois de uma semana cansativa (isto da promoção do livro dá trabalho..) nada como um fim de semana para descansar (para a semana continua a labuta..), com este cheiro de primavera quase verão, que se faz sentir, está na hora de ir para a rua e criar uma zona de "relax" no seu jardim, varanda ou terraço.
Existem no mercado soluções para todos os gostos e para todos os valores, só é preciso  gosto e imaginação.
Hoje já estive no meu terraço a plantar (rúcula e tomate cherry..) e sabe tão bem estar lá fora !
Vá para a rua...aproveite que tem a sorte de ter um jardim..
Ficam aqui algumas ideias que considero inspiradoras e depois mãos à obra !
Chá das cinco..
Recanto romântico, não podiam faltar as hortenses..
Um sofá de verga e algumas almofadas ..não é preciso mais..apetece ficar aqui a ler toda a tarde..
Porque não ? um canapé de madeira e palhinha..
Mais étnico.
Adoro... romântico e inspirador..uma rede, duas cadeiras e uma mesa que até no Ikea se podem comprar.
Bambus..e este azul praia..
Gosto da "chaise longue".
Fresco e verde ...
Urbano..
Vai uma sesta..
HIppie chic..resulta sempre bem !
Já tem ideias para o seu espaço ?
Aproveite que a primavera está e pleno e vem ai o verão!
Obrigado e até breve,
Teresa Chambel

Imagens via : Pinterest, House Beautiful, House to Home, Country Living, Architectural Digest

sexta-feira, 25 de Maio de 2012

A minha entrevista na SIC Mulher..e convite para lançamento do meu livro em Gaia

Queridos amigos,
Esta semana tem sido sem parar a promover e divulgar o livro, deixo-vos aqui a entrevista que dei na Sic Mulher com a muito querida Ana Rita Clara

Para quem ainda não tem o livro, aproveite para comprar em qualquer livraria em Portugal e na Fnac online e Bertrand online em qualquer sítio do mundo.

Aproveito para lembrar a quem é do Norte do país que segunda feira dia 28 de Maio será o lançamento do meu livro em Gaia no Corte Inglês.
O lançamento será feito pelos meus queridos amigos Sónia Araújo e Luís Alves, estão todos convidados!
Tenho de agradecer as muitas mensagens simpáticas de todos e muito especialmente  de quem me segue do Brasil, em breve vou fazer uma publicação dedicada a quem vive no Brasil e está no outono..
video



Obrigado e até breve
Teresa Chambel

quarta-feira, 23 de Maio de 2012

Jardins, plantas e boas noticias no programa Sociedade Civil..

Meus queridos amigos,
Desde o lançamento do meu livro Um jardim para cuidar, não tenho parado de ir a programas de rádio e tv para o promover, é bom ver o interesse crescente por estes temas, o regresso às origens, à natureza, o interesse pelas plantas. 
Nem de propósito hoje vi esta frase maravilhosa da igualmente maravilhosa Audrey Hepburn, partilho-a convosco pois acho que é bem representativa daquilo em que acredito !


Deixo-vos também o link para o programa onde estive hoje à tarde, Sociedade Civil com a fantástica jornalista Fernanda Freitas. Convidou-me para dar três boas noticias e falar um pouco do meu livro, vejam aqui no link quais as noticias que escolhi !

Até breve !
Obrigado
Teresa Chambel