terça-feira, 23 de abril de 2013

Mais noticias do meu terraço !

Queridos amigos,
Na primavera há sempre trabalho para fazermos no jardim, mesmo no meu pequeno terraço ao fim de semana tenho sempre muitas tarefas para executar, este fim de semana foi a vez das suculentas que precisavam de ser limpas e adubadas e de colocar substrato e húmus numa série de plantas que estavam mesmo a precisar. 
Aqui ficam imagens para se inspirar a fazer o mesmo.
Depois de um inverno rigoroso temos de aliviar as plantas das folhas e ramos secos e mortos para que a floração seja mais intensa e a planta fique mais saudável.

 É preciso também remover o o substrato que está à superfície e está muito duro e cheio de restos de folhas e ramos
 Depois colocamos substrato e adubo especial para cactos e suculentas ( uma tampa para um lt)
 Os meus ciclamens estavam a precisar de uma limpeza ( remoção de folhas, flores secas) 
 Mais uma vez  foi necessário adicionar substrato e mais uma vez foi o Siro Royal de que sabem que sou fã.

 Agora é esperar que o substrato d~e os seus resultados
 As urzes também estavam a precisar de ser limpas e ligeiramente podadas ( despontados)

 Com o que choveu este ano e como estes vasos estão pendurados para fora, o substrato estava encharcado e cheio de musgos, retirei-os e adicionei novo substrato e húmus.
 As cufeas também estavam a precisar de ser despontadas e de levar novo substrato Siro Royal

 Espero que as minhas cufeas fiquem como novas !
 O alecrim também foi despontado e coloquei-lhe mais substrato ( especial para aromáticas e medicinais também da Siro)

 Também foi dia de podar as aromáticas menos consumidas no meu mini-garden, erva do-caril, estragão, hortelã~da-ribeira, etc
 Também cortei as folhas secas da minha alfazema que está em flor há meses e ainda não a podei como deve ser
 Imagem geral de algumas das minhas plantas

 Imagem geral do terraço

Tem tratado das suas plantas ??
Não custa nada, vá fazendo a pouco e pouco, não se esqueça de um bom substrato, húmus ou adubo se for caso disso. a primavera é muito exigente para as plantas , flores e frutos..que lhes estamos sempre a pedir, para isso precisamos de as alimentar.

Para ganhar um Herbpack

Obrigado pela visita
Até breve
Teresa Chambel



16 comentários:

  1. Olá Teresa,
    Obrigada por todas as sugestões!
    A minha rúcula está toda com flor (não colhi a tempo) e agora não sei o que fazer...devo cortar toda? Cresce novamente? Ou devo deixar que as flores caiam por si?
    Obrigada,
    Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa, pode tentar colher a semente e semear outra vez, se cortar ela rebenta toda pois tem comportamento quase de infestante. bjs

      Eliminar
    2. Obrigada Teresa,
      Mas se crescer, rebenta e cresce rúcula comestível novamente?
      Já agora, ouvi falar em borras de café dissolvidas em água como adubo - funciona para aromáticas?

      Obrigada mais uma vez,

      Filipa

      Eliminar
    3. Cresce novamente rucula comestivel, as borras de café são um bom adubo tudo, pode colocar e envolver no restante substrato, não precisa diluir. bjs

      Eliminar
  2. E que bom que é estar no terraço e no jardim!!!

    ResponderEliminar
  3. Pois eu, qualquer dia, não consigo ir ao meu jardim! Cada vez tenho mais plantas. Em breve mostrarei. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mande fotografias !! eu vou criar uma rubrica dos jardins dos seguidores do blogue ! bjs

      Eliminar
  4. Olá! Sigo com regularidade o seu blog, gosto imenso das sugestões que dá!! Gostaria de ver publicado um artigo sobre hortenses, flores que acho muito bonitas. Tenho inclusivamente um vaso delas dentro de casa, até agora têm-se aguentado muito bem, no entanto já me disseram que estas plantas devem estar no exterior.
    Bjs, Isabel Correia

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olá Isabel,
      Também adoro hortenses e fiz uma publicação sobre elas em Junho do ano passado, veja o link ou procure no arquivo do blogue. Elas aguentam em casa desde que tenham luz ( não precisam de sol direto), não se esqueça de as adubar agora para ter mais flor. bjs

      http://umjardimparacuidar.blogspot.pt/2012/06/minha-paixao-pelas-hortenses.html

      Eliminar
  5. Que bonito Teresa! Com a Primavera, até a disposição é outra :)
    Descobri recentemente o blog e vou continuar a ser uma leitora assídua, gosto muito de ler o seu blog, sempre com excelentes ideias.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Inês, fico muito contente ! volte sempre e qualquer dúvida diga ! bjs

      Eliminar
  6. Ola Teresa !!! Vi que vc tem alfazema, eu tambem tenho e as minhas estao carregadas de flores, dias desses coloquei terra misturada com humus e casca de ovos, eu queria saber que tipo de adubo coloco nas alfazemas, como tambem nas petunias e demais plantas, sao super leiga nos assunto, mas queria muito que meu jardim ficasse lindo !!!! Nao encontro esse adubo que vc gosta muito ... pode-se substituir por outro ? Obrigada !!!! bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lu, humus é ótimo para todas as plantas, e as alfazemas não precisam de mais nada. Nas outras plantas pode colocar um adubo orgânico especial para flores . bjs

      Eliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve