Mostrar mensagens com a etiqueta JARDINAR. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta JARDINAR. Mostrar todas as mensagens

sábado, 6 de outubro de 2012

Vamos plantar bolbos ?

Queridos amigos,
Hoje foi dia de plantar bolbos no meu terraço, gosto muito de bolbos e está na hora de os começar a colocar na terra para termos cor e aroma no inverno.
Gosto de quase todos os bolbos, mas como o meu terraço é pequeno, plantei hoje crocus,   tulipas e frésias, a seguir vou plantar narcisos e ranunculus.
Se tem a sorte de ter uma terraço grande ou jardim plante mais !


Nem todos podemos ter um jardim assim...
Mas eu já me contento com uns vasinhos com bolbos..
Muscaris, narcisos e jacintos..
Frésias, tulipas e narcisos..
Já estão cheios de vontade de deitar mãos à obra ?
Hoje cá em casa foi assim...mal abri os pacotes dos bolbos e fui buscar a lata onde guardei os do ano anterior, tive "ajuda"...o Kiko..foi cheirar..( ele adora bolbos principalmente de roer os crocus acabados de nascer..)

O que são plantas bolbosas
 As plantas bolbosas  quanto a mim dão um encanto especial ao seu jardim, são um “objecto misterioso” que não é mais do que um órgão subterrâneo um “cofre de reservas” onde planta acumulou alimento quando estava com folhas e flores. Estas reservas permitem às plantas sobreviverem nas estações mais inóspitas  quando colocadas no solo começam um intenso trabalho subterrâneo de sobrevivência e depois aparece como que por “milagre” a planta, é sempre uma surpresa quando começam a brotar os primeiros bolbos de Inverno.

Os bolbos  se plantados bem juntos fazem autênticos ramos de flor, com aroma excepcional. Embora tenham florações curtas são indispensáveis em qualquer jardim ou terraço por mais pequeno que seja. Até se dão bem no interior e fazem as vezes das flores de corte.
No seu jardim seleccione as zonas onde vai colocar os bolbos :
- zonas de passagem
-locais que se vêm das janelas de casa
-nos relvados e prados formando grandes riscas ou maciços.
- por baixo das árvores
- vasos e floreiras de todo o tipo
- janelas
- interior de casa em recipientes de todo o tipo

Quando plantar  em vaso tenha em conta que:
-estes devem estar bem drenados para os bolbos não apodrecerem. Já mostrei várias vezes mas aqui vai :
 Passo 1- camada de leca ( argila expandida)
 Passo 2- geotextil
Passo 3- terra ( substrato)

 Depois é só plantar, coloque-os  bem juntos para ter um efeito de maciço, mas tenha o cuidado de se certificar que não estão em contacto uns com os outros nem com o recipiente.
Tulipas e crocus..

Frésias
No final regue... tarefa que a Francisca gosta de fazer..

- tenha muita atenção a altura a que planta um bolbo pois este facto é a chave do sucesso da sua plantação, para um bolbo vingar tem de estar plantado a uma profundidade que é o dobro do seu diâmetro, por exemplo se um bolbo tem 4 cm de diâmetro deveremos planta-lo  no máximo 8 cm de profundidade ( eu planto a menos). 

- Se quiser ter florações alternadas plante-os desfasados no tempo (uns em Outubro, outros em Novembro e por fim em Dezembro ) isso vai permitir que cada mês de diferença signifique uma ou duas semanas de diferença na floração.

Escolha já as bolbosas de que mais gosta, todas estas têm floração no final do inverno
Freesias
Quem resiste ao aroma das frésias ?


Tulipas

Crocus

 Este ano plantei desta cor..
O ano passado tive crocus iguais a estes..
Jacintos
 Se não tem jardim nem terraço, plante dentro de casa !

Narcissus

Muscaris

Allium (alhos ornamentais)
Plante no jardim em grandes bordaduras
Ranunculus

Na quarta feira estive na SIC no programa Boa tarde e plantei bolbos com a Conceição Lino, aqui fica o link SIC Boa tarde

Ainda bem que amanhã é domingo e ainda vai conseguir comprar os bolbos para plantar !
Espero que tenham gostado.
Obrigado e até breve
Teresa Chambel

Imagens via : Pinterest, Teress Chambel

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Venha jardinar !

Queridos amigos,
Venho convidar-vos  a aparecer no dia 13 de outubro na Viplant Oeiras Garden em Porto Salvo para assistirem a dois workshops de jardinagem e a conhecerem o novo progama de cursos de jardinagem da APJSH (Associação Portuguesa de Jardins e Sitios Históricos), sou presidente da APJSH desde 2010, e temos desde 2008 em parceria com a Viplant um programa de cursos de jardinagem para amadores e também alguns para profissionais.
Este ano resolvemos começar a época de cursos com dois workshops gratuitos, para além de mim vão estar vários outros formadores disponiveis para lhe ensinar muitas coisas e tirar todas as suas dúvidas.
De que está à espera ?
Aqui fica a informação, se estiver interessado por favor inscreva-se pois as vagas são limitadas!

Lá vos espero ! dia 13 às 10.00
Abraços e até breve
Teresa Chambel

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dez coisas importantes a fazer no seu jardim no inicio do outono !

Queridos amigos,
É verdade..o verão acabou  ! aqui está o outono..lindo com os seus tons alaranjados , os dias mais pequenos...algum frio
Para que o seu jardim fique bonito no outono e no inverno é preciso que o recuperemos do verão, do calor e de alguma falta de manutenção que pode ter tido durante as nossas férias.
Eu tenho andado a tratar do meu terraço e algumas plantas bem estavam a precisar, mas com estes dias mais frescos, a chuva, algumas podas já estão a "renascer"..

Para me organizar gosto muito de fazer listas ! tenho listas para tudo..e deixo-vos aqui 10 coisas que não devem deixar de fazer no vosso jardim/ varanda/ terraço, nesta altura do ano. Atenção que se forem plantas em vaso (o meu caso) é mais importante ainda renovar antes de começar a fazer as plantações de outono/inverno.

Em relação ao que deve fazer ás suas plantas, pode fazer de duas maneiras, ou vai ponto a ponto..ou vai planta a planta e trata de cada uma do principio ao fim da lista, eu prefiro a segunda modalidade..planta a planta pois como é em vasos parece que vejo o trabalho andar mais depressa, não desespere..vá pouco a pouco senão desiste na primeira hora !

MUST DO LIST
1. Remova  as flores secas ( se quiser recolha as sementes)
2. Remova  as folhas secas
3. Remova os bolbos de verão e guarde-os dentro de casa
4. Remova as plantas anuais de verão que já devem estar meias mortas nesta altura ( os meus goivos e heliotropium são uns cadáveres...que vergonha..)
5. Elimine infestantes
6. Elimine os insetos prejudiciais ás plantas
7. Faça alguns desbastes e remoçao de ramos secos nas herbáceas e arbustos para promover o arejamento e a entrada de mais luz ( as minhas cufeas, urzes, ciclamen e alecrim estão mesmo a precisar..)

8. Depois de um verão quente e seco, é natural que o solo esteja seco e duro à superfície, quer nos canteiros quer nas floreiras ou mesmo nos vasos.
É uma boa altura para escarificar os canteiros que estão instalados há muito tempo. Ao escarificar o solo à superfície vai favorecer o arejamento e a infiltração da água estimulando a oxigenação e crescimento das raízes.
9. Incorporar novo substrato sempre que achar que as plantas precisam, no caso dos vasos como acaba por retirar " a crosta" deve adicionar e incorporar o suficiente para o vaso ficar cheio, cuidado com as raízes. Esta é uma  alternativa a mudar a planta de vaso, utilizo-a muitas vezes principalmente no caso de vasos grandes. Em vez de pôr a planta noutro vaso, pode-se apenas tirar a terra na superficie, ou seja de alterar a terra de 10 cm de altura, sem mudar o vaso ou até mesmo de tirar a planta do vaso. Deite o vaso e faça cair toda a terra que pode, raspando com uma ferramenta. Coloque o vaso direito, encha com subtrato e humus todo o volume que retirou, regue em seguida.

10. Mudar de vaso as plantas que já não têm espaço mesmo, não se esqueça de lavar e desinfetar os vasos antes de os reutilizar e de preparar os vasos como deve ser ( veja a publicação dos terraços e floreiras pois está lá tudo explicado), não esquecer a camada drenante, filtro, substrato com humus. Nunca se esqueça que um bom substrato é meio caminho andado para o sucesso das suas plantas !

Para começar penso que chega ! a seguir vamos preparar as plantações  de outono que é bem mais divertido !
Espero que tenha sido útil,
Até breve e obrigado
Teresa Chambel
Imagens via Pinterest e Teresa Chambel