Queridos amigos,
Hoje não resisto a falar de uma das minhas trepadeiras favoritas e uma das "rainhas do outono", nada iguala uma parede ou um muro coberto de vinha virgem no outono..é lindo, inesquecivel, temos outro jardim durante uns tempos.
As trepadeiras têm a vantagem de não ocuparem muito espaço(na horizonatal) e cobrirem grandes áreas (na vertical) rapidamente. Pode tê-la em vaso, em floreira, num canteiro..nunca se vai esquecer que é outono..
Como dizia Albert Camus
"o outono é outra primavera..cada folha uma flor"
Aqui ficam algumas imagens para se inspirarem...mesmo sem folha gosto dela !
Palavras para quê...não há nada que iguale uma parede coberta de vinha virgem no outono..
As várias tonalidades de encarnado e verde...
A começar a crescer..
Verde também é linda..
No inicio do outono...
Com os seus vários tons de verde..
Para quem gosta de jardins românticos
Eu queria esta casa e esta vinha virgem...não mudava nada..
Belo quadro !!!
Para quem quer saber mais sobre a vinha virgem
Partenocissus tricuspidata
Partenocissus quinquefolia
Familia - Vitaceae
Origem – China e Japão
Nome vulgar- Vinha virgem
Ciclo de vida – Perene de folha caduca
Propagação – Por estaca ou semente
Época de plantação – Qualquer época do ano
Altura – até 10 m
Distância de plantação mínima – 0.8 -1m
Condições de cultivo: Sol pleno, meia sombra, solo bem drenado com matéria orgânica. Tolera o ar do mar.
Utilização: Trepadeira, muros, treliças, pérgulas, etc. Pode ser cultivada em vaso ou floreira desde que tenha uma estrutura de apoio.
Manutenção: Regas regulares, poda no Inverno, condução anual para não perder a forma e garantirmos uma cobertura total da estrutura de apoio.
Espero que tenham gostado, como a vinha virgem é uma trepadeira de folha caduca gosto de a misturar com outras trepadeiras de folha persistente para não ficar com as paredes completamente despidas no inverno. Uma das minhas combinações favoritas é alternar a vinha virgem com Hedera minor (hera de folha pequena) ou com, Ficus repens , se quiser alguma flor ou aroma alterno com madressilva (Lonicera japonica). Cuidado para no inverno não deixarem as trepadeiras de folha persistente ocuparem o espaço da vinha virgem.
Obrigado e até breve
Teresa Chambel
Imagens via : Pinterest
Adoro-as e tenho no meu jardim!
ResponderEliminarOlá José ! aão lindas...também adoro ! bjs e obrigado pela visita
EliminarViva...
ResponderEliminara "vinha virgem" é particularmente bonita, e so, no Outono. Qd depois cai a folha toda e deixa as paredes assemelhando-se a teias gigantes e temos de limpar as folhas todas do chao ja n é mt agradavel.
Apesar de tudo tenho varias paredes cobertas e toda a minha casa no seu exterior esta repleta de trepadeiras...
Encontrei o blog casualmente em busca de "trepadeiras" q vi na Escocia no ultimo Inverno(de folha persistente portanto) e de igualmente folha vermelha- continuo em sua busca pois n me ocorreu tomar nota do seu nome. Se me puderem ajudar agradeço.
Ja agora, n estando contudo certo se se adaptam ao nosso clima, as trepadeiras mais bonitas na minha opiniao sao as Jades Vermelhas(Cucunas).
Cumprimentos,
ERC
Olá boa noite, obrigado pela visita, de facto a vinha virgem suja muito quando cai a folha ..mas compensa-nos no Outono ! Tem razão a Jade vermelha é linda principalmente em caramachão com as flores pendentes, mas penso que não aguentam o nosso clima pois são plantas que precisam de calor e humidade permanente ( nunca as vi em Portugal).Quanto às trepadeiras de folha vermelho -vivo persistente não sei qual será mas vou tentar saber. Até breve
EliminarBoa Noite!
ResponderEliminarGostaria de saber se a vinha virgem precisa ser conduzida no muro, ou ela por si só agarra no muro. Obs: Meu muro é rustico, sem reboco!
Obrigada!