É verdade..o verão acabou ! aqui está o outono..lindo com os seus tons alaranjados , os dias mais pequenos...algum frio
Para que o seu jardim fique bonito no outono e no inverno é preciso que o recuperemos do verão, do calor e de alguma falta de manutenção que pode ter tido durante as nossas férias.
Eu tenho andado a tratar do meu terraço e algumas plantas bem estavam a precisar, mas com estes dias mais frescos, a chuva, algumas podas já estão a "renascer"..
Para me organizar gosto muito de fazer listas ! tenho listas para tudo..e deixo-vos aqui 10 coisas que não devem deixar de fazer no vosso jardim/ varanda/ terraço, nesta altura do ano. Atenção que se forem plantas em vaso (o meu caso) é mais importante ainda renovar antes de começar a fazer as plantações de outono/inverno.
Em relação ao que deve fazer ás suas plantas, pode fazer de duas maneiras, ou vai ponto a ponto..ou vai planta a planta e trata de cada uma do principio ao fim da lista, eu prefiro a segunda modalidade..planta a planta pois como é em vasos parece que vejo o trabalho andar mais depressa, não desespere..vá pouco a pouco senão desiste na primeira hora !
MUST DO LIST
1. Remova as flores secas ( se quiser recolha as sementes)
2. Remova as folhas secas
3. Remova os bolbos de verão e guarde-os dentro de casa
4. Remova as plantas anuais de verão que já devem estar meias mortas nesta altura ( os meus goivos e heliotropium são uns cadáveres...que vergonha..)
5. Elimine infestantes
6. Elimine os insetos prejudiciais ás plantas
7. Faça alguns desbastes e remoçao de ramos secos nas herbáceas e arbustos para promover o arejamento e a entrada de mais luz ( as minhas cufeas, urzes, ciclamen e alecrim estão mesmo a precisar..)
8. Depois de um verão quente e seco, é natural que o solo esteja seco e duro à superfície, quer nos canteiros quer nas floreiras ou mesmo nos vasos.
É uma boa altura para escarificar os canteiros que estão instalados há muito tempo. Ao escarificar o solo à superfície vai favorecer o arejamento e a infiltração da água estimulando a oxigenação e crescimento das raízes.
9. Incorporar novo substrato sempre que achar que as plantas precisam, no caso dos vasos como acaba por retirar " a crosta" deve adicionar e incorporar o suficiente para o vaso ficar cheio, cuidado com as raízes. Esta é uma alternativa a mudar a planta de vaso, utilizo-a muitas vezes principalmente no caso de vasos grandes. Em vez de pôr a planta noutro vaso, pode-se apenas tirar a terra na superficie, ou seja de alterar a terra de 10 cm de altura, sem mudar o vaso ou até mesmo de tirar a planta do vaso. Deite o vaso e faça cair toda a terra que pode, raspando com uma ferramenta. Coloque o vaso direito, encha com subtrato e humus todo o volume que retirou, regue em seguida.

10. Mudar de vaso as plantas que já não têm espaço mesmo, não se esqueça de lavar e desinfetar os vasos antes de os reutilizar e de preparar os vasos como deve ser ( veja a publicação dos terraços e floreiras pois está lá tudo explicado), não esquecer a camada drenante, filtro, substrato com humus. Nunca se esqueça que um bom substrato é meio caminho andado para o sucesso das suas plantas !
Para começar penso que chega ! a seguir vamos preparar as plantações de outono que é bem mais divertido !
Espero que tenha sido útil,
Até breve e obrigado
Teresa Chambel
Imagens via Pinterest e Teresa Chambel