Criar as suas horticolas de forma orgânica, numa pequena horta, varanda, terraço ou jardim é muito fácil e gratificante.
Ter a sua colheita de tomate, curgetes, pimentos, piri-piri, alfaces,ou rucula , temperar a sua comida com as ervas aromáticas que recolhe frescas na sua horta vai fazer toda a diferença ..da horta para a cozinha..
Começar a perceber quais as culturas de cada época do ano, o que deve plantar, o que não deve misturar e o que deve colher, será uma aprendizagem para pais e filhos e provavelmente uma paixão.
Esta é a minha horta favorita que vos deixo aqui para inspiração !
No Chateaux de Bosmelet na Normandia..está organizada como se fosse um arco íris
Chama-se Jardin d'Arc en Ciel..
Já me contentava com uma horta assim...
No Chateaux de Bosmelet na Normandia..está organizada como se fosse um arco íris
Chama-se Jardin d'Arc en Ciel..
Mas se não pudermos optamos por um espaço assim..
Ser “hortelão” na cidade é divertido e dá muito menos trabalho que uma verdadeira horta, o que se produz, quer em quantidade quer em variedade é menor.
A maior parte das hortícolas gosta de bastantes horas de sol . As melhores exposições solares para as hortas, sejam elas em jardim, terraço, varanda são Nascente e Poente, (sol de manhã ou de tarde alternado), a exposição Poente é de todas a melhor pois tem mais horas de sol no Verão, o meu terraço é virado a nascente e a maior parte das plantas dá-se bem, quer sejam hortícolas, ornamentais ou aromáticas.
As hortícolas precisam de muito pouco espaço para se desenvolverem (em qualquer m2 produz uma série de coisas). Pode ter alfaces tenras, pimentos, beringela,piri-piri, couves, alhos franceses, tomate, cenouras, morangos e todo o tipo de aromáticas, opte por ter aquilo que mais consome.
alfaces e alhos franceses..
lúcia-lima e mangericão encarnado..
cidreira, erva-do-caril, tomilho e uns cosmos para dar o toque de cor !
Para plantar existem no mercado excelentes compostos de plantação agrícolas biológicos que já vêm fertilizados, poupam-nos trabalho e dão-nos garantia de sucesso pois já vêm com as misturas feitas o que nos facilita muito a vida, se a sua terra não é boa ou se vai cultivar em vaso é um investimento seguro.
As hortícolas são plantas que geralmente necessitam de muita água, se tiver um ponto de água no terraço ajuda, senão tente levar a água até ao terraço com uma mangueira
Nunca é demais lembrar que grande parte das hortícolas em floreira ou em vaso morrem de asfixia radicular provocada por uma drenagem deficiente e uma rega excessiva, regue apenas quando as plantas necessitam mesmo e nunca regue “ a sentimento”. ( veja como preparar as floreiras no post anterior)
Já existem no mercado soluções fantásticas para quem tem pouco espaço:
A estrutura Minigarden ( produto português ) permite-nos ter uma horta na vertical em qualquer sitio até dentro de casa.
Adoro este sistema e esta ideia !
Até pode ter as suas aromáticas dentro de casa.
A estrutura da plantit (também uma ideia portuguesa) é uma solução extraordinária para quem tem pouco espaço e quer fazer uma pequena horta ! até pode desmontá-la e levá-la consigo para as férias !
O bom senso irá ditar a maior parte das escolhas das plantas, pois de tudo um pouco se poderá cultivar num vaso ou floreira.
Que vontade de plantar ou semear !!
Alface
Lactuca sativa
Dá-se muito bem na varanda pois precisa de muito pouco espaço e pouca profundidade de terra. Podemos cultivar várias alfaces diferentes ou misturá-la com rabanetes, cenouras, pode semear ou plantar todo o ano, gostam de sol
Para ter sempre alfaces durante um longo período de tempo convém não as retirarmos pela raiz mas sim folha a folha à medida das nossas necessidades.
Beringela
É uma hortícola excelente quando consumida poucas horas a seguir à colheita (excelente recheada com cogumelos e carne, no forno com molho branco), gosta de sol pleno e pode semear já ou plantar no início da primavera.
Daucus carota
As cenouras são muito fáceis de cultivar quer na horta quer em vaso ou floreira, gostam de locais mais frescos e com alguma sombra e precisa de alguma profundidade para desenvolver raízes.
Fazem um maciço muito bonito e a sua ramagem é muito decorativa. Se for em vaso opte por variedades mais pequenas. Pode começar a semear já em local definitivo!
Couve
Brassica oleraceae
Podemos combinar várias couves conseguindo conjugações de cores e texturas muito decorativas. Devemos escolher as mais pequenas pois há couves que crescem muito e não se adaptam em varanda e floreira, variedades como o repolho, a couve lombarda, couve roxa, couve coração, são uma boa opção. Semear ou plantar no Verão/ Outono.
Podemos agrupa-la na mesma floreira que o tomate, abóbora, alfaces, alecrim, menta, tomilho.
Cucurbita pepo var. Zuchino
A curgete é o tipo de abóbora ideal para floreiras e vasos e é também indispensável na sua horta por mais pequena que seja, é daqueles legumes que eu utilizo diariamente na cozinha. Semear já ou plantar na primavera (com este calor já pode plantar !) Gosta de sol ou meia sombra
Malagueta
Piripiri
Capsicum frutescens
Há muitas variedades de malagueta, das mais às menos picantes, das verdes às cores de laranja ou encarnadas, escolha as que mais gostar e que melhor estejam adaptadas ao seu espaço. Gosta de sol e calor. Semear agora e plantar na primavera ou compra em planta na primavera ou verão.
Capsicum annuum
Há uma variedade enorme de pimentos, doces, picantes, amarelos, cor de laranja, encarnados e verdes, para além de saborosos são muito ornamentais com os seus frutos brilhantes e lustrosos. São muito fáceis de cultivar embora não tolerem frio. Gostam de sol e calor. Plantar na primavera.
Raphanus sativus
Os rabanetes são talvez as hortícolas mais fáceis de cultivar, crescem rapidamente, podemos consumi-los o ano todo.
Não se esqueça que há rabanetes de Primavera e de Inverno, quando comprar as sementes tenha esse facto em atenção. Pode optar por ter dois tipos na sua horta pois assim tem rabanetes para consumir quase todo o ano.
Tomate
Lycopersicum esculentum
Tomate cereja (cherry)
O tomate é uma excelente opção para o terraço ou varanda, temos apenas de ter em atenção que não aguenta geadas. Gosta de sol. Semear agora ou plantar a partir de abril
É muito emocionante a colheita das primeiras hortícolas de cada estação, mas mais emocionante é a colheita das primeiras hortícolas que cultivou na vida.
- Colha as suas hortícolas ao fim da tarde ou ao início da manhã.
- Nos legumes de folha (com algumas exceções como o repolho) corte apenas as folhas que necessita para uma refeição deixando a planta crescer.
Não se esqueça dos morangos !
Fragaria sp
Os morangos são muito fáceis de cultivar, são aliás um clássico em qualquer jardim ou na varanda, são para mim os frutos por excelência do verão. Para termos morangos o verão todo devemos escolher uma variedade que dê fruto ao longo de todo o Verão e não apenas 15 dias na Primavera. Gosta de sol, pode plantar já !
O mundo das aromáticas
As aromáticas são uma mais-valia em qualquer espaço, começam a ser uma grande tendência e são na sua maioria muito fáceis de cultivar quer no seu jardim quer na sua horta.
Quanto mais perto as tiver da sua cozinha melhor !
Aqui fica uma pequena amostra ..
Alecrim
Rosmarinus officinalis
Planta extraordinária que se dá bem em quase todo o tipo de situações, incluindo o ar do mar. Muito rústica, aromáticas e com uma floração lindíssima não pode faltar no seu jardim ou terraço.
Allium schoenoprasum
O cebolinho é indispensável em qualquer horta ou jardim de aromas, utiliza-se em 1001 temperos. Podemos cultivar em vasos pequenos com 15- 20 cm de terra, fica bem sozinho ou com as cenouras, salsa, coentros..é uma planta muito fácil de cultivar.
Melissa officinalis
Indispensável em qualquer jardim de aromas, horta ou terraço e varanda.
O chá de folhas frescas de erva-cidreira é absolutamente delicioso com o seu aroma de limão. Muito fácil de adquirir em planta em qualquer viveiro.
Hortelã-pimenta
Mentha sp
Há muitas mentas diferentes, pode misturá-las entre si numa grande floreira ou num canteiro reservado para elas, é uma planta indispensável e com um aroma inconfundível. Das minhas bebidas favoritas de verão é um copo cheio de folhas de menta frescas com gelo e água fresca, é delicioso, refrescante e não tem calorias !
Aloysia triphylla
Se há planta obrigatória para mim num jardim, é a lúcia –lima, foi sempre uma presença nos jardins da minha vida, o dos meus avós, o dos meus pais, etc. Ainda hoje me abasteço de folhas da lucia –lima da minha mãe, é a infusão de que as minhas filhas mais gostam.
Ocimum basilicum
É uma planta imprescindível para termos no jardim, na horta ou em vaso ou em floreira de qualquer dimensão. Gosta de Sol, pode plantar agora !
Thymus vulgaris
Tomilho limão
Thymus x citriodorus
Os tomilhos são sem dúvidas as minhas aromáticas preferidas, quer para ter na horta, jardim ou em vaso e floreira.
Salsa
Petroselium crispum
A salsa é um elemento fundamental na cozinha mediterrânica. Não aguenta ter as raízes muito quentes por isso são de evitar recipientes metálicos que aqueçam muito no verão. Pode cortar à vontade pois a salsa rebenta sempre. Gosta da meia sombra e da frescura. Semeie ou plante já !
Salvia
Salvia officinalis
Planta típica da região mediterrânica, muito utilizada quer como ornamental, quer como aromática e condimentar. Há muitas salvas mas nem todas elas são comestíveis. Presença imprescindível em vários pratos italianos quer de massa quer de carne.
Segurelha
Satureja montana
É uma presença indispensável em ramos de cheiros para temperar os mais variados pratos. Planta rustica, muito aromática. Na horta ou na varanda a segurelha tem um lugar de destaque, quanto mais utilizar mais vai gostar dela.
Mãos à obra !! e se quiser ajuda contacte a empresa HortasXS da Ana Carvalho, monta-lhe uma horta em casa e ensina-o a tratar dela !
Obrigado ! e até breve
Teresa Chambel
Imagens House to Home, House Beautiful, The Kitchn, The Daily Green, Portal São Francisco, Jardinez, Minigarden, Pedra do Lar, Jardineiro.net, ErvasAromáticas.net Luis Filipe-Santos e Teresa Chambel
Gostei muito da publicação!
ResponderEliminarSe possível, gostaria de republicá-la lá no blog do portal, em http://www.tudosobreplantas.com.br/blog
Parabéns!
Tenho todo o gosto que publique, muito obrigado pelo seu comentário ! até breve TC
EliminarOlá Teresa,
ResponderEliminarEstou a criar a minha horta na varanda e encontrei este post nas minhas pesquisas. Gostei muito das dicas que deixou. Não conhecia a Minigarden mas já vou ver melhor o que têm para nos oferecer.
Vou seguir com muita atenção o seu blog. Acho que tem aqui ideias muito giras. Importa-se que coloque um link para o seu blog no meu? Estou em umavacanavaranda.blogspot.pt. Se gostar esteja à vontade para fazer o mesmo.
Obrigada e boa continuação
Olá, muito obrigado pelo seu comentário. Tenho todo o gosto que coloque o link para o meu blog ! vou fazer o mesmo para o seu. Qualquer dúvida diga ! bjs
ResponderEliminarBoas ideias, gostei muito, bjs
ResponderEliminarObrigado, bjs
EliminarE como é bom comer o que a nossa horta nos dá...
ResponderEliminarÉ verdade ! não há melhor !
Eliminarolá : )
ResponderEliminarConcordo. Mudei de casa recentemente. lá tinha uma mini horta no terraço.
Na casa nova (em Lisboa) tenho um pequeno terreno ao lado de casa (ainda melhor). Mas agora estou a ter dificuldade em saber de locais onde possa comprar sementes ou os hortícolas (já na primeira fase de desenvolvimento para plantar na terra).
Poderia indicar-me feiras, lojas on-line, ou viveiros onde eu posso adquiri-las?
Parabéns pelo livro.
bjs
Ana Teresa
Olá Ana Teresa, eu costumo comprar na Viplant Oeiras Graden, eles agora têm as horticolas pré-plantula ( 10 - 1 euro) há um viveiro em Alfaquiques (a caminho da Ericeira) que tem imensas e na feira da Malveira e de Tires costuma haver. As sementes tem a loja do agricultor na baixa.
Eliminarbjs
Adorei o que li, uma verdadeira terapia .)))
ResponderEliminar