quinta-feira, 26 de julho de 2012

Hibisco, um dos meus arbustos favoritos !

Queridos amigos,
As plantas que existem no mercado à nossa disposição são muitas, por vezes o difícil é escolher,  existem aquelas plantas de que gosto especialmente e que sei que resultam bem na maior parte dos casos, essas são as  uso muitas vezes, já fiz publicações sobre algumas delas e hoje vou falar sobre um dos meus arbustos favoritos, o hibisco. Gosto especialmente dos Hibiscus rosa-sinensis que são de folha persistente, mas existem muitos outros.

São arbustos resistentes (apenas não gostam de muito frio quando da plantação), não precisam de muita água, têm uma floração exuberante, têm um aroma agradável. Gosto de os utilizar em sebe, em maciços, em vasos e floreiras e isolados. Gosto da forma e cor das flores, do aroma suave e adoro chá de hibisco.
O hibisco é indispensável em todos os meus projetos onde existe espaço para isso, se não tem um no seu jardim, está na hora de ter !Existem para todos os gostos,  de flor cor-de-rosa, encarnada, amarela, salmão, branca, etc. Presenteiam-nos com flores desde o inicio da Primavera até ao Outono, resistem ao vento e ao ar do mar, também ficam lindos podados em grandes vasos. 

Aqui ficam algumas imagens para se inspirar
 Maciços de flor encarnada
Os meus favoritos de flor cor-de-rosa

Para todos os gostos
Para quem gosta de amarelo
Para quem gosta de azul
Resultam sempre bem em vaso
Até dentro de casa se dão bem
Em vaso, fica sempre bem em qualquer ambiente
 Estes são lindos e são produção da Viplant 
 Para quem gosta de tom salmão, são muito originais


Para quem quiser saber mais sobre hibiscos :

Hibiscus rosa-sinensis
Familia: Malvaceae
Origem : Ásia e Havai (é a flor nacional do Havai e da Malásia)
Nome vulgar: hibisco
Ciclo de vida – Arbusto de folha persistente
Propagação – Estaca
Época de plantação – Qualquer altura do ano
Floração – Primavera, Verão, Outono
Cor –Encarnado, amarelo, cor de laranja, salmão, cor de rosa
Altura – 2- 3 m
Distância de plantação mínima – 0.8- 1.0 m
Condições de cultivo: Sol, meia sombra, qualquer tipo de solo desde que rico em matéria orgânica e bem drenado. Não tolera geada, suporta ar do mar.
Utilização: Sebe, isolado, maciço, vaso ou floreira.
Manutenção – Necessita de uma poda de limpeza anual no início do inverno( para retirar os ramos velhos, mortos, secos, tortos, etc) e uma poda para estimular a floração no final do inverno ou início da primavera. O hibisco floresce no ramo do ano, aparece um novo rebento na primavera e semanas depois a flor. Necessita de pelo menos duas adubações anuais,  primavera e verão.
Gostam de hibiscos , que cor preferem ?
Obrigado e até breve
Teresa chambel
Imagens via: Pinterest, Teresa Chambel.


23 comentários:

  1. Adoro os hibiscos.Achei as informações muito úteis,visto não ter prática no cultivo destes. À propósito, amei as fotos. Transmitem muita paz.Boa sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, também gosto muito de hibiscos " volte sempre, um abraço

      Eliminar
    2. Parabéns pelo seu post, Tereza ! Leny Brito

      Eliminar
    3. Eu já os cultivo e os amo, como tambem minha familia oscultiva. parabéns pelas fotos, lindas..gostaria de áprender polinizar, na verdade sou curiosa a esse respeito.obrigada. marlene moretti

      Eliminar
    4. Hibiscus são meio enjoados para polinizar (se estiver muito calor o pólen desidrata e não presta mais), além disso há variedades que são estéreis ou apenas parcialmente férteis. Polinize na parte da manhã (mais fresco) enchendo os estigmas (aquelas 5 pelotinhas peludas e vermelhas na ponta da flor) com pólen. Depois só aguardar (a maioria vai amarelar e cair, mas algumas podem vingar, o pulo do gato é descobrir os melhores parceiros para reprodução).

      Eliminar
    5. Hibiscus são meio enjoados para polinizar (se estiver muito calor o pólen desidrata e não presta mais), além disso há variedades que são estéreis ou apenas parcialmente férteis. Polinize na parte da manhã (mais fresco) enchendo os estigmas (aquelas 5 pelotinhas peludas e vermelhas na ponta da flor) com pólen. Depois só aguardar (a maioria vai amarelar e cair, mas algumas podem vingar, o pulo do gato é descobrir os melhores parceiros para reprodução).

      Eliminar
  2. Ola, adorei o post, e estou começando a cultivar hibisco com a finalidade de fazer chá. A proposito qualquer hibisco dá para fazer chá? ou somente o hibisco vermelho?

    Abços Francy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nem todos os hibiscus dão para fazer chá, só o Hibiscus sabdariffa e tem de ser as flores já secas. Cuidado que pode haver algumas variedades venenosas, bjs

      Eliminar
  3. Obrigado pelas informações acerca de plantar e cuidar estas plantas, de que tanto gosto! Infelizmente, não tenho muita sorte com elas, e já me têm morrido várias, pois são sempre atacadas por pulgão nesta altura do ano! Já estou farta de utilizar inseticidas recomendados por várias casas de jardinagem, mas embora de início pareça que os parasitas estão a morrer, a verdade é que depois atacam a planta com tal vontade, que a matam em poucos dias!!! Pode dar-me alguma sugestão? Já me morreram 5 de 6 plantas... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gena, eu costumo combater o pulgão com uma mistura de 1l de água + 1 colher de sopa de álcool + 1 tampa de detergente amarelo da loiça (esta proporção pode ter de fazer mais quantidade), pode molhar um pano ou algodão com esta mistura ou pulveirzar, também serve de prevenção. Espero que resulte, bjs

      Eliminar
  4. Parabéns pelo belo trabalho. Tenho uma pequena coleção de hibiscos, malvaviscos, abutilons e pavonias. Você tem informação de algum fornecedor de sementes ou mudas de hibisco disco belle (hibiscus moscheutos)e hibisco-colibri branco. Muito obrigado. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá infelizmente não sei de nenhum fornecedor especializado, mas se descobrir digo-lhe. bjs

      Eliminar
  5. Tenho hibiscos no meu jardim, floridos durante quase todo o ano, porém alguns deles não querem florir> Qual seria o problema? Falta de algum nutriente? Excesso de rega?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez tenham menos horas de sol ? pode acrescentar humus de minhoca que é um excelente fertilizante natural, Um abraço

      Eliminar
  6. Oi comprei um hibisco com flores mas por estar muito quente o sol judiou das flores, então limpei a planta tirando todos os queimados, coloquei ela a meio sol e ela esta linda porem, minha pergunta, ela ainda vai dar flor?
    Quero comprar mais desta flor mas cuida-las de maneira correta. Obrigada naiane

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez ainda consiga alguma floração este ano, vá regando e junte algum fertilizante natural como o humus de minhoca, um abraço

      Eliminar
  7. Parabéns pelo seu trabalho. Amo flores! Meu pézinho de hibisco vermelho e dobrado cresceu rápido e forte e logo apareceram os botoes que nao abrem e agora estao caindo. A terra está bem tratada com tudo que precisa. o que pode estar acontecendo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Camila, pode ser falta de fósforo ou potássio, tente adicionar um adubo com estes componentes ou cinza, não se esqueça de o podar no final da floração para garantir floração no próximo ano. bjs

      Eliminar
  8. Oi eu comprei uma muda de hibisco....
    cheguei em casa e coloquei ele em cima de uma mesa fora de casa (vou cuidar dele em vasos) enfim fui dormi quando acordei para regar ele do de cara com ele no chão e todo quebrado, meu cachorro derrubou ele e depois ficou brincando, a planta ficou muito murcha então eu a coloquei no sol e replantei ela as folhas dela voltaram a ser verdes e lindas de novo só que quando anoiteceu as folhas dele se abaixaram isso é normal no hibisco... as folhas parecerem q estão murchando?

    ResponderEliminar
  9. por favor ,quero achar um hibiscus singelo branco,que já tive em minha casa antiga.nem pensei em pegar um galho.agora não acho de jeito nenhum.eu o tive por dezoito anos.todos os dias havia uma flor cor de rosa.sempre choro quando me lembro. a nova dona da casa destruiu.por favor me digam como conseguir!

    ResponderEliminar
  10. Sou Izamia,e adoro cultivar hibiscos. Já tive a oportunidade de cultivar vinte pés em meu jardim 🏡... Sendo dez plantados no chão e os outros em vasos. cada um de cor diferente. Tinha deste o simples até aos Hibisco dobrados. São maravilhosos, eh verdadeiramente um espetáculo.Amo muito. Hoje tenho apenas oito cores diferentes, devido morar em um lugar menor. Mas mesmo assim não consigo ficar sem as minhas maravilhas de Hibiscos. Bjsss e obrigada.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia gostei das explicações MT boas.tenho várias cores dobradas e simples,gostaria de comprar um azul,mais na kg região nunca vi obrigada

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve