Queridos amigos,
A primavera começa a afirmar-se ! com ela vêm os 1001 aromas das flores, adoro flores que cheirem bem como as frésias, peonias, gardenias, rosas, jacintos, glicinias, etc.
Mas se há aroma que me recorda a infância é o da ervilha de cheiro(os ingleses chama-lhe sweet pea) !
Havia ervilhas-de-cheiro em todos os jardins da minha infância, em casa dos meus pais, em casa dos meus avós e até no quintal da casa da praia me lembro do aroma e de arrancar as flores para colocar nas jarras. Havia de muitas cores mas as que mais me recordo são as cor-de-rosa e as roxas azuladas.
Este ano já comprei sementes de ervilha-de-cheiro e no próximo fim-de-semana vou semear para ter uma primavera e verão cheios deste aroma da minha infância !
São lindas as flores...inspire-se e vá já comprar as suas sementes, há em qualquer Centro de Jardinagem ou loja de sementes. É uma trepadeira anual que quando começa a crescer deve ser conduzida.
São lindas e aromáticas..para ter no jardim, varanda, terraço e em casa em jarras !
Aroma e beleza únicas
Vou semear muitos vasos para depois encher muitas jarras !
Marcadores de mesa originais...uma mesa bem primaveril
Quero um ramo assim !
Excelente para fazer coroas pois como é uma trepadeira natural os seus ramos são muito fléxiveis
Adoro este tom de alfazema..
Depois de semear quando começar a crescer deve conduzi-las pela parede ou criar uma estrutura com canas ou ferros para ela se desenvolver.
Para quem quer saber mais sobre esta maravilhosa planta:
Lathyrus odoratus
Família: Fabaceae
Origem:
Região Mediterrânica
Nome vulgar:
ervilha-de-cheiro
Ciclo de vida:
trepadeira anual
Propagação:
semente
Época de
plantação: Primavera
Época de
Floração: Primavera e verão
Cor de
floração: Roxa, branca, encarnada
Altura: 2
m
Distância de
plantação mínima: 0.4-0.6 m
Condições de
cultivo: Sol. Solo leve, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica.
Utilização:
Pérgulas, muros, paredes, treliças, etc
Manutenção:
Quando da plantação deve adubar e adubar regularmente para estimular a floração.
Espero que tenham gostado e se numa experimentaram está na altura de experimentar semear as suas ervilhas-de-cheiro.
No fim-de-semana semeio as minhas e depois mostro-vos.
Até breve
Obrigado pela visita
beijos
Teresa Chambel
Imagens via : Pinterest
Nossa, não acreditei quando vi a postagem...é minha recordação de infância e fiz uma postagem ano passado sobre ela, falando quase o mesmo que encontrei aqui...vou passar o link da postagem! um ramo de ervilhas cheirosas para ti! beijos e até mais! http://claudiaroma.blogspot.com.br/2012/08/ervilha-cheirosa.html
ResponderEliminarOlá Cláudia, vou ver o seu post! que coincidência mas a ervilha de cheiro tem mesmo um aroma inesquecível ! bjs e obrigado
EliminarA minha mãe também as semeava todos os anos. O cheiro era, de facto, magnífico e as jarras ficavam maravilhosas, se bem que ela não gostava que as apanhássemos porque queria proporcionar uma bela vista a quem parava para apreciar o jardim que ia mudando de cores e de aromas ao longo do ano.
ResponderEliminarOlá Helena, estou desejosa de semear as minhas ( este fim de semana) tenho saudades do aroma que não sinto faz muito tempo ! e vou ter jarras lindas.. bjs
EliminarDa minha memória de infância este também é um cheiro presente, lembro me de no jardim todos os anos ser colocada uma armação velha de guarda chuva e de este se transformar num colorido e intenso guarda chuva de flores de ervilhas de cheiro.
ResponderEliminarBeijinhos Teresa
Olá, a ideia da armação do guarda-chuva é excelente ! obrigado pela visita e porque não semear as suas ervilhas de cheiro este ano ?
Eliminarbjs e volte sempre
Também a mim me marcou o aroma desta beleza ( Lathyrus odoratus )... Continuo adorá-las e a serem presença no meu jardim e adoro colocá-las em ramos de noiva, pois é a delicia das noivas com o seu aroma, que muitas desconheciam... Bjitos e obrigado pela partilha
ResponderEliminarObrigado pela visita ! volte sempre, bjs
Eliminar