terça-feira, 22 de novembro de 2016

A árvore- da-memória

Queridos amigos,
Há uma árvore que nesta altura do ano nos surpreende pela beleza da sua floração cor de rosa, é a Chorisia especiosa ( Ceiba especiosa), paineira, também chamada de árvore-da-memória pois floresce na "primavera" do seu pais de origem , o Brasil. É uma árvore que gosto muito de usar pois tem a floração quando todas as outras estão a perder a folha. É linda, resistente, tem a particularidade de ter o tronco com espinhos e um tronco em forma de garrafa. Ainda esta semana as vi em flor no Estoril e são lindas. No seus países de origem fica com uma enorme barriga, mas por cá só as tenho visto com uma ligeira barriga.
Aqui ficam algumas imagens para inspiração:

 A flor é linda
Os picos ao longo do tronco, não é muito boa para se colocar em zonas com muitas crianças pois os picos são agressivos e furam bolas, balões, etc..
 Na Europa e América do Norte os troncos ficam mais altos e esguios 

 No Brasil, Argentina e Japão, ficam muitas vezes com estas barrigas, penso que são adaptações da planta às condições climatéricas e de solo


Para quem quer saber mais


Ceiba speciosa (A.St.-Hil.) Ravenna (paineira)

Árvore de grande porte, originária das regiões da Argentina e do Brasil. Tronco de cor verde acinzentada, de textura espinhosa, apresenta uma forma mais larga na base do que no topo, sendo por isso apelidada de barriguda. Apresenta folha caduca e uma floração cor-de-rosa de outubro a dezembro. O fruto é uma cápsula deiscente.

Família:  Bombacaceae

Altura: 30 m

Propagação: Por semente ou por estaca.
Época de plantação: Primavera.
Condições de cultivo: Plena exposição ao sol, solos férteis e bem drenados.
Manutenção e curiosidades: Resistente e de rápido crescimento. Apelidada de árvore-da-memória, pois floresce na época correspondente à primavera do local de origem (Brasil e Argentina), o nosso outono.



Obrigado pela visita
Até breve
Teresa

Imagens : Pinterest

3 comentários:

  1. linda a´rvore que contrasta tão bem com o restante arvoredo.

    ResponderEliminar
  2. Em Braga existe uma árvore destas, em frente ao antigo quartel ( pópulo)
    Quando a vi pela 1ª vez pensei que fosse um cacto, passados alguns meses verifiquei que dava flores lindíssimas. O tronco faz barriga e tem espinhos.

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve