quarta-feira, 5 de março de 2014

O encanto dos narcissos..

Queridos amigos,
Este ano foi o ano dos bolbos, e como quem planta colhe...como plantei muitos bolbos sou agora presenteada cm muitas flores dos mesmos...hoje reparei que as flores dos meus narcissos estão quase a abrir !! (depois mostro fotografias quando estiverem abertos)
Aqui ficam algumas imagens para se inspirarem..plantaram narcissos ?? para o ano não se esqueçam..podem ainda plantar alguns mas já é um pouco tarde !











Para quem quer saber mais..
Narcissus sp
Família:Amarylidaceae
Divisão: Angiospérmicas
Origem: Região Mediterrânica, Ásia, China
Nome vulgar: Narciso
Ciclo de vida: Herbácea bolbosa
Propagação: Por bolbo
Época de plantação: Outono - Inverno
Época de Floração: Inverno - primavera
Cor de floração: Amarela, branco, etc
Altura: 20-30 cm
Distância de plantação mínima: 10-15 cm
Condições de cultivo: Sol, meia sombra, no interior sol direto ou indireto. Qualquer tipo de solo menos solos encharcados pois os bolbos podem apodrecer.
Utilização: Bordaduras, canteiros, vasos, floreiras, interior.
Manutenção: Regar moderadamente sem nunca encharcar. Quando acaba a floração  e depois das folhas secarem retirar os bolbos do solo e guardar em local fresco e seco. Também pode deixar no solo de um ano para o outro.
.
Espero que tenham gostado
Até breve
Um abraço
Teresa


Imagens via: Pinterest

8 comentários:

  1. Olá teresa!
    Este ano também plantei narcisos, apesar de não serem das minhas bolbosas preferidas...
    E fiquei surpresa pois de facto o aroma é fabuloso para além de ter uma flor que se aguenta bastante tempo! Acho que agora entrou para a minha lista de preferências para o próximo ano! :)
    Beijinho e boa jardinagem! Vou conseguir voltar ao meu terraço agora que a chuva parece ter dado tréguas!

    ResponderEliminar
  2. São uma festa para os olhos. Num passeio pelo quintal, descobri que os pássaros tinham levado alguns bolbos que deram flores nos sítios mais inesperados!

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresa!
    Depois de algum tempo (bastante) ausente, devido a afazeres profissionais, eis que regresso um pouco mais folgada para tratar das flores. A propósito de narcisos, estive com alguns bolbos na mão, daquelas saquetas que se compram nas grandes superfícies. Dizia no verso que se podiam plantar nesta altura. Seio eu que as bolbosas devem ir para a terra no inverno. Fiquei confusa. Posso ou não plantar agora? Beijinhos.
    Halle

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Adoro narcisos! É a minha flor preferida de todos os tempos, a seguir à tulipa. Nesta altura vêem-se por todo o lado. Dão mesmo vontade de ficar só a olhar :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Alice, de facto cheiram maravilhosamente e são das bolbosas mais fáceis e resistentes.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Halle, os narcissos devem ser plantadas no outono, inverno ainda pode plantar mas só já vão nascer lá para junho. bjs

    ResponderEliminar
  8. Que lindas !!! naõ tenho esta flor em casa , elas saõ lindas esta cor transmite uma alegria na gente né ? lindas imagens ...bjsss linda noite pra vc...

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve