sábado, 16 de junho de 2012

O meu pequeno terraço em Lisboa..

Meus queridos amigos,
Antes demais peço desculpa pela ausência mas de facto foi uma semana cheia de trabalho e fiquei mesmo sem tempo para escrever. Hoje vou falar um pouco do meu terraço que é onde vou praticando mais jardinagem durante o ano. Claro que que tenho a sorte de ir sempre "experimentando " novas plantas e soluções nos jardins e terraços dos meus clientes.
Quem já viu o meu livro Um jardim para cuidar, sabe que embora seja arquiteta paisagista só desde 2008 é que comecei a ter plantas
A vista da minha sala para o terraço..o meu gato Silvestre é um dos maiores utilizadores do terraço.

Uma vista  geral das plantações, há um pouco de tudo, incenso, tomateiro "cherry", kalanchoe, limoeiro anão, alfazemas, etc

Nas floreiras penduradas tenho ciclamen, urze e alecrim rasteiro..
O  incenso que me foi dado por uma cliente e amiga muito querida, o kalanchoe e o alecrim rasteiro
O limoeiro anão, manjericão, hortelã, ciclamen, planta da baunilha ( Heliotropium) e goivos a minha mais recente aquisição
Pormenor dos goivos, a minha Avó tinha sempe goivos no jardim , é um dos meus aromas de infância e por isso na Primavera/Verão não podem faltar
A minha rúcula !! o meu grande orgulho, tem 15 dias e cresce sem parar, já fizemos várias vezes salada, quando a planta coloque um bom substrato de hortícolas ou aromáticas, regue-a de forma a que a terra esteja sempre húmida sem estar encharcada, vá cortando de fora para dentro. A planta roxa é a planta da baunilha que tem um aroma extraordinário, é uma anual ( com floração até ao outono) se não tem arranje uma pois não se vai arrepender.
Um grande vaso de alecrim rasteiro não pode faltar num terraço com sol, é bonito, resistente e pode ser utilizado para temperar inúmeras carnes grelhadas e assadas.
Este limoeiro anão (Citrus limonella) é das minhas plantas mais queridas, para quem tem pouco espaço é uma boa solução para quem quer ter limões, atenção ao plantar , faça uma boa drenagem ( veja a publicação dos terraços) e coloque um bom substrato ( Siro horticolas pode ser uma boa opção)
Os tomilhos indispensáveis !! os meus estão cheios de flor..
Jardinar pode e deve ser um "programa" de família, a minha filha Francisca é a grande ajudante !
Posso garantir que todas estas plantas são fáceis de cultivar, dão-se bem num terraço virado a nascente em Lisboa

Para quem quer saber um pouco mais sobre algumas das plantas de que falei e que tenho no meu terraço, aqui fica:


Alecrim rasteiro

Rosmarinus officinallis prostratus
Planta extraordinária que se dá bem em quase todo o tipo de situações, incluindo o ar do mar. Muito rústica, aromáticas e com uma floração lindíssima não pode faltar no seu jardim ou terraço.
Exposição solar – Sol pleno.
Solo – Solos bem drenados, ligeiros e com pH ligeiramente alcalino. Quando plantar misture ao substrato universal alguma terra de jardim ligeiramente alcalina.
Ciclo de vida – Perene
Época de floração – Maio - Outubro
Cor da floração – Roxo
Época de plantação –Março-Abril
Densidade de plantação no terreno – 4-5 plantas/m2
Floreira /vaso – Dá-se bem em vaso mas precisa de espaço para se desenvolver e durar bastantes anos (30- 40 cm ø) são suficientes.
Colheita –Pode-se colher em qualquer época do ano.
Manutenção –Pode a seguir à floração mas antes de iniciar o frio do inverno, esta poda é indispensável para a regeneração da planta e aparecimento de novas flores e ramos. Não há praga ou doença que a ataque é uma verdadeira resistente. No terraço pode cultiva-lo num vaso sozinho ou numa floreira juntamente com o tomilho e a segurelha. Na horta gosto muito de utilizar o alecrim para fazer bordaduras e delimitar talhões, é benéfico para a horta pois repele insetos.
Necessidades em água - Necessita de muito pouca água, apenas uma rega semanal a seguir à plantação. Não suporta solos encharcados.
Propriedades –Para além da utilização como condimentar , a sua infusão é antisséptica, combate a tosse, asma, febre.

 Tomate cereja (cherry)
O tomate é uma excelente opção para o terraço ou varanda, temos apenas de ter em atenção que não aguenta geadas, durante o Inverno temos de o proteger com uma pequena estufa ou abrigo de jardim. Deve colocar um tutor ou encosta-lo a uma parede ou muro para ele crescer direito. Há muitas outras variedades de tomate e quase todas elas se conseguem ter em vasos ou floreiras.
Exposição solar – Sol pleno
Solo- Rico em matéria orgânica
Época de sementeira/ plantação – Sementeira a partir de março, plantação a partir de maio-junho.
Densidade de plantação – 4/5 plantas/m2
Floreira 30-40cm (comprimento ou diâmetro) coloque uma ou duas plantas no máximo.
Colheita – 2-5 meses após sementeira/plantação, colha os tomates um a um cortando pelo pedúnculo.
Manutenção – O tomateiro necessita para se desenvolver de ter espaço disponível e muita luz. Não o coloque muito perto de outras plantas (respeite uma distância de pelo menos 30 cm entre plantas. O tomateiro não gosta de frio, pode protege-lo com uma manta térmica nos dias e noites mais frios. Coloque um tutor nos tomateiros, para proteger a planta do peso provocado pelo peso dos frutos.
Necessidades em água -Gosta de ter o substrato sempre húmido, necessita de regas regulares principalmente no verão.

Tomilho 
Thymus vulgaris
Os tomilhos são sem dúvidas as minhas aromáticas preferidas, quer para ter na horta, jardim ou em vaso e floreira. .
Exposição solar – Sol pleno
Solo – Solos arenosos, bem drenados e com ph ligeiramente calcário (não gostam muito dos substratos universais, convém misturar-lhe alguma terra de jardim ligeiramente calcária).
Ciclo de vida – Perene
Época de floração – Maio-Setembro
Cor da floração – Branca / cor-de-rosa
Época de sementeira/ plantação – Sementeira -Abril-Maio; Plantação – Abril – Maio; Setembro-Outubro.
Densidade de plantação no terreno – 6-8 plantas/m2
Floreira /vaso – Coloque-os sozinhos pois podem prejudicar o desenvolvimento de outras plantas, num vaso com cerca de 20-30 cm ø.
Colheita – Qualquer época do ano.
Manutenção – Necessita de uma poda anual no início da primavera, esta poda é indispensável e fomenta o aparecimento e crescimento de novos caules e folhas. Os tomilhos aguentam até cinco anos sem serem mudados de vaso, ao fim desse tempo convém substitui-los. São plantas que pelo seu aroma afastam alguns dos insetos prejudiciais, logo são indispensáveis para a luta biológica.
Necessidades em água - Necessita de pouca água (uma rega semanal). Não aguenta excesso de água nem solos mal drenados.
Propriedades – Aromática. Condimentar. Infusão alivia a tosse, expetoração e infeções das vias urinárias. Utiliza-se em carnes assadas, estufadas, etc. O tomilho limão é excelente para aromatizar saladas de frutas, sumos e limonada.

Heliotropium sp , planta da baunilha

Heliotropium sp
Familia: Boraginaceae
Origem : Perú
Nome vulgar : Flor da baunilha
Ciclo de vida: Herbácea perene mas em Portugal é tratada como anual
Propagação: Estaca
Época de plantação: Qualquer altura do ano
Floração: Primavera –Verão- Outono
Cor :  Roxa, branca
Distância de plantação mínima: 30 cm
Condições de cultivo: Sol , não aguenta geadas , gosta de ser regada regularmente principalmente quando está em vaso.
Altura: Cresce 30-40 cm.
Utilização : Excelente bordadura, vasos, floreiras e cestos suspensos.
Manutenção: Geralmente não aguenta o frio do Inverno e morre mas no caso de sobreviver, deve-se podar ligeiramente para não perder a forma.
 Manjericão


Ocimum basilicum
Há mais do que uma variedade de manjericão, eu gosto de combinar o verde mais vulgar com o encarnado que é muito decorativo embora seja mais sensível (pelo menos o meu fica sempre mais “raquítico” que o verde)., eu como consumo muito manjericão tenho sempre dois ou três vasos com ele.
Exposição solar – Sol pleno
Solo- Rico em matéria orgânica,
Ciclo de vida – anual
Cor da floração -Branca
Época de floração – Setembro-Outubro
Época de sementeira/ plantação – a partir de Abril
Densidade de plantação no terreno – 12 plantas/m2
Floreira 30-40cm (comprimento ou diâmetro) coloque 5-6, gosta de um vaso só para ele.
Colheita – 15 dias a 1 mês após plantação
Manutenção - Se não consumir regularmente manjericão tenha o cuidado de o aparar todos os 15 dias para fomentar o crescimento de novas folhas
Podemos combinar com tomate pois o aroma do manjericão afasta os insetos e protege o tomateiro. Tenha em atenção que quando o manjericão dá semente desaparece (pois é uma anual), antes de semear ou plantar novo manjericão (em vaso ou floreira) tenha o cuidado de remover completamente o substrato pois este fica esgotado.
Necessidades de água - Gosta de regas regulares.
Propriedades – Condimentar, aromática e quanto a mim decorativa.

Hortelã-pimenta
Mentha sp
Há muitas mentas diferentes, pode misturá-las entre si numa grande floreira ou num canteiro reservado para elas, pois é uma planta indispensável e com um aroma inconfundível. Das minhas bebidas favoritas de verão é um copo cheio de folhas de menta frescas com gelo e água fresca, é delicioso, refrescante e não tem calorias ! A menta pode-se cultivar em todo o lado, atrai borboletas e insetos benéficos.
Exposição solar- sol e meia sombra
Solo – qualquer tipo de solo desde que húmido
Ciclo de vida –Vivaz
Cor da floração -Branca
Época de floração – Junho-Setembro
Época de sementeira/plantação – Outono ou Primavera
Densidade de plantação – 2 plantas/m2
Floreira ø 20-30 cm – 1 planta
Colheita das folhas – 15 dias após a plantação
Manutenção - Deve plantar-se obrigatoriamente sozinha num vaso grande ou pequeno pois é muito invasiva e não deixa crescer mais nada.
Necessidades em água –  Gosta muito de ser regada e não aguenta a secura.
Propriedades – Condimentar. Infusão é digestiva, combate a prisão de ventre, alivia as dores de cabeça e as dores reumáticas.
Limoeiro anão 
Citrus limonella
Esta foi uma das minhas últimas aquisições para o meu terraço, como não tenho espaço para um limoeiro “a sério” optei por este e estou radiante, para além de ser muito ornamental dá imensos limões comestíveis.
Exposição solar – sol
Solo - Solos ricos em matéria orgânica.
Ciclo de vida: Perene
Época de plantação: Qualquer altura do ano
Densidade de plantação/distância de plantação – 0.6 m
Floreira 40-50cm (comprimento ou diâmetro) coloque apenas uma planta em cada vaso, dá-se muito bem em vaso ou floreira e até dentro de casa se tiver luz suficiente.
Floração: Primavera: Primavera-Verão; frutificação Outono, Inverno
Colheita –tem limões todo o ano.
Manutenção: Aconselha-se uma poda no final do Inverno para não perder a forma. Atenção à cochonilha e lagarta mineira. Pode conduzir-se em espaldeira, entrelaçado ou redondo do tamanho que se quiser.
Necessidades em água - Regas sempre que necessário.
Rúcula
Eruca vesicaria sub. sativa
Uma presença insubstituível nas saladas e entradas de verão, uma das minhas saladas favoritas é de rúcula, pera rocha e lascas de queijo parmesão, com balsâmico e flor de sal !  Se gosta não deixe de cultivar pois é muito fácil, depois de instalada parece quase uma infestante.
Exposição solar – Meia sombra
Solo – Qualquer tipo de solo.
Ciclo de vida – Anual
Época de sementeira/ plantação – Sementeira – Primavera (abril-maio) e Outono (outubro-novembro). Pode fazer a sementeira no local definitivo ou em tabuleiros de alvéolos.
Densidade de plantação no terreno – 8-10 pl/m2 na horta reserve-lhe um talhão considerável (se consumir muito claro..).
Floreira /vaso – Dá-se bem em floreira grande (40-45 cm de comprimento).
Colheita – Junho-Setembro; Fevereiro-Abril, faça a colheita à medida que vai necessitando pois desta forma prolonga o período de colheita.
Manutenção – Não precisa de grandes cuidados, é muito resistente e instala-se com muita facilidade chegando quase a ser infestante.
Necessidades em água -. Convém regar quando o solo está a ficar seco.

Espero que tenha sido útil !
Até breve
Teresa Chambel
Imagens, Teresa Chambel




17 comentários:

  1. Adoro esse pequeno terraço!! Mais verde e aromático que alguns jardins de Lisboa!!

    ResponderEliminar
  2. Vejo que gosta dos vasos de barro rústicos são os meus preferidos :)

    Não conhecia os goivos tem uma flor lindissima.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Obrigado, é pequeno mas é o "meu jardim em Lisboa " mesmo com pouco espaço podemos jardinar ! bjs

      Eliminar
    2. Olá! Onde comprou os limoeiros anões?

      Cumprimentos e parabéns pelo Blog

      Eliminar
    3. Olá, comprei na Viplant Oeiras garden e chama-se Limonella, mas há em vários viveiros. Um abraço e obrigado pela visita

      Eliminar
  4. Parabéns pelo jardim de terraço, está muito bonito, Uma das minhas paixões é a jardinagem e já há algum tempo que gostaria de ter um limoeiro só que não sabia se se daria num vaso, muito obrigada pela partilha. Ana Sanches

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anuska, tem duas hipoteses ou tem árvores anãs como eum em vasos pequenos ou arranja vasos grandes e pode ter laranjeiras, tanjerineiras, limoeiro, romanzeira, ameixeira, etc ! bjs e obrigado pela visita

      Eliminar
  5. Olá, Uma das minhas paixões é a jardinagem mas como moro num apartamento em Almada estou um bocado condicionada. Uma dúvida que tinha era se poderia ter àrvores de fruto em vasos. Já vi que pelo menos limoeiro dá para ter. Muito obrigada pela partilha, tem uma varanda citadina muito bonita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sorte para a sua varanda ! tenho só em atenção o peso do vaso e o peso para qual a varanda está dimensionada ( normalmente 250 kg/m2), qualquer duvida diga ! bja

      Eliminar
  6. Parabéns pelo jardim de terraço, está muito bonito, Uma das minhas paixões é a jardinagem e já há algum tempo que gostaria de ter um limoeiro só que não sabia se se daria num vaso, muito obrigada pela partilha. Ana Sanches

    ResponderEliminar
  7. Aqui no Brasil, onde encontro limoeiro-anão? Pois já fui em várias floriculturas e eles não conhecem.Clara

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabens!
    Que o seu trabalho fantástico progrida sempre!

    Onde encontrar em Portugal plantas ou sementes exóticas, como a baunilha ou incenso?

    Agradeço alguma informação. ferreira_tomar@clix.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o incenso é muito fácil, existe em quase todos os viveiros, a baunilha é mais dificil mas penso que encontro nos viveiros Espaço Sudoeste em Vila Nova de Mil Fontes.
      Obrigado pela visita

      Eliminar
  9. Olá Teresa,

    Plantei uma laranjeira e um limoeiro em 2 floreiras. Mas como são relativamente grandes tenho muito espaço à superfície livre.

    Pode fazer o favor de me indicar plantas que possa plantar em conjunto nas floreiras para forração de modo a por um as proteger e por outro as embelezar.

    Muito obrigado.
    Ricardo

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve