terça-feira, 14 de maio de 2013

É tempo de petúnias...

Este blog mudou para outro sítio! Visite-o para ler este post.


Queridos amigos,
Cada ano que passa gosto mais de petúnias...em vaso, em floreira, em cesto suspenso, em canteiros no jardim, na varanda, terraço ou na janela. Difícil é escolher a cor ..são as flores da primavera e do verão, alegram os jardins e fazem-nos mais felizes. Não são precisas muitas para mudar a cara do jardim !

Cor -de-rosa ou roxas ?

Lilás ?


Nas janelas e varandas

 
No meio de pavimentos

Em vasos


No terraço
Em vasos ou floreiras

Em canteiros
Em gavetas..
Em cestos suspensos
Em baixo da mesa...
Em vários degraus..
Em cestos e vasos..


Para quem quer saber mais
Petunia surfinia
Familia: Solanaceae
Origem : América do Sul
Nome vulgar : petúnia
Ciclo de vida – perene mas utilizada como anual
Propagação – Sementeira – em estufa de Janeiro a Abril, em local definitivo de Março a Junho
Época de plantação – Primavera-Verão
Época de Floração – Primavera -Verão
Cor da floração – vermelha, cor de rosa, lilás, roxo, fúchsia, branca
Distância de plantação – 0.20 m
Condições de cultivo: sol, locais protegidos do vento, solos bem drenados e férteis, resistente ao calor e á podridão cinzenta
Desenvolvem-se muito e rapidamente, muito fáceis de cultivar, não atinge mais do que 30 cm de altura.
Utilização: Bordaduras, maciços, floreiras e cestos suspensos.
Manutenção: Para prolongar a floração vá cortando as flores velhas.

Espero que tenham gostado
Têm petúnias no jardim ?
Até breve
Um abraço
Teresa Chambel

Imagens via : Pinterest

68 comentários:

  1. Ola Teresa. Todos os dias visito o seu blogue com muito gosto. Adorei ver as petunias. Tenho muitas no meu jardim mas em vasos para poder guardá los nos dias mais ventosos pois Espinho onde moro tem o inconveniente do vento. Achei engraçada a foto da escada pois tambem tenho uma com petúnias só que é em madeira. Obrigada mais uma vez pelo seu trabalho e quando puder venha ao horto Flor do Norte. Bjs. PAULA OLIVEIRA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula, obrigado pela sua mensagem, irei com todo o gosto ao horto Flor do Norte quando estiver por ai. beijinhos e volte sempre

      Eliminar
    2. Amo petúnias e violetas,já cultivei muitas,elas são maravilhosas,principalmente as roxas.

      Eliminar
  2. Todos os anos planto petúnias, gosto muito, embelezam o jardim com tanta variedade de côres.
    São lindas ...

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Teresa,

    Sim tenho uma solitária em rosa, e adoro-a. Adquiri-a este ano e estou a adora-la :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Teresa
    Ainda hoje fotografei as minhas petúnias para o meu blog! Coincidência! Agora, gostava sim, de ter uma floração como mostra nas suas fotos...Tenho tido bastante cuidado com elas, ponho adubo, remexo a terra, nunca as deixo secar. Mas não consigo...Ainda tem mais folhas que flores...
    Beijinho
    Halle

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vou espreitar o seu blogue ! elas gostam de matéria orgânica, experimente por humus ou um substrato próprio para as plantas com flor Siro Royal (é caviar para as plantas...) Obrigado por mostrar o meu livro no seu blogue ! bjs

      Eliminar
  5. Olá Teresa,
    O seu blogue já é uma rotina diária para mim, muito interessante, sempre com muitas dicas e conselhos.
    Gostava que fizesse uma matéria de como tratar pragas das plantas, mas com produtos biológicos (ou com mezinhas caseiras, uma vez que não gosto de usar quimicos.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita, posso deixar-lhe aqui uma receita que resolve (98% das pragas..piolho, cochonilha, aranhiço...etc) uma tampa de detergente amarelo da loiça, uma colher de álcool um litro de água, encharca um algodão e limpa as partes afectadas e pode pulverizar todas para prevenção), espero ter ajudado !

      Eliminar
    2. Olá Teresa, bom dia! Acabei de descobrir o seu blog ao procurar como cuidar de petúnias e adorei conselhos, dicas e imagens. Tenho um medronheiro lindo e jovem - 3 aninhos por aí ..., mas agora apareceu-lhe piolho e mela - segundo iz a minha mãe que é entendida em agricultura. Gostaria de lhe aplicar a receita biológica acima, mas suscitou-me uma duvida : detergente biológico amarelo da loiça ..., mas que tipo de detergente usar? Qual o componente ou então marca a usar, porque há tanta variedade no mercado ... Obrigada Abraço

      Eliminar
  6. Olá Teresa!
    A foto dos degraus está muito original. Dá um efeito lindo!
    Um cantinho de sonho!...
    Muito bonitas sim, as petunias... Também tenho no meu terraço, mas não sei por quanto tempo, é virado a poente e por vezes vira sauna.Plantas de flor? Pois um pouco dificil, só mais as azalias,rosas...
    Estou esperançada que resistam...É que já passo mais tempo lá fora no terraço do que dentro de casa, pra que nada lhes aconteça...
    Paula Cortez-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula, pois com muito sol tem de regar mais senão murcham num instante ! flores para o sol pleno, alfazema, alecrim, lantana, felicia, kalanchoe e sardinheira. bjs

      Eliminar
    2. Obrigada Teresa, pelas sugestões.Agora dá-se tudo bem no meu terraço, ora chove ora faz sol...Quando o calor apertar terei que retirar sempre algumas plantas de flor para uma marquise , tb no terraço, que fica mais à sombra e é muito ventilada ou então mantê-las debaixo dos toldes. Já tenho alfazema e alecrim mas é ainda pouquinho. Vou apostar mais.Beijinhos até já
      Paula Cortez

      Eliminar
  7. Não tenho nem nunca tive, mas parece que vou tentar encontrá-las, o jardim fica deveras lindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de arranjar umas, dão uma cor fabulosa ao jardim ! bjs

      Eliminar
  8. Também adoro embora agora não tenha comprado é pena não durarem o ano inteiro :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Sandra, mas pode semear no inicio da Primavera e assim fica mais barato e tem muitas para todo o verão e primavera, bjs

      Eliminar
  9. olá Teresa!
    Acho as petúnias lindissimas e gostava de ter umas em casa, mas para isso preciso de entender algo que nunca me souberam explicar muito bem: as petunias não duram sempre? "São perenes mas utilizam-se como anuais." (não entendo) Mas elas morrem? Todas? Obrigada desde já pela sua ajuda e pelo seu lindissimo blog, que já me fez aprender muito.
    Cumprimentos.
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia, a petúnia embora não seja anual não aguenta o Inverno logo em Portugal utiliza-se como flor de época, primavera - verão. No final do verão morre e ai temos de plantar as de outono inverno ( amores-perfeitos, cravos túnicos, calceolárias,primulas etc). O ideal é reservar algumas zonas especificas para as anuais. Obrigado pela visita, bjs

      Eliminar
  10. ola Tereza estava procurando as flores que são conhecidas como biscate .. e descobri o verdadeiro nome delas aki no seu blog.... lindas ja fiz muito cultivo delas mas não sabia o verdadeiro nome ....agora que conheço quero começar planta-las de novo ..... são lindas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que ajudou eu também adoro petunias ! boas plantações ! bjs

      Eliminar
  11. Ola !!! Sou iniciante no plantio de petunias ... semeei em junho e as mudas estao super lindas, dois vasos ja estao com botoes, tambem coloquei humus e uso as cascas de ovos trituradas como adubo, misturo na terra e no humus, fica louco de bom, as plantas vem fortes, vi que cascas de batata, batidas no liquidificador, e um otimo adubo tbm. Eu estou tao ansiosa para ver as flores das petunias que nao me aguento em mim, kkk. Tambem plantei, Belas da Manha e Godetia, suas flores sao muito bonitas. Gostei do seu blog, muito interessante elogico que vou seguir para ver suas dicas. Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lu, as suas petunias vão ficar lindas com certeza ! boa sorte, bjs

      Eliminar
  12. Comentando de novo, kkkk. Eu estava dando uma olhada no seu blog e vc comentou do seu gato que "participa" da jardinagem. A minha Mia, nao mexe mais no meu jardim, pois plantei para ela alpiste. Ela adora !!!! alem de ajudar na digestao e soltar com mais facilidade as bolas de pelo, e tbm , tem o milho, sao duas graminhas que os gatos ADORAM, esqueci da erva do gato, mas, a minha ainda nao se introsou com ela nao, kkkk. Entao,e isso ai !!! Ate mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lu, a sério, alpista, vou experimentar, os meus adoram erva dos gatos mas um deles o Kiko também adora, hortelã, tomilho e cebolinho 1 bjs

      Eliminar
  13. Hortela tambem ? A minha ja nao gostou de hortela, e da erva de gato. Estou verificando nas livrarias daqui se tem o seu livro, quero muito comprar, pois achei muito interessante e eu amooooo flores !!!!! Obrigada por responder, vc e muito simpatica. Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lu, Não sei se tem o meu livro à venda no Brasil mas pode encomendar na FNAC online
      http://www.fnac.pt/Um-Jardim-para-Cuidar-Teresa-Chambel/a573687,
      bjs e obrigado

      Eliminar
  14. City
    Adorei as petunias, sou marinheira de primeira viagem nessa plantação mas estou encantada .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá obrigado, as petunias são lindas para a primavera verão, agora começa a época dos amores perfeitos ! bjs

      Eliminar
  15. Tereza, minhas petúnias estão com ovinhos pretos bem pequenos, elas estão infestadas deles. São ocos e medem 1 milímetro e estão matando as plantas e se alojam em grande quantidade nos brotos das flores. Como faço para me livrar deles?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tati, isso é uma chatice, tente pulverizar com uma mistura de : 1l de água, uma rtampa de detergente da loiça amarelo e uma colher de sopa de álcool, espero que resulte. bjs

      Eliminar
  16. Oi Teresa, sou iniciante com a plantação de florzinhas. Comprei um vaso suspenso com petunias rosas... elas chegaram lindas, fortes e, de repente, em 2 dias, começaram a murchar e morrer. Tô arrasada e gostaria de uma dica ! Molhei ela diariamente porque aqui no Rio têm feito dias quentes (aqui em casa só bate o sol às 17 hs).
    Tiro ela deste vaso, "replanto" em outro ? ou terei que começar o processo do zero, com nova muda ? help meeeeeeeee.
    Seu blog é lindoooo ! Vou sempre acompanhar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inga, pode dar uma poda e mudar para um vaso com um bom substrato para plantas de flor ou colocar 1/3 de humus na mistura do seu substrato, elas gostas de sol mas aguentam na meia sombra. Reue sem encharcar mas nunca as deixe passar sede pois secam logo.
      bjs e boa sorte

      Eliminar
  17. Ola Tereza, ja deixei alguns comentarios sobre minhas petunias, enquanto elas eram "bebes" ainda, mas, quero tirar uma duvida, agora que elas ja cresceram e como cresceram, vi que vc falou que as petunias atingem 40 cm ... a minha mais alta esta com 99 cm !!!!!!! Eu comprei as sementes no mercado, grande parte das que plantei pegou, mas, eu achava que era aquelas que caem e enchem os vasos, mas , nao, elas crescem e bastante, mas igualmente, sao LIIIINDAS e CHEIROSAS. Estou podando sempre que vejo uma flor velha e murcha. A minha duvida e que : lendo varios blogs, uns dizem que elas gostam de muuuuito sol, sol pleno, outras que elas nao gostam, outros que elas gostam a meia sombra, enfim ... nao as deixo em sol pleno por que tenho dozinha !!! kkkk e por que aqui em Foz venta bastante, enfim .... minha duvida, deixo no sol ???? nao vai morrer ? noto que algumas mudas a folhagem e bem verde escura e em outras verde bem clara, mas as flores lindas, sempre mexo na terra, coloco humus, fertilizante foliar ..... Por favor, preciso de um help de quem entende !!!!! Desde ja , obrigada !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lu, elas por vezes crescem muito, principalmente se forem da variedade de trepadeira. Elas gostam de sol mas também aguentam na meia sombra, por vezes sofrem com o sol direto muito forte ! A cor da folhagem pode ser diferente consoante a variedade ou conforme a quantidade de sol e lu ( normalmente ficam verde mais escuro à sombra e mais claro ao sol). O húmus é excelente e cortar as folhas e flores velhas também, você está fazendo tudo certinho !
      bjs

      Eliminar
    2. Obrigada Tereza !!!! Por que amoooooooooooo demais minhas flores !!!!!! Nao descuido delas por nada !!!!! Ainda bem que estou fazendo certo !!!!! Bj.

      Eliminar
  18. Obrigada Tereza !!!! Amoooooo demais de minhas flores !!!! Nao descuido delas por nada !!!! Ainda bem que estou fazendo tudo certinho !!!! bj.

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde, Tereza! Te blog me encanta. Comprei petunias em setembro, já estavam com flores e replantei para uma jardineira, local apropriado, ficaram maravilhosas, uma cascata de flores se derramando pela grade da janela. E agora que estão perdendo a força? Como e em que época se faz o tal do replantio? Acabo com tudo e começo do zero????? Não gostaria de perder minhas flores, me apaixonei por elas. Espero resposta, por favor!

    ResponderEliminar
  20. Ola Teresa!!!
    AMO petunias e tenho uma variedade anã (flores muito pequenas). Que faço agora no inverno, tiro só as peq. flores secas, ou corto a planta curtinha??? A planta já está a rebentar junto ao caule principal.
    Obrigada. Beijos e
    FELIZ NATAL

    ResponderEliminar
  21. bom dia,
    como tirar sementes ? eu cortei algumas flores secas e tirei umas bolinhas de dentro e plantei mas nunca cresceu, essas são as sementes ?

    ResponderEliminar
  22. Boa noite!
    Lindas petunias!!! Eu tb quero, vc tem semente pra vender? Meu clima é quente, já tive uma petunia rosinha muito resistente mas perdi a muda e não consegui mais, agora adorei as suas.

    ResponderEliminar
  23. não consigo q minhas petunias vão para frente não sei porque compro mudas mas elas acabam morrendo porque será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, quando as comprar deve plantá-las num vaso maior ou canteiro e colocar humus de minhoca pois elas gostam de terra rica, elas também gostam de sol e devem ter o solo sempre húmido sem ser encharcado. Tenha em atenção que as petúnias são anuais logo elas morrem no final da estação pois cumpre-se o ciclo de vida delas. bjs

      Eliminar
  24. Onde posso encontrar sementes de petúnia de todas as cores?sou de recife

    ResponderEliminar
  25. Lindíssimas as petúnias! Excelentes sugestões para um jardim colorido e perfumado. Já adquiri algumas e comprei também uma lobélia azul. Posso misturá-las? A lobélia suporta sol direto ou prefere sombra? É anual ou perene? Obrigada e parabéns pelo excelente trabalho. É sempre um prazer visitar este «jardim».
    Ana Martins

    ResponderEliminar

  26. Ha estado un regalo el visitar tu bloc, te invito a visitar el mio y espero que te gusten las alfombras florales de Corpus christi asi como el original hotel que
    os he preparado y si te gusta me encantaria que si no eres seguidora te hagas ahora.
    Elracodeldetall.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Boa noite,
    É verdade que as petúnias não aguentam de um ano para o outro e morrem? Gostava de colocar vasos na minha varanda pois gosto muito dessas flores. Muito obrigada. Florbela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Florbela, é verdade que as petúnias são anuais logo o seu ciclo de vida cumpre-se num ano e elas morrem no final da estação. bjs

      Eliminar
  28. Bom dia.
    Será que no inverno posso mante-las dentro de casa junto a uma janela? Será que assim duram o ano todo? Tenho o espaço das escadas que é todo em vidro e alo bate o sol da parte da tarde.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia, as petúnias são de primavera verão, mas consegue tê-las durante todo o ano dentro de casa, no entanto como saºao plantas anuais o seu ciclo de vida cumpre-se ao fim de uma ano. bjs

      Eliminar
    2. Boa noite. Meu nome é Gustavo, e gostaria de saber o que fazer na minha situação. Onde moro (Cabo Frio) venta muito. Precisei viajar por três dias e não tinha ninguem que molhasse minhas petúnias. Quando voltei elas estavam com as folhas secas. Comecei a molha-las novamente e as flores voltaram a nascer, porém as folhas na parte de cima não nasceram mais. Ela fica num vaso pendurado, e seus ramos já estão com 50 a 60 cm. Seguindo orientação de uma amiga, arranquei todas as folhas secas deixando apenas as verdes que ficm nas pintas perto das flores. Gostaria de saber se as folhas voltam a nascer na parte mais alta do vaso, ou se devo realmente podar os ramos para que cresçam de novo, mas isso me da pena pois as flores continuam brotando lindas. Espero que me ajude. Obrigado e parabéns pelo blog.

      Eliminar
  29. Oi Teresa!!
    Vc sabe como as petunias se comportam em lugares realmente quentes?? Quentes o ano todo como no norte do Brasil???
    Tenho vontade de plantá-las... mas tenho medo de não conseguir a floração que tanto nos encanto uma vez que não temos aqui nada de inverno... Inverno aqui é chuva!!, mas, o calor continua!
    Aguardo sua opinião...
    Muito obrigada e parabéns pelo blog!!
    Cristina Zanfra
    Adorei!!

    ResponderEliminar
  30. Gostei muito do seu blog . Amo as pepes

    ResponderEliminar
  31. Que coisa mais linda!
    Sou apaixonada por Petúnias, são delicadas e lindas.
    Já vou seguir seu Blog, um abraço Teresa.

    ResponderEliminar
  32. Maria Teresa fiquei louca quando olhei as suas petúnias , pois aqui aonde morro é muito quente Ivone Maria Corumbá ms

    ResponderEliminar
  33. Ola, gostaria de saber como colher as sementes pra n perde-las, como faço?

    ResponderEliminar
  34. Comprei agora em março petunias com flores mais nao ficam cheias quando acabar tenho q tirar e replantar de novo nao consigo ser objetiva pois estou muito confusa em relação as petunias por favor me ajude

    ResponderEliminar
  35. Boa noite,
    O que sao as bolinhas pretas na petunia???
    Sao sementes??
    Cortei uma folha e vi um miolinho qdo abri varias bolinhas parecendo sementes

    ResponderEliminar
  36. Ola, comprei uma petúnia para colocar na minha varando, só que a varanda não pega sol e é muito ventilada, quando comprei falaram que ela gostava de sol, será que pode morrer?

    ResponderEliminar
  37. bom dia comprei 4 vasos de surfinas mas acabaram por secar retirei as folhas velhas mas nao deu em nada o que fiz de mal?

    ResponderEliminar
  38. Lindas e maravilhosas petúnias, além de exuberantes servem com propósito de enfeitar e embelezar o jardim da minha casa. Estas petúnias apresentadas aqui estão lindas mesmo! Continuem a publicar assim. ;)

    ResponderEliminar
  39. ola, eu tenho Petunias e agora elas estao fazendo um tipo de broto, fechado, e tem um monte deles que devo fazer.
    tenho plantado em torre

    ResponderEliminar
  40. Olá Theresa! Meu nome é Alessandra e estou começando agora a cuidar de flores. Tenho a petunia em vaso suspenso e quando comprei ela estava linda e cheias de flores, agora elas estao murchinhas com muitas folhas e poucas flores, ela pega sol na parte da manha e aqui tem bastante vento. Como nao entendo resolvi pesquisar e achei seu blog. Será que vc pode me dar algumas dicas? Achei lindas tuas flores...Parabéns!

    ResponderEliminar
  41. Olá Teresa. Sabe para que atividades serve a petúnia?

    ResponderEliminar
  42. Silvana Scauri Silva SP31 de maio de 2017 às 16:22

    Comprei petunias por causa da beleza das flores. Algumas mudas murchas e secam...por que será? Dias mudas foram super bem nas floreiras (sol) e outras duas meia sombra, murcharam.
    Obrigada

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve