terça-feira, 31 de julho de 2012

Pequenas árvores floridas

Muitas vezes quando estou a fazer projetos para jardins pequenos, uma das maiores dificuldades é a escolha de árvores. Tenho como regra que, quando o espaço é pequeno coloco apenas uma árvore de pequeno porte com floração exuberante. Duas das minhas  árvores favoritas com estes requisitos, são a Lagestroemia indica (árvore-de-Júpiter ou resedá como lhe chamam no Brasil) e a Bauhinia purpurea (árvore-das-orquídeas ou árvore-das-borboletas). Uso-as muitas vezes e sempre com sucesso. Não têm copas muito grandes (3m máximo) têm florações exuberantes cor-de-rosa ou branca, são ambas resistentes e escultóricas. Se tem pouco espaço e quer uma árvore qualquer uma destas pode ser uma opção. Também as coloco em jardins grandes, como elementos isolados, em alinhamento, agrupadas ou a formas sebes.
Deixo-vos aqui algumas imagens para ver como são bonitas e resultam bem.
 Bauhinia purpurea







Uma Bauhinia plantada em Maio num projeto meu de um jardim de um jardim no Restelo em  Lisboa
A mesma árvore em Junho já em flor !

 Bauhinia candicans

Lagestroemia indica



Duas lagestroemias plantadas num projeto meu no Estoril

Para quem quiser saber mais..
Bauhinia purpurea
Bauhinia candicans
Família: Fabaceae
Origem: Índia, China, Japão
Nome vulgar: Árvore das orquídeas, árvore das borboletas
Ciclo de vida: Árvore de folha persistente
Propagação: Estaca
Época de Floração: Verão-Outono
Cor de floração: cor-de-rosa, branca
Época de plantação: Qualquer altura do ano
Altura: 1-4 m
Distância de plantação mínima: 2-3 m
Condições de cultivo: Sol, meia sombra, tolera bem o calor, gosta de humidade. Não é exigente quanto ao tipo de solo.
Utilização: Isolada, alinhamento, agrupada. Muito aromática.
Manutenção: Não necessita de cuidados especiais de manutenção. Rega nos primeiros anos.

Lagestroemia indica
Familia: Lythraceae
Origem: China e Índia
Nome vulgar: árvore-de-Júpiter, resedá
Ciclo de vida: Pequena árvore de folha caduca
Propagação: Estaca ou semente
Época de Floração: Verão-Outono
Cor de floração: cor-de-rosa, branca
Época de plantação: Qualquer altura do ano
Altura: 3-5 m
Distância de plantação mínima: 2 m
Condições de cultivo: Sol, meia sombra. Solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
Utilização: Isolada, sebe, pode ser plantada em floreiras e grandes vasos, tem floração exuberante.
Manutenção: Deve fazer-se uma poda de limpeza após a floração. Adubação anual.


Espero que tenha sido útil !
Boas plantações !
Até breve
Teresa Chambel

Imagens via: Exotic Plants, Image Juicy, Pinterest, Teresa Chambel

24 comentários:

  1. Boa Noite,
    Bem, parece que este post foi mesmo escrito "para mim": estamos agora a preparar o nosso terraço e só nos faltava mesmo decidir uma flor para tapar uma parede horrível....fiquei com óptimas ideias:)
    Obrigada,
    Filipa
    www.welc-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Filipa, que bom ter sido útil ! se tiver dúvidas que eu possa ajudar, diga! bjs

    ResponderEliminar
  3. Muito Bom este post :)A Lagestroemia é uma arvore fantastica, não é agressiva em termos radiculares e precisa de muito pouca poda.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado amiga, também adoro a lagestroemia ! uso sempre que posso ! bjs

    ResponderEliminar
  5. Sabe me dizer aonde encontro esta 'Árvore das orquídeas' aqui no DF ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel, no Brasil a Bauhinia ( árvore das orquideas ) é conhecida por pata de vaca e penso que é fácil de encontrar em grande parte dos viveiros pois é uma árvore que se dá muito bem no Brasil.
      obrigado pela visita e um beijo

      Eliminar
  6. Sabe me dizer aonde encontro 'Árvore das orquídeas' aqui no DF?

    ResponderEliminar
  7. Há já algum tempo que visito o seu blog. Muito bom. Parabéns! Dá-nos ideias ótimas. Acho que encontrei a árvore ideal para um pequeno espaço ainda disponível no meu jardim. Uma bauhinia (árvora das orquídeas ou árvore das borboletas. Obrigada. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Maria Vitória, é sempre bom saber que as minhas publicações são úteis. Adoro a bauhinia, já usei em vários jardins e tem resultado sempre muito beme em flor são lindas ! bjs

      Eliminar
  8. Estou buscando o nome de uma árvore ornamental que está sendo muito utilizada, em minha cidade, em praças , jardins, públicos e ruas. Consegui na UFPE, cerca de umas 20 a 30 sementes e só germinaram 3. Distribui 2 . Só que a minha muda já está boa de replantar e eu não sei onde colocá-la. Se no jardim, que tem cerca de 2 a 3 metros de largura por 6 de comprimento ou se coloco na calçada que tem cerca de 1,5 a 2 metros de largura. Ela tem folhas verde escura brilhantes, flores em cachos lilás e os frutos em forma triangular, casca bem dura onde se encontram as sementes. Goataria de saber que árvore é esta e se posso planta no jardim sem que venha causar donos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Arlene, será que me consegue enviar para o mail uma fotografia da árvore ? sem a fotografia é dificil para mim identificá-la. O meu mail é tchambel@planoauxiliar.pt, obrigado. bjs

      Eliminar
  9. Boa tarde Teresa, antes de mais parabéns pelo seu blog. Estou à procura de uma árvore de médio porte (3-5 m) com folha persistente e com flor para o meu jardim. Sendo o jardim em Santarém, onde a amplitude térmica entre Verão e inverno é acentuada, com o solo algo barrento e uma exposição solar também algo prolongada, acha que a Bauhinia Purpurea se pode adaptar ao que procuro? Se não que me recomendaria? Onde posso encontrar a Bauhinia Purpurea à venda (Zona Centro e Grande Lisboa) queria uma árvore já com algum desenvolvimento. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a Bauhinia é uma boa solução, costuma haver nos viveiros Amélia Palmela em Palmela. Um abraço

      Eliminar
    2. Boa tarde senhor anonimo!!!

      Gostaria de saber se ja encontrou essa arvore. Tambem preciso de uma. Tambem moro em santarem

      Pode ajudar me!?

      Eliminar
    3. Obrigado pela resposta Teresa. Nos viveiros de Palmela só têm a Bauhinia variegata. Qual é a diferença para a Bauhinia Purpurea? Também me disseram que apesar de ser uma árvore de folha persistente, no nosso clima é normal que perca a folha durante algum tempo. Esta informação é correcta? Grato pela ajuda.

      Eliminar
  10. Oi Tereza, Sabe se a arvore de Jupter se adapta em climas quentes, com muito sol e boa rega? Moro em Salvador/Bahia e queria plantá-la em meu jardim! Um bj. Ana Luz

    ResponderEliminar
  11. Boa noite, queria saber se tem como plantar elas em vaso grande, pois não tenho terra no quintal...tipo, a manacá-da-serra anão (vulgo nana) pode ser plantada em vaso e pode algançar tbm 3m, então queria saber se tem outras opções

    ResponderEliminar
  12. Boa noite, gostaria de saber se essas duas espécies de árvores podem serem plantadas em vasos grandes, pois meu quintal não tem terra.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, estou terminando de construir minha casa, porém falta criar um jardim pra melhorar a paisagem, gostaria de saber, qual seria a melhor opção de árvore para plantar em um jardim não muito grande ( gostaria de uma arvore que desse sombra mas que tivesse um toque de graça para enfeitar o jardim), também gostaria de saber como conseguir a muda. Obs: a árvore não pode crescer muito alta, máximo 8 metros de altura..meu email para contato é: cleomardambros@hotmail.com

      Eliminar
    2. Qualquer uma das árvores desta publicação vão funcionar bem no seu jardim. Obrigado pela visita, bj

      Eliminar
  14. eu adoro boungaville,tenho as 3 cores

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde teresa,
    Tenho uma Lagestroemia indica da qual gosto muito o único problema é que ela tem tendência a criar um bolor/pó branco/acinzentado. Sabe como posso fazer para evitar esta situação? Obrigada

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve