domingo, 25 de março de 2012

Inspirem-se com o jardim do Sting na Toscânia !


Quando decidi fazer esta publicação disse às minhas filhas radiante, vou fazer no meu blog uma publicação sobre o jardim do Sting na Toscânia !! Quem é o Sting, perguntaram-me elas ?????
Refeita do desgosto aqui vai uma pequena reportagem sobre o fantástico jardim da Villa Palagio propriedade do Sting e da sua mulher Trudie, um paraíso inspirador.


A Toscânia é conhecida pelos seus jardins extraordinários, desenhados de forma magistral e tirando partido das vistas, dos declives, da paisagem e utilizando a vegetação mediterrânica, a água e as pedras de forma única.

Este jardim projeto da Paisagista inglesa Arabella Lennox-Boyd tira partido do local, da paisagem, da  vista, do traçado e da vegetação existente, cria um espaço único, onde se vive uma atmosfera mediterrânica em pleno.


Parterre em frente a casa com a vista sobre a vinha biodinâmica, a produção de vinho pelo método biodinâmico,  é um modo de produção agrícola que assenta numa base holística, considera as constelações solares, segue o calendário lunar, recorre a práticas de agricultura sustentável que consideram a totalidade do ecossistema, das vinhas aos insetos, animais, flora e tipo de solo, de modo a minimizar pragas e doenças. Já há algumas vinhas de produção biodinâmica em Portugal nomeadamente Quinta Casal do Paço Padreiro, em Arcos de Valdevez.



A casa do século XVI era originariamente propriedade dos Duques de S. Clemente e foi recuperada por Sting quando adquiriu a propriedade.



Uma zona de refeições mais privada por baixo duma monumental pérgula de glicínia, conhecida pela sua floração e aroma exuberantes na Primavera.




Tão ao gosto italiano, uma fonte de pedra no cruzamento dos eixos do jardim de buxo.
A presença marcante de ciprestes e oliveiras integrados na paisagem.








Pormenores do jardim de buxo com as plantações de alfazemas e santolinas.
Como pano de fundo um cedro do Líbano, alguns ciprestes e oliveiras.



A zona de refeições principal, situada por baixo dum carvalho centenário. Gosto do enquadramento e do pavimento em gravilha que completamente integrado na paisagem e no espirito do local. O toque italiano dos vasos de terracota faz toda a diferença.


Pormenor do parterre principal e do jogo de xadrez, um pedido especial do Sting,  muito bem  desenhado o caminho ondulado no meio das oliveiras, mais uma vez os vasos de terracota com buxo topiado e oliveiras.

A piscina  tirando partido da vista sobre o Vale de Valdorno
Espero que tenham gostado !

Obrigado e até breve
Teresa Chambel

Imagens Via Architectural Digest

1 comentário:

  1. Muito bom! Quando passeei perto Toscânia, tive vislumbres destas casa com jardins bem agradáveis.
    Muito obrigada pela partilha e já sabes que as tuas filhas.... são doutra geração... dá-lhes tempo para conhecerem o Sting, eheheh

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve