quinta-feira, 8 de março de 2012

Plantas que preferem terras ácidas

Plantas que preferem terras ácidas

A rubrica desta semana  na Praça da Alegria foi sobre as plantas que preferem terras ácidas. Estava também presente a Sofia Trigo ( Proprietária do Horto Mestre Jardineiro em Amarante e produtora de camélias) que falou sobre as suas camélias !

As plantas têm as suas preferências e o pH é uma delas.
Como se mede a acidez no solo ?
 A acidez no solo mede-se através do chamado (pH) potencial de hidrogénio.
A escala de pH varia de 1 – 14 sendo 1 ácido (como o ácido sulfúrico) e 14 o mais alcalino. Os solos geralmente variam de 5 – 9, sendo 5 uma terra muito ácida, 6.5-7 (solo neutro que é o que a maior parte das plantas gosta) acima de 7 solo alcalino que a maior parte das plantas não gosta.
Como medir o pH do seu solo?
- retirar uma amostra de terra e enviar para um laboratório de análises de terras 
- existem à venda kits de medição do pH, podem não ser muito rigorosos mas dão-nos pelo menos uma ideia.

Plantas que gostam de terras ácidas
O facto das plantas preferirem terras ácidas não significa que morram noutras condições, pode é significar que nunca vão ter a exuberância e crescimento que teriam nas suas condições preferenciais de desenvolvimento.

Se o seu solo for mais neutro ou alcalino e quiser muito ter este tipo de plantas terá de lhe fazer correções  , tenha em atenção que as correções não têm carater definitivo, a tendência natural do solo é regressar ao seu pH natural.
Pode adicionar enxofre mas a alteração do pH não é imediata ou adubos ou terra ácida.
Em vasos, floreiras ou plantas isoladas adicione terra ácida,.
O melhor mesmo é escolher plantas adaptadas ao seu pH.

As hortenses são um caso clássico de como o pH do solo influencia a cor das flores, as hortenses azuis são tanto mais azuis quanto mais ácido por o solo, há quem enterre ferro e pregos junto das hortenses, mas pode corrigir o solo e adicionar terra ácida.
Se o solo deixar de estar ácido as hortenses passam a ficar cor-de-rosa.
As hortenses dão-se em qualquer tipo de solo mas só ficam azuis quando o solo está ácido!!
Aqui ficam algumas das plantas que mais gosto e que gostam de  terras ácidas

Azalea sp


 As fotografias das azaleas e camélias que aqui apresento foram tiradas pelo meu amigo Francisco Sá da Bandeira numa viagem que fizemos aos Açores em 2008 com a Associação Portuguesa de Jardins Históricos, todas as outras são fotografias minhas.
As azaleas e as camélias nos Açores são fantásticas pois têm as condições ideais para o seu desenvolvimento.



Camellia japonica




Fuchsia hybrida (brincos de princesa)


Adoro os brincos de princesa quer sejam trepadeiras ou não, estes são dum jardim em Sintra onde tudo cresce com facilidade..


Hydrangea macrophyla  (hortense)
As hortenses são das minhas flores favoritas, quer no jardim, em vasos ou em jarras..são as rainhas da sombra..se não tem terra ácida pode ter hortenses cor de rosa ou brancas que quanto a mim são tão bonitas como as azuis !




Até breve
Teresa Chambel

6 comentários:

  1. Gosto muito de flores, mas não conheço muito de solo adequado para cada uma que pretendo ter.
    Gostei muito de saber a respeito. Tenho uma camélia que tem mais de dez anos, está com 1m de altura e todas as flores que apontam, morrem ainda fechadinha no botãozinho. Agora já sei como recuperá-la. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina, fico contente que o meu blogue lhe seja útil !
      Qualquer duvida diga.
      bjs

      Eliminar
  2. Olá, tenho camélias estão cheias de botões, porém elas não abrem, ficam gordinhas, bem cheias mas não abriram, e já faz mais ou menos 4 meses qye está cheias de botões que não abrem, o que fazer? Será que minha terra é calcária? Pois também tenho uma roseira branca que no jarro, em outra terra ficam bem branca, já no solo fica com tonalidade rosada nas pontas, como faço pra tornar o meu solo mais ácido? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser um problema de solo, experimente adicionar substrato para plantas ácidófilas ou adubo para plantas ácidofilas, pode também adicionar humus de minhoca ou um fertilizante natural ( estrume). Espero que resulte, Um abraço

      Eliminar
    2. Muita água ou sol pode prejudicar as camélias, pois elas estão murchando e derrubando as folhas e brotos novos.

      Eliminar
  3. Minhas camelias estão murchando e perdendo as folhas e brotos novos, andei colocando muita uréia será que pode ter prejudicado-a.

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve