sábado, 9 de junho de 2012

O despertar das buganvilias....


Nesta época do ano é impossível ficarmos indiferentes à floração das buganvilias, estão por todo o lado, em muros, pérgulas, portões , treliças. Estamos mais habituado a vê-las conduzidas em trepadeira , mas também se utilizam como arbustos talhados e até como árvores.
As tonalidades da floração são muitas, desde os cor de rosa forte, até cor de rosa pálido, branco, amarelo, lilás, salmão, coral, encarnado, etc. Tenho dificuldade em decidir de qual gosto mais. Utilizo-as muitas vezes nos meus projetos de jardins, gosto especialmente delas em paredes brancas. 
As mais vulgares e também mais resistentes são as cor de rosa , misture várias cores se gosta de jardins muito alegres e coloridos, ou opte apenas por uma tonalidade se não quer fazer grandes misturas e o espaço não é muito grande.Não se esqueça do impacto do espaço vertical coberto de cor.
As buganvilias alegram os jardins nesta época do anos, só não aconselho a sua plantação muito perto das piscinas pois as flores e folhas caem muito e sujam bastante.
Veja que cor gosta mais e plante uma no seu jardim, também resultam muito bem em vaso ou floreira.
Inspirem-se !

É Impossível ficarmos indiferentes ...
Sintra no Verão..
Em vasos e floreiras.
Em muros e portões..
Lindo este tom lilás..
Um tom único..
O clássico cor de rosa que eu adoro.

O efeito corredor exuberante..
Na Grécia a buganvilia é uma constante, não há trepadeira mais Mediterrânica..

Aprenda um pouco mais sobre esta fantástica planta:
Bougainvillea sp
Família:Nyctaginaceae
Divisão:Angiospérmicas
Origem: América do Sul
Nome vulgar: Buganvília
Ciclo de vida: Perene
Propagação: Por estaca ou por semente
Época de plantação: Qualquer altura do ano
Época de Floração: Primavera e Verão
Cor de floração: branca, amarela, fúchsia, rosa, violeta, encarnado.
Altura: até 3m
Distância de plantação mínima: 0.6 cm
Condições de cultivo: Pleno sol, solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado. Necessita de regas regulares e de ser conduzida inicialmente. Suporta geadas e períodos de frio, suporta o ar do mar. Com temperaturas baixas perde a folha no Inverno.
Utilização: Trepadeira excelente para pérgulas, caramanchões, paredes, muros, vasos e floreiras.
Manutenção: Regas no verão, fertilização na primavera. Poda de formação e uma poda anual após a floração com remoção de flores velhas e de parte da folhagem para estimular a floração do ano seguinte.

Hoje estive na Viplant Oeiras Garden e havia buganvilias de muitas cores, todas lindas !
Vejam e escolham, são a garantia de um final de Primavera,  Verão e Outono florido..
A dificuldade está na escolha..
 Esta cor é indispensável num jardim mediterrânico
 Gosto muito da buganvilia usada como arbusto podado em bola
 Cor de rosa pálido..quase branca..um "must"
 Coral ...a cor da moda !
 Coral e branco
Amarelo !
Qual delas preferem ??
Até breve
Teres Chambel
Imagens via :Dwellers without decorators. blogspot, Bougainvillea plant. blogspot, Teresa Chambel

48 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu também ! ainda bem que há para todos os gostos e todas as cores ! obrigado pelo comentário ! bjs

      Eliminar
  2. Gosto de todas, gostava de fazer o efeito corredor que mostra, nas traseiras da minha casa. Acha que são resistentes ao gelo no inverno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabela, as cor de rosa fuschia são resistentes ao frio as outras são mais sensíveis. Pode acontecer ficarem caducas. bjs

      Eliminar
  3. Que excelente sugestão para a pérgula que queria instalar no jardim... é de crescimento rápido? Queria uma trepadeira de crescimento rápido.... obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, são de crescimento rápido principalmente as cor de rosa fuschia, a trepadeira de crescimento mais rápido é a madressilva. Obrigado um abraço

      Eliminar
  4. Ola! A minha buganvília de cor rosa perdeu as flores, ou melhor desde à 2 anos que não dá flor. O que posso fazer? Nunca a podei, porque como não o sei fazer tenho medo de a estragar. Também me pode dar umas dicas em relação a isso? (está plantada no solo de jardim, com relva à volta, a ornamentar as grades de uma varanda).
    Muito obrigada, Sílvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvia, a buganvilia apanha sol suficiente ? pelo menos 5-6 horas de sol por dia ? Deve podá-la sempre no inverno pois isso acaba por estimular a floração pois "aliviamos a planta de peso e partes secas e velhas", pode podá-la um pouco agora uma vez que ela não deu flor. bjs

      Eliminar
  5. Olá! entretanto tive outra duvida acerca destas lindas plantes: é fácil a propagação por estaca? algum cuidado especial (a estaca dever ter folhas ou não?). Gostaria também de saber a sua opinião relativa à "hormona de enraizamento" - aconselha a sua utilização? ou existem alternativas?
    Tantas duvidas para um só comentário!! :)
    Muito obrigada!
    Sílvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvia, pega bem de estaca, a estaca deve ter mais ou menos 10 cm e pode ter algumas folhas ( não muitas), pode usar hormona de enraizamento que ajuda a enraizar, não tenho nada contra . Faça várias estacas pois a taxa de sucesso nem sempre é grande.
      bjs

      Eliminar
  6. Obrigada pelas dicas. Vou tentar partiram-se 2 hastes boas...estao em agua ha algum tempo. ... Vamos a ver

    ResponderEliminar
  7. Parabéns por este espaço dedicado a esta maravilhosa planta.
    Tenho uma, que embora um pouco desprezada, continua a presentear-me com o seu esplêndido colorido...
    Vou começar a dar-lhe muito mais atenção, depois que passei por aqui !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, e trate bem da sua buganvilia pois ela merece ! bjs

      Eliminar
  8. eu também tenho é maravilhoso, todos param para apreciar

    ResponderEliminar
  9. Adoro buganvilias e é a terceira tentativa que faço para a colocar na minha varanda que tem um canteiro em comprimento. Acontece que das vezes anteriores a planta não sobreviveu. Há uma semana que voltei a tentar. Comprei-a num vaso e transplantei-a para o canteiro. Mantém as flores (cor de rosa fuchsia) mas as folhas começam a estar um pouco encarquilhadas e a cairem algumas. Tenho regado e não sei o que se passa. Pode ajudar-me ? Parabéns pelo blog que lindas imagens !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa, a sua varanda tem sol direto ? a buganvilia precisa de pelo menos 5 ou 6 horas de sol direto por dia. bjs

      Eliminar
  10. Adoro buganvílias! Tenho algumas no muro à frente da minha casa. Elas estão floridas quase todo ano, as flores são em cacho, muito cheias, são diferentes das outras de pétalas simples, não sei como se chamam...tenho uma cujas flores são da cor de vinho tinto, outra cor-de-rosa e outra alaranjada. Plantei uma branca recentemente junto das outras, estou ansiosa para que ela vingue, para ver o efeito! Gostei do seu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos seus comentários e volte sempre, bjs

      Eliminar
  11. Olá Teresa, desde que conheci o seu blog, que tenho devorado ávidamente os posts que coloca. Já fiz muitas alterações no jardim à conta disso e a última que fiz deixou-me a seguinte dúvida: Moro em Sintra e comprei uma Buganvíllia rosa fúcia que a coloquei em vaso grande, mas numa zona que na primavera/verão só tem sol a partir das 15 horas, no Inverno terá aprox.1 a 2 horas de sol. Adoro o sítio onde está, mas tenho dúvidas, acha que a devo retirar deste local? Álem desta também comprei duas mandevillas que coloquei em vaso grande e só recebem sol até às 13 horas. Qual a sua opinião sobre a localização destas? Grato pela atenção e continuação de bom trabalho! Ricardo Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo, da minha experiencia as buganvilias preferem mais horas de sol e gostam muito de exposição solar sul. As mandevilas aguentam só sol de manhã, para as zonas com menos sol pode optar por colocar jasmim, vinha virgem, hera, etc Obrigado pela visita, Um abraço

      Eliminar
    2. Fernado Teixeira de Sousa26 de maio de 2014 às 03:39

      Olá;Muitos parabens pelo Blog
      Plantei uma buganvilia num dos cantos de uma escadaria nobre de pedra na entrada principal de uma casa antiga. Do lado oposto já tenho outra que se deu muito bem. Agora apesar de rega e adubo a que plantei parece não querer vingar. Daquele lado apanha muito pouco sol durante o dia . Será só disso ?Agradeço ajuda.

      Eliminar
  12. OLA ,SEU BLOG E OTIMO.....EU TENHO UM TERRENO COM 20 M DE FRENTE E 170 M DE COMPRIMENTO. GOSTARIA DE FORMAR UMA CERCA VIVA COM BUGANVILIAS QUAL A DISTANCIA PARA O PLANTIO......QUANTO TEMPO LEVA PARA ALCAÇAR 1,70 METROS DE ALTURA....AS PLANTAS SERAO ORIENTADAS NO ARAME DA CERCA.....

    DELSON GOMES....dj.delson@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Delson, o ideal é plantar de 1 m em 1 m, no minimo a distancia deve ser de 0.7 cm e no máximo de 1,5 m. Pode comprá-las já com um metro e no ano seguinte já devem ter crescido quase até ao 1, 7 m. Deve orientá-as e prendelas para que vão sendo conduzidas pela cerca. Um abraço

      Eliminar
  13. Parabéns pelo blog! Amo de paixão...me tire uma dúvida...Para plantar,a semente precisa está seca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sinceramente nunca semeei buganvilias por isso não lhe sei responder. Um abraço

      Eliminar
  14. ola tenho uma buganvilia numa zona a beira mar e que apanha bastante sol. há 2 anos que aparece muita mosca e as folhas caem e ficam todas encaroladas com uma massa branca. sera que me pode ajudar? tenho pena porque já fiz varias experiencias e nada resulta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena, pode ser alguma praga, tente pulverizar com uma mistura de água (1l) detergente amarelo da loiça ( uma medida) e uma colher de sopa de alcool, podá-la e limpar-lhe as folhas e ramos secos pode ajudar, adicione também um substrato para plantas com flor ( siro royal por exemplo) ou humus de minhoca. bjs

      Eliminar
  15. Parabéns pelo seu blog. Gostei! A buganvília precisa de um vaso grande? É preciso mudar a terra com frequência? Desculpe estas perguntas de leigo na matéria mas gostaria de ter uma planta dessas na minha varanda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é preciso um vaso com pelo menos 40 cm de profundidade e deve colocar um bom substrato e fertilizar pelo menos duas vezes por ano ( no inicio da primavera e no verão) só precisa de mudar de substrato de três em três anos, bjs

      Eliminar
  16. Plantei uma buganvília já faz uns quatro ela só faz galhos e não floresce já podei varias vezes.

    ResponderEliminar
  17. FIZ MUDAS COM ESTUFAS, JÁ TÊM BROTOS DE 30 CM. QUANDO POSSO TIRAR AS ESTUFAS E PASSAR PARA VASOS?

    ResponderEliminar
  18. Tereza, gostaria de saber a epoca de floração em Brasilia, casarei-me em setembro e quero muito decorar com buganvílias...pesquisei na internet mas não encontrei..Grata!!

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde, plantei faz um ano no próximo mês, 5 buganvilias de diversas cores, estão plantadas junto de um muro, numa zona bem ensolarada exposição solar durante 6 horas diárias, a rega é de sistema automatica, também não passam sede, desde que as plantei, cresceram e floriram bem até ao inicio de mês de Dezembro, depois, o frio deu conta delas, fazendo com que as folhas secassem por completo... já estamos na primavera e em finais de Abril e até ver nada de rebentação de folhas ou flores, será que ainda vai recuperar? Há poucos dias coloquei abubo azul, será que fiz bem? Grata pela atenção dispensada.

    ResponderEliminar
  20. Sou apaixonado por essa planta, tenho 4 cores ( vermelho, lilás, cor de abóbora e pink) maioria estão florindo! Se a sua parou de florir ter uma podada nos galhos velhos, com certeza os novos galhos irão nascer acompanhado de flores! Abs...

    ResponderEliminar
  21. Gostaria de informações de como plantar sementes de buganvília. Ganhei algumas sementes mais não sei como platar, é preciso terra especial, areia, ou algo diferente pea planta-las?

    ResponderEliminar
  22. Lindas, florescem o ano todo, ainda mais onde tem muito sol.

    ResponderEliminar
  23. Tereza ,adoro esta flor,estou fazendo uma cerca viva,estou a procura da cor roxa bem escura, e esta que parece ser até azul, ja fui em varias floriculturas,eles perguntao Obrigada o nome da cor,mas não sei, sabe me informar. Obrigada Abraços.

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde.
    Gostaria de saber se é necessário algum procedimento específico para o plantio da primavera por sementes. Ou seria simplesmente depositar as sementes na terra?
    Qual o tempo para germinação?
    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderEliminar
  25. Vivo em Marvão e no Inverno está muito frio e vento. Não consigo manter uma buganvília viva. A que tenho agora, apanha sol e está num hall onde não apanha gelo directamente, mas as folhas secaram. Será do vento frio? Que posso fazer? A planta está perdida?

    ResponderEliminar
  26. Olá, eu amo essa planta, e gostaria de plantá-la no meu quintal, mas estou com dúvida se posso plantá-la junto ao muro ou se tem um distância mínima, pois não se as raízes podem danificar a estrutura do muro. Parabéns pelo blog, é simplesmente fantástico.

    ResponderEliminar
  27. Olá! Parabéns pelo blog. Plantei minha buganvília a uma semana, e estou apavorada, pois todas as folhas caíram. Algumas flores ficaram, mas parece que está seca. Estou regando diariamente e o solo é bem fértil. Ela pega sol do meio dia às 15h, mas apenas na parte superior da planta, precisa de sol na raiz? Me ajuda, por favor, não quero perder minha planta.

    ResponderEliminar
  28. olá...como plantar as primaveras por sementes, ja as possuo mas não sei como cultivar...obrigado

    ResponderEliminar
  29. olá...como plantar as primaveras por sementes, ja as possuo mas não sei como cultivar...obrigado

    ResponderEliminar
  30. Teresa Chambel, bom dia.
    Poderia me dar uma orientação, por favor? Acabei de comprar uma muda de porte médio (1,50 m mais ou menos) da minha Buganvília rosa....linda demais....há anos que venho namorando essas trepadeiras......só que não sei nem que tipo de fertilizante nem tão pouco a quantidade a usar....poderia me informar o que comprar, quantidade a usar e de quanto em quanto tempo eu devo fertilizar a minha buganvília? Muito obrigada. Katia Hormazabal.

    ResponderEliminar
  31. Olá amo as primaveras, mas estou com dificuldades de fazer mudas.Pode me ajudar a fazer mudas com galhos?

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve