sábado, 30 de junho de 2012

Quem não gosta de alfazemas ?

Queridos amigos,
As alfazemas são sem dúvida uma das minhas plantas favoritas e que utilizo sempre nos projetos dos jardins que faço. Gostam de sol e calor, precisam de pouca água,  são resistentes, aromáticas, fazem maciços extraordinários, quando em flor são as "rainhas do jardim". Gosto também de as utilizar em vasos e floreiras. Há muitas espécies, variedades e cultivares de alfazemas mas são todas do género Lavandula. Existe o rosmaninho que é uma alfazema e é espontâneo no nosso país. No meu terraço já tentei sem sucesso ter rosmaninhos, acabaram sempre por secar e morrer e não foi por falta de rega. Agora tenho uma Lavandula dentata quase há dois anos e está linda. 
Quem resiste a um campo de alfazemas em França ?
Ou a uma plantação na Croácia ?
Mas não é preciso ter um campo delas para as poder apanhar em cestos ! as alfazemas dão muita flor..
Uma das utilizações que mais gosto para as alfazemas é a delimitar caminhos, o efeito é único. Esta é a Lavandula angustifolia hidcote, uma das minhas alfazemas preferidas e que existe no mercado nacional. 


Adoro o contraste do verde com a cor da alfazema.
Não há nada que se compare com a floração e o aroma das alfazemas..são plantas indispensáveis em qualquer tipo de jardim !
Desde que o solo seja bem drenado e haja sol as alfazemas são sempre uma opção.

Em jardins rochosos, em taludes e muros é sempre uma excelente escolha.
Maciços de vários tipos de alfazemas fazem um efeito único, riscas cheias de cor, aroma e texturas diferentes !

Também se podem utilizar em vasos e floreiras ( principalmente a Lavandula dentata e a Lavandula angustifolia) o rosmaninho ( Lavandula stoechas da minha experiência tem muita dificuldade em adaptar-se em vaso. Gosta de estar em zonas, secas, rochosas e pouco regadas.


A  minha alfazema  (Lavandula dentata)
Alfazema hidcote em vaso, como é mais pequena resulta muito bem em pequenos vasos.
Lavandula dentata ( alfazema francesa)

Há muitas alfazemas diferentes apresento aqui as de que mais gosto e que  facilmente se encontram no mercado nacional ( Na Viplant estão lindas ! principalmente a Hidcote
Lavandula angustifolia Hidcote
Lavandula angustifolia
Lavandula dentata















Lavandula pinnata
Lavandula stoechas ( o nosso rosmaninho)

Uma variedade blueberry que nunca vi em Portugal
Lavandula viridis a alfazema de flor branca, gosto muito de a misturar com a de flor cor de rosa, atenção que é uma planta que por vezes se adapta com alguma dificuldade.

A poda das alfazemas ! o segredo da sua longevidade e floração exuberante.

As alfazemas precisam de ser podadas pelo menos duas vezes ao ano para se manterei m saudáveis, bonitas e florirem em pleno. Segundo os ingleses deve ser feita uma poda a seguir à floração, em Agosto na segunda semana de cerca de 20 cm ( inicio de Agosto ( dia 8) , mês 8, deve podar-se 8 polegadas (+-20 cm). Para além desta poda dever ser feita outra no inicio da primavera para garantirmos que a planta não perde a forma e floresce em condições.
Devem ser retiradas todas as flores e hastes florais no final da floração.

Descobri esta imagem muito elucidativa (num site inglês), para evitar que as alfazemas sequem e fiquem feias a poda deve ser feita com esta forma.

Para quem quer saber mais um pouco sobre esta planta extraordinária:

Lavandula angustifolia
Lavandula dentata
Há muitas alfazemas diferentes e todas elas têm mais ou menos as mesmas características e propriedades, gosto muito da Lavandula dentata  ( mais alta de um verde mais escuro e de folha dentada) Lavandula spica (mais pequena de folhagem mais acinzentada). Gosto de misturar várias alfazemas diferentes.
Exposição solar – Sol pleno.
Solo – Solos pobres e bem drenados
Ciclo de vida – Perene
Época de floração – Maio - Novembro
Cor da floração – Roxo
Época de plantação – Primavera; Outono
Densidade de plantação no terreno – 4-5 plantas/m2. 20 cm de distancia de plantação.
Floreira /vaso – Dá-se bem em vaso mas precisa de espaço para se desenvolver e durar bastantes anos (30- 40 cm ø) são suficientes, num vaso deve colocar apenas uma planta.
Colheita –Podem-se colher em qualquer época do ano.
Manutenção – Não precisa de grandes cuidados de manutenção.
Necessidades em água - Necessita de regas regulares mas nunca em excesso.
Propriedades –Todas as suas partes são utilizadas, em saladas, sopas e molhos. Propriedades digestivas.


Já tem alfazemas no seu jardim ? senão tem vá comprar e aproveite que este mês ainda estão em flor !
Até breve e obrigado por gostarem de jardins !
Teresa Chambel

Imagens via: Garden of Eaden, The Bruce Company, The Lavander, Ewa in the Garden, Lavender-Croatia, Teresa Chambel

42 comentários:

  1. Eu adoro alfazema, tenho 2 qualidades mas não consegui identificar os nomes a avaliar pelas fotos, não estão muito bem cuidadas porque tenho sempre receio em como as cortar, normalmente apanho as flores para enfeitar as jarras, uma delas está neste momento em flor...a outra está apenas com algumas folhas e muitos troncos secos...ainda vou a tempo de a podar?
    Tenho um rosmaninho num vaso e já fez 1 ano, está muito bonito mas é a 1ª vez que consegui, já tinha tentado mais vezes, este veio do norte num passeio que fiz em família, apanhei 2 numa zona de floresta (mato) e 1 resistiu :)
    Aqui na minha zona existem muitos...
    Obrigada pelas dicas, com a visita regular ao seu blog, já aprendi muito, obrigada pela partilha, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elisabete, eu costumo responder a todos os comentários..não sei porque não respondi a este ! mais vale tarde que nuca ! pode agora as suas alfazemas mas cuidado com o rosmaninho ( já matei vários..) não gostam nada de podas ! beijinhos e obrigado pelos seus comentários sempre tão simpáticos. bjs

      Eliminar
  2. Olá! sou aromaterapeuta e apaixonada por lavandas...sempre que posso, vou me deliciar na Provence, entre os campos em flor...uma amiga minha falou desta ppostagem e adorei! abraços e até mais! http://claudiaroma.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia, obrigado pela visita e volte sempre ! já fui ver o seu blogue e fiquei seguidora ! beijos e bom fim de semana

      Eliminar
  3. Olá, comprei um vasinho de alfazema eu acho que é a Alfazema hidcote, é um vaso pequeno com uns 10 cm de diametro, gostaria de saber se convem mudar para um maior ou não, ele ja tem varias flores que ainda n estão todas completamente abertas, mas tenho um prob a minha casa é um res-de-chão so bate o sol directamente até as 11h. será que se vai dar cá? e posso por dentro de casa ou ponho fora?
    Obrigado pelo post, muito interessante. Vanda Romão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanda, Convém mudar para um vaso maior ( 20-30 cm de diametro) para ela crescer à vontade, pode comprar substrato para aromáticas que ela agradece, gosta mais de sol mas eu tenho uma no terraço que apanha sol até às 12.00 e está linda, dentro de casa normalmente não se dão muito bem.
      Vá cortando as flores secas e pode-a a seguir à floração.
      bjs e volte sempre

      Eliminar
  4. Olá Teresa, gosto imenso do seu blog, que conheci recentemente.

    Tenho um vaso com alfazema em casa, porque foi o que ofereci no meu casamento. Como tive uma má experiência com uma que transplantei anteriormente (que morreu), deixei esta no vaso onde a comprei até há umas semanas, data em que a transplantei para um vaso de aproximadamente 20-30 cm de diâmetro, conforme sugere neste post.

    As folhas estão um pouco enroladas, os ramos não cresceram direitos como os seus e os que vemos nas fotos. Será que devo fazer algum tipo de poda? Tenho quase medo de lhe tocar, porque como foi a única que me sobrou do casamento, tenho um carinho especial por ela. Infelizmente não tenho varanda aberta, por isso coloquei-a ao pé das aromáticas, no parapeito da cozinha, junto à janela. Este local apanha sol apenas pela manhã.

    Algumas dicas para a ajudar a crescer bonita, considerando estas condições? Será que é possível ela viver ali? :)

    Beijinho e obrigada

    Diana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana,
      Alfazema não gosta muito de estar dentro de casa ..mas vamos ver se aguentamos a sua ! regue-a apenas quando a terra estiver seca, vá cortando as flores secas e pode-a no próximo inverno, se conseguir ponha-a de vez enquando fora da janela para apanhar algum sol direto. Cuidado com a humidade e calor da cozinha, areje-a para não se desenvolverem fungos nas suas plantas.
      As folhas estarem enroladas a pós o transplante é normal, se ela começar a ficar amarela e secar é que é mau sinal. Nãos ei se ajudei, qualquer d´´uvida diga ! bjs

      Eliminar
  5. Olá,
    Descobri o seu blog numa pesquisa sobre alfazema e gostei muito. Gosto muito de alfazema e o ano passado comprei uma carteira de semente e semeei várias sementes num vaso pequeno. Nasceram muitos pezinhos mas fininhos, a semana passada resolvi transplantar alguns pés para outros vasos e como são pequeninos coloquei vários (6 a 8) em cada floreira ou vaso porque quero ter os vasos bem preenchidos, no entanto, depois que li o seu post fiquei na dúvida... Também acho que para 1 ano os pés já deviam ser maiores e mais fortes mas como não percebo nada e estou agora a começar receio que não venha a dar flor este ano ainda. Também me apercebi, apos a leitura do seu post que estou a exagerar na água, pelo que vou reduzir. Alguma dica que me possa dar ou é esperar para ver o que dá? Parabéns pelo blog, vu passar aqui regularmente para ver se aprendo alguma coisa mais. Cumprimentos, Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, as alfazemas crescem bastante e numa floreira não caberá no futuro mais do que uma ou duas senão acabam por competir muito e morrem todas ou ficam enfezadas. Podem não dar flor este ano, é normal. Pode acrescentar algum humus às floreiras para terem mais alimento. bjs

      Eliminar
    2. olá, muito obrigada pela pronta resposta! Acha então que é possível, quando começarem a crescer, mudar nessa altura para outros vasos ou jardim? É que agora, ver só um pezinho naquela imensidão de floreira não sei o que me parece :)Obrigada, Bj, Maria

      Eliminar
  6. Olá Teresa! Adquiri uma lavandula dentada, trnsplantei-a para um vaso com 20 cm de diâmetro há umas duas semanas, tenho regado ela apenas uma vez na semana, a ponto de não ver água no prato do vaso, mas ela esta murchando. Ela estava dentro de casa em um local com pouca luminosidade, agora a coloquei em um local com mais luz, mas aqui onde moro além de ser praia têm chovido mto, tenho medo q a umidade do ar possa prejudicá-la mais ainda. O q devo fz???? Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Ela pode estar só a ressentir-se da mudança, mas ela gosta de estar ao ar livre, em pleno sol com pouca água mas não aguenta a secura total.
      Vá cortando as partes secas e se puder adicione um pouco de substrato próprio para plantas aromáticas e medicinais.
      Um abraço

      Eliminar
  7. ADOREI A SUA PESQUISA SOBRE aLFAZEMA E ADORARIA SABER SE A QUE TENHO EM CASA,COMPRADA COMO ALFAZEMA EM UM POMAR AQUI DO rIO, .E ALFAZEMA MESMO. bRANCA, UM ARBUSTO DELICADO E MUITO CHEIROSA. nAO A ENCONTREI ENTRE AS SUAS. tENHO DÚVIDAS. aBRAÇO. mEU EMAIL É; CONTOSINFANTIS@GMAIL;COM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Flor, se puder envie-me uma fotografia da sua alfazema para tchambel@planoauxiliar.pt para ver se a posso ajudar, bjs

      Eliminar
  8. Olá,

    tenho um vaso com alfazema e gostava de saber se posso cortá-la para que nasça mais forte e ual seria a melhor altura para fazê-lo.

    muito obrigada,

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida, pode podar a seguir à floração mas não corte mais do que 1/3 da parte verde . bjs

      Eliminar
  9. Olá. Parabéns pela pesquisa. Fiquei fascinada pelos campos de lavanda.
    Comprei uma muda de Alfazema a uns dois menos, na verdade um vaso formado e já florindo, porem as flores não ficaram roxas. Será pela qualidade da terra utilizada? Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser da variedade de alfazema, há umas com flor cor-de-rosa e outras brancas.
      bjs

      Eliminar
  10. Tenho muitas alfazemas no jardim, mas como estavam fortes e a ficar secas no pé, podei-as agora bem curtinhas. Será que as matei? Como vai começar a Primavera, espero que rebentem.
    Anita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anita, as alfazemas não gostam muito de podas radicais ! espero que rebentem mas pode não aguentar. bjs

      Eliminar
  11. Olá, pode ser da variedade de alfazema, há umas com flor cor-de-rosa e outras brancas.
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Olá Anita, as alfazemas não gostam muito de podas radicais ! espero que rebentem mas pode não aguentar. bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá sem querer vim ter a este blog e adorei. Tenho alfazemas no jardim, mas como estavam fortes resolvi podá-las bem curtinhas para secar e mais tarde colocá-las em saquinhos e distribui-los pelas gavetas. Será que fiz bem? Gostava de ter mais variedades de alfazemas mas não encontro. Muito obrigada pelo seu blog
    Branca

    ResponderEliminar
  14. Olá Branca, normalmente as alfazemas não gostam muito de podas radicais. Em relação às variedades de alfazemas, infelizmente não costuma haver muitas nos viveiros, mas agora na primavera aparecem mais, a lavandula spica, lavandula hicote, lavandula dentata, lavandula delicantissima. Bjs e obrigado pela visita

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Teresa, muito elucidativo o seu blog. Comprei uma bela muda (há uns 15, 20 dias) de alfazema e plantei na sacada onde bate o sol da tarde. A terra é aquela adubada que se compra pronta. Mas parece que a minha alfazema gosta de água, diferentemente do que se diz. Comecei regando uma vez por semana, mas já são duas vezes que a encontro murcha, os pendões caídos. Basta pro um pouco de água e eles se levantam! Devo regar mais de uma vez pro semana? Nesse caso, com menos quantidade de água de cada vez? Maria Rosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa, as alfazemas em vaso ou floreira devem ser regadas mais vezes do que em canteiro ou terra natural pois o substrato seca muito, regue sempre que a encontrar murcha e o melhor é regar à noite para não evaporar tanto. bjs e boa sorte

      Eliminar
  17. Comprei, há um ano, sete mudas de alfazema. Embora muitas mudas à venda sejam geneticamente modificadas - o que as impede de produzir outras mudas -, no fim do ano passado tive a sorte de conseguir três mudas. No entanto, desde o começo deste ano todas as minhas tentativas de produzir outras mudas (sejam das sete originais como das três da "segunda geração") foram infrutíferas. Cerquei todas as variáveis possíveis (abrigo, substrato, água, etc.) e nada. Vocês teriam alguma orientação para me dar? Agradeço desde já.

    ResponderEliminar
  18. comprei sementes delas, e elas começaram a brotar, mas estão em minha janela e esta protegida da luz, pq onde moro venta muito, isso pode prejudica-la....
    devo colocar ela exposta mesmo ventando muito e estando frio....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, as alfazemas gostam de sol direto para florirem, se conseguir coloque-a ao sol e tente proteger dos ventos mais fortes embora elas sejam resistentes ao vento. Um abraço

      Eliminar
  19. olá, comprei uma plantinha de alfazema na feira da escola do meu filho. pus num vaso grande e lá está ela enorme, só quatro meses e está linda. pelo que vi tenho de podar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, só deve podar no final da floração, mas é importante podar sempre para ela rejuvenescer e dar mais flor na próxima primavera. Um abraço

      Eliminar
  20. Olá Teresa, adorei aeu blog, muito informativo e didático! Comprei a 2 semanas um vaso de Lavandula dentata (ao menos creio que seja essa espécie) e gostaria de saber se já é o momento ideal para a poda! Ela ja está florida, mas ainda possui botões que não abriram, preciso esperar mais algum tempo? Como faço para te enviar algumas fotos para que você possa avaliar melhor qual a espécie, e quando devo proceder com a poda? Você tem email? Desde já agradeço, e parabéns mais uma vez pelo lindo blog!!! Estou no aguardo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diogo, deve podar a sua alfazema só no final da floração, quando já tem muito pouca flor e não tem mais botões para abrir, pode faz-lo no final do outono ou no inverno. pode enviar-me um mail para tmchambel@gmail.com, um abraço

      Eliminar
  21. Bom dia Teresa! Muito boas suas dicas. Gostaria de saber o que fazer com um pé de alfazema que está com os galhos marrons por baixo (aparência de queimado) , a planta ainda tem salvação? Ele foi replantado, não sei se reguei demais, pensei em podar um pouco, o que fazer? Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  22. Olá..comprei uma muda de lavanda das flores roxas. Transferi para um vaso maior. Coloquei terra vermelha no fundo. Terra adubada e depois plantei a muda e coloquei mais terra por cima. Mais ela esta murchando. Ainda posso recupera-la?

    ResponderEliminar
  23. Bom dia, espero que possa me ajudar, eu comprei em março agora, na minha lua de mel kkkkkkkkkkkkkk,uma alfazema lindaaaaaaaaaaaaaaa Florida, daí minha mãe podou em 3/4meses depois,ela voltou a crescer, só que cresceu com a forma de um alface e nunca mais deu flores. Aliás parece uma samambaia. Tomara que possas me orientar. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  24. BOM DIA!

    Comprei uma lavanda a alguns dias. Troquei de vaso, porém percebo que está murcha. Não é falta de água.

    Lucia Pessoa

    ResponderEliminar
  25. Por favor, minha lavanda está muchando, ela está cheia de brotos e estava nascendo novos brotos.mas do nada está muchando..os brotos estão caidos. Minha varanda vena bastante e na tem vidro e bate o sol de manhã... o que pode ser
    ? Obrigada

    ResponderEliminar
  26. Olá.comprei uma muda de lavanda linda está até com botões, mas depois de uma semana em casa começou a secar as folhas por baixo e alguns botões, ela está em um vaso com essa terra comprada estou regando uma vez por semana será falta de água ou falta de aol? Agora coloquei ela no sol, e vai pegar sol na parte da manhã inteira.

    ResponderEliminar
  27. Olá.comprei uma muda de lavanda linda está até com botões, mas depois de uma semana em casa começou a secar as folhas por baixo e alguns botões, ela está em um vaso com essa terra comprada estou regando uma vez por semana será falta de água ou falta de aol? Agora coloquei ela no sol, e vai pegar sol na parte da manhã inteira.

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve