terça-feira, 17 de julho de 2012

Jardim no Restelo, um dos meus últimos projetos

Queridos amigos,
Vou partilhar convosco um projeto que desenvolvi o ano passado e cuja construção terminou agora , é um jardim em Lisboa no Restelo, para uma família fantástica com várias crianças !
Este é um espaço privilegiado dentro cidade e foi tratado como um “pequeno oásis”, onde adultos e crianças poderão encontrar uma pausa na confusão do quotidiano. 
Vista geral dos patamares
 O espaço exterior tem um desenho fluído  onde o verde, as texturas, os aromas e as cores dominam o espaço e  enchem-no de frescura e conforto. O espaço foi dividido em três socalcos ligados entre si por escadas em sulipa de madeira. Os muros são em betão..

A ideia chave foi maximizar a utilização e promover a utilização do espaço exterior como parte integrante de todo o dia-a-dia da família. O espaço exterior é para ser usufruído todos os dias por todos.

A Envolvente da piscina
A envolvente da piscina será uma zona de estar por excelencia, com um ambiente descontraído.


Um grande bonsai marca uma zona de estar junto da sala

A horta
As hortas estão na ordem do dia, são um fenómeno em crescimento e uma moda, mas podem ser muito mais do que isso. Criar as suas horticolas de forma orgânica, numa pequena horta, varanda, terraço ou jardim é muito fácil e gratificante, beber um sumo de maracujá do seu jardim, ter a sua colheita de morangos, tomate cereja, courgetes, pimentos, piri-piri, alfaces, rucula ou couve, temperar a sua comida com as ervas aromáticas que recolhe frescas na sua horta podem ser uma forma de se aproximar da natureza e das crianças se verem envolvidas com uma actividade apaixonante que as faz parar e perceber o “tempo” das plantas, o tempo que levam a crescer até estarem em condições de serem colhidas e utilizadas. O prazer de colher e comer será renovado.

Para tornar o espaço mais organizado e mais fácil de trabalhar foram construídos canteiros em madeira (sulipa ) com cerca de 50 cm de altura. No muro limite foram colocadas plantas trepadeiras também comestíveis.
Tirando partido do declive do terreno criaram-se três patamares, o primeiro de apoio à sala de estar com o pavimento em sulipa e uma guarda em canas de bambu secas e tratadas.



 O segundo e o terceiro das crianças, nestes dois patamares estão localizadas uma casinha destinada ás brincadeiras de princesas e piratas, um baloiço de madeira e um escorrega.  
As crianças serão por excelência as grandes utilizadoras deste espaço, e embora saibamos que irão utilizar todo o, jardim nas suas brincadeiras, foi criado para elas um espaço especial, onde se irão sentir únicas.

Todas estas estruturas foram feitas à medida por encomenda à empresa Myrtus bem como a guarda de bambu, que foi executada com cana de bambu da Bambuparque

Baloiço e escada de sulipa
Casinha e escorrega

Materiais
Os materiais a utilizar serão essencialmente a madeira nos pavimentos, escadas e mobiliário e os muros serão em betão mas ficarão cobertos com vegetação e acabarão por desaparecer e o aço cortene nas floreiras e remates de pavimento.
Escada em sulipa
Escada em sulipa plantada com margacinha
As escadas são em sulipas dos caminhos de ferro  bem como os caminhos que atravessam os relvados e conduzem à horta.




As floreiras e os remates das zonas plantadas são em aço cortene e os  muros em betão à vista, materiais muito puristas que se assumem sem tirar o protagonismo à vegetação.


Vegetação
Todo este espaço irá ter um ambiente marcadamente mediterrãnico em termos de escolha de vegetação , sempre que possível serão utilizadas espécies comestíveis e/ou muito aromáticas, desde as árvores com a escolha de laranjeiras, limoeiros, tangerineiras e romanzeiras de jardim, até ás trepadeiras (plumbago e jasmim, maracujá), aos arbustos, medronheiros, alfazemas, loureiros, murtas e alecrins. Para dar alguma frescura e exotismo o espaço será pontuado com especies como os bambus, que têm a grande vantagem de ser de crescimento rápidoe  ao mesmo tempo possuirem uma variedade de tons de verde que irão iluminar o espaço.
Alfazemas e festucas
Festucas e pitosporo
                    Salvias




Pinheiro existente e lancil em aço corten




 O jardim antes


Zona da entrada
Escada de betão que foi coberta por sulipas
Local da futura horta
Talude que foi transformado em socalcos

O projeto de arquitetura é da autoria do Gonçalo Fonseca, a decoração da Rita Cabral e Bárbara Bliebernicht, a construção do jardim foi feita pela Jarpis - Diogo Guedes Vaz.
O projeto do jardim é a da minha autoria com a colaboração da Patrícia Machado e Ana Santos
Fotografias de Teresa Chambel

12 comentários:

  1. Adorei Teresa! Favoritos... definitivamente todas as aplicações das sulipas. Gosto do aspecto sólido e seguro do baloiço e das escadas... e a ideia da enorme bonsai junto à sala!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado minha querida ! também estou contente com este trabalho ! bjs

    ResponderEliminar
  3. Muito original,exótico,com pormenores muito belos.Tudo muito bem conseguido.A escolha das plantas ,as sulipas ,os espaços para as crianças,as hortas...

    Os seus projectos encantam-me.

    Muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Maria, fico sempre comovida com os seus comentários tão simpáticos. Gostei muito de fazer este projeto, os clientes também eram muito especiais e isso ajuda sempre ! bjs

    ResponderEliminar
  5. adorei o jardim, muito bonito e cheio de pormenores !!

    Parabens !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado é gratificante saber que gostam do meu trabalho, é um jardim pequeno mas que parece maior pois tem muitos "acontecimentos", um abraço

      Eliminar
  6. Olá Teresa!! Uaaaaaaauuuu, adorei, Projecto maravilhoso!!...as escadas e o bonsai são os meus favoritos, mas todo o resto do jardim está também fabuloso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Zé Pedro pelo seu comentário tão querido ! tenho visto o seu blog e tenho de lhe dar os parabéns, excelentes publicações e ideias ! bjs

      Eliminar
  7. Olá Teresa,

    Estou ainda a descobrir o seu blog. gostei bastante deste projeto, especialmente do uso das sulipas. Já vi projectos em que são utilizadas na sala de estar embutidas na parede a servir de estante. Dá um ar rústico à casa e ao espaço. Uma pergunta, na zona de Lisboa, onde posso adquirir as plantas?
    Cptos.

    Rui Marques
    ruimtmarques@outlook.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui, obrigado pelo seu comentário. Eu uso muitas vezes sulipas nos jardins pois é um material, barato, resistente e que dá um ar rustico aos jardins. Para comprar plantas eu gosto muito da viplant Oeiras Garden em Porto Salvo, mas tem também o Horto do Campo Grande ( no campo grande) e o jardim Primavera em Sintra, depende do que lhe der mais jeito. todos eles têm uma boa relação preço/qualidade. Qualquer duvida diga. Abraço

      Eliminar
  8. Olá Teresa,
    Este projecto está muito bom, as sulipas dão-lhe um outro ar. E é por causa das sulipas que eu aqui vim parar e este projecto apenas o veio confirmar. Pode dizer-me onde posso encontrar sulipas na zona de Lisboa?
    Obrigado,
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel, obrigado pela visita ! estas sulipas são da Carmo (eco sulipas) http://www.carmo.com/pt/outros-produtos/eco-travessas-sulipas), estas sulipas levaram um tratamento para escurecimento. Ainda bem que gostou do projeto.
      Um abraço

      Eliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve