domingo, 19 de agosto de 2012

Adoro estufas de jardim !

Queridos amigos,
Mais uma inspiração para quem gosta de jardins ...
Penso que um dos maiores sonhos de quem gosta realmente de jardinar, fazer sementeiras, estacas, as suas próprias plantações, é ter uma estufa, onde possa por um lado guardar todo o material de jardinagem, ter uma bancada para trabalhar,  poder proteger as suas pequenas plantas do frio, da chuva, do vento e mais importante que tudo, poder jardinar todo o ano ! Eu infelizmente só tenho um pequeno terraço mas hei-de ter um jardim e uma estufa ! sonhar é fácil, é tão bom e por enquanto ainda é de graça !
Deixo-vos aqui algumas estufas que vi, há imensas empresas inglesas online que vendem estufas (o problema é que depois não é muito fácil  montá-las), mas conheço quem tenha mandado vir com sucesso, no mercado nacional há pouca variedade.
Inspirem-se e escolham a vossa estufa...as estufas també podem servir como jardim de inverno, mas ai são mais sofisticadas ! eu gostava mesmo era de ter uma estufa para jardinar e um jardim de inverno para utilizar como sala...pedir não custa nada !
 Pequena mas mais do que suficiente para um jardineiro amador
 Simples em ferro e vidro
 Muito inglesa para quem quer multiplicar plantas e ter  plantas tropicais no inverno
 Gosto muito destas em madeira, pequeninas mas já me serviam..

 Mais um modelo de ferro e vidro, estas são das que se compram via net e depois temos de montar como no Ikea...
 Moderna..também serve como jardim de inverno
 Parece uma casa de bonecas..
 Muito inglesa, a verão redonda, quanto a mim tem pouca arrumação.
 Uma estufa de madeira "home made"..
 Mais um modelo de alumínio e vidro, muito simples e funcional
 Uma verdadeira estufa antiga
Gosto muito desta em madeira pintada de azul
Também gostavam de ter uma estufa ?
Assim já podíamos semear tudo e ser auto-suficientes em hortícolas, aromáticas e até flores de época !
Espero que tenham gostado,
Obrigado e até breve
Teresa Chambel

Imagens via: Pinterest

12 comentários:

  1. Oieeeee, Teresa,
    Ainda existem muitas estufas ao modo antigo, tradicional,com a mesa ripada ao centro, mas como você, também adorei a estufa de madeira pintada de azul, e o detalhe do lado de fora, ficou bem genial....o pé de máquina antigo, acrescentou charme a estufa!
    Beijossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pequetita, eu amava ter uma estufa de jardim ! azul então...era o meu sonho ! bjs

      Eliminar
    2. Muito interessante! Uma estufa ajuda muito para as plantas tropicais! Deixo aqui a indicação do meu blogue:

      http://my-passiflora.blogspot.com

      Continue o bom trabalho!

      João Franco

      Eliminar
    3. Olá João, obrigado pela visita, vou visitar o seu blogue, até breve

      Eliminar
    4. A minha "especialidade" são as passifloraceas e as frutíferas exóticas em geral.

      Cumprimentos,

      João Franco

      Eliminar
    5. Lindo Tereza, meu sonho também tem uma <3

      Eliminar
  2. Olá. Só agora conheci este cantinho lindo. Parabéns pelo trabalho. Comecei recentemente a dar mais importância ao terraço que tenho, no meu apartamento, em Pombal. Tem cerca de 60 m2, 3 paredes em U e termina num varandim. Como é virado a norte, recentemente, utilizando paletes e umas placas em vinil, fiz uma vedação e ficou muito mais agradável e privativo. Vi alguns trabalhos em paletes e fiquei inspirado... consegui fazer uma mesa e dois sofás forrados com bases de saco cama. ficou muito giro e o meu filho passa ali horas com a caniche. Coloquei também uma piscina dessas que se vendem nas grandes superfícies e ando agora a querer dedicar-me mais ás plantas, ervas aromáticas, mas não sei muito bem o que se pode fazer nesta altura do ano. Conselhos, please...
    Obrigado,
    Tó Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tó, nesta alturapode começar a fazer as sementeiras de outono inverno, abóboras, rucula, bróculos, couves, etc. Pode ainda plantar uma série de aromáticas e horticolas para utilizar no verão ( mas só se conseguir ter pelo menos 5 horas de sol direto por dia) se não conseguir tem de optar por plantas que prefiram sombra . hortenses, azáleas, alegrias do alr, jarros, algumas aromáticas como hortelã, erva-cidreira, etc. Se me disser mais ou menos quantas horas de sol tem por dia no seu terraço conseguirei ajudar mais,um abraço

      Eliminar
  3. Comprei uma estufa para colocar na varanda. Tenho bastante espaço, sol mas também vento. Que plantas devo colocar?

    ResponderEliminar
  4. onde posso saber preços?

    ResponderEliminar
  5. Que lindasss, como funcionam essas que vc disse que se compra via internet e monta em casa?
    Abraçoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. posso fazer por encomenda em ferro e vidro
      ou ferro e acrilico . basicamente faço o trabalho de ferro necessario e depois podem ser adcionados os revestimentos conforme o gosto da pessoa

      Eliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve