quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dez coisas importantes a fazer no seu jardim no inicio do outono !

Queridos amigos,
É verdade..o verão acabou  ! aqui está o outono..lindo com os seus tons alaranjados , os dias mais pequenos...algum frio
Para que o seu jardim fique bonito no outono e no inverno é preciso que o recuperemos do verão, do calor e de alguma falta de manutenção que pode ter tido durante as nossas férias.
Eu tenho andado a tratar do meu terraço e algumas plantas bem estavam a precisar, mas com estes dias mais frescos, a chuva, algumas podas já estão a "renascer"..

Para me organizar gosto muito de fazer listas ! tenho listas para tudo..e deixo-vos aqui 10 coisas que não devem deixar de fazer no vosso jardim/ varanda/ terraço, nesta altura do ano. Atenção que se forem plantas em vaso (o meu caso) é mais importante ainda renovar antes de começar a fazer as plantações de outono/inverno.

Em relação ao que deve fazer ás suas plantas, pode fazer de duas maneiras, ou vai ponto a ponto..ou vai planta a planta e trata de cada uma do principio ao fim da lista, eu prefiro a segunda modalidade..planta a planta pois como é em vasos parece que vejo o trabalho andar mais depressa, não desespere..vá pouco a pouco senão desiste na primeira hora !

MUST DO LIST
1. Remova  as flores secas ( se quiser recolha as sementes)
2. Remova  as folhas secas
3. Remova os bolbos de verão e guarde-os dentro de casa
4. Remova as plantas anuais de verão que já devem estar meias mortas nesta altura ( os meus goivos e heliotropium são uns cadáveres...que vergonha..)
5. Elimine infestantes
6. Elimine os insetos prejudiciais ás plantas
7. Faça alguns desbastes e remoçao de ramos secos nas herbáceas e arbustos para promover o arejamento e a entrada de mais luz ( as minhas cufeas, urzes, ciclamen e alecrim estão mesmo a precisar..)

8. Depois de um verão quente e seco, é natural que o solo esteja seco e duro à superfície, quer nos canteiros quer nas floreiras ou mesmo nos vasos.
É uma boa altura para escarificar os canteiros que estão instalados há muito tempo. Ao escarificar o solo à superfície vai favorecer o arejamento e a infiltração da água estimulando a oxigenação e crescimento das raízes.
9. Incorporar novo substrato sempre que achar que as plantas precisam, no caso dos vasos como acaba por retirar " a crosta" deve adicionar e incorporar o suficiente para o vaso ficar cheio, cuidado com as raízes. Esta é uma  alternativa a mudar a planta de vaso, utilizo-a muitas vezes principalmente no caso de vasos grandes. Em vez de pôr a planta noutro vaso, pode-se apenas tirar a terra na superficie, ou seja de alterar a terra de 10 cm de altura, sem mudar o vaso ou até mesmo de tirar a planta do vaso. Deite o vaso e faça cair toda a terra que pode, raspando com uma ferramenta. Coloque o vaso direito, encha com subtrato e humus todo o volume que retirou, regue em seguida.

10. Mudar de vaso as plantas que já não têm espaço mesmo, não se esqueça de lavar e desinfetar os vasos antes de os reutilizar e de preparar os vasos como deve ser ( veja a publicação dos terraços e floreiras pois está lá tudo explicado), não esquecer a camada drenante, filtro, substrato com humus. Nunca se esqueça que um bom substrato é meio caminho andado para o sucesso das suas plantas !

Para começar penso que chega ! a seguir vamos preparar as plantações  de outono que é bem mais divertido !
Espero que tenha sido útil,
Até breve e obrigado
Teresa Chambel
Imagens via Pinterest e Teresa Chambel

17 comentários:

  1. Olá Teresa,
    Dicas muito importantes e úteis. Grande ajuda que o seu blog me tem dado. Boa continuação deste projeto.
    Rui Marques

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui, ainda bem que foi útil ! boa jardinagem, abraços

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresa!

    Muito obrigada pelas suas dicas que são preciosas para mim...dada a minha pouca experiência .

    Felicidades para si.

    ResponderEliminar
  4. Olá Teresa!

    Muito obrigada pelas suas dicas que têm sido preciosas para mim,dada a minha falta de experiência.
    felicidades para si.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado querida Maria, boa jardinagem e o que precisar diga ! beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá

    Adorei estas dicas e explicações (vale mais este blogue que muitas revistas que por aí andam :))

    Muito obrigada por partilhar connosco o seu conhecimento.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sandra, fico muito contente em saber que as minhas publicações são úteis, faz-me querer fazer mais e melhor ! beijinhos

      Eliminar
  7. No passado fim de semana foi dia de jardinagem... limpar, limpar, limpar! Para além de tudo o mencionado ainda fiz mais uma coisa. Fiz umas estacas de algumas plantas já a pensar no próximo ano. As Fuchsias (Brincos-de-Princesa) por exemplo pegam muito bem nesta altura!

    Felizmente que não foi preciso regar... S.Pedro fê-lo por mim!! :-)
    Boa jardinagem!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José, é empre um prazer vê-lo por aqui ! boa dica a das estcas de Fuchias vou falar nisso na próxima publicação.
      Um abraço e até breve

      P.S Tenho aprendido imenso no seu blogue !

      Eliminar
  8. Ótimas dicas de como cuidar do solo, me desse muitas ideias, tenho que fortalecer o solo. Adorei seu cantinho cheio de sugestões. Fiquei feliz com sua visita. Já roubei muitas ideias criativas aqui, para fazer em casa.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida amiga, obrigado pela visita ! também sou fã do seu blog que é muito inspirador ! vamos trocando ideias e pode levar daqui as que quiser !
      beijos

      Eliminar
  9. BOM DIA!!
    VENHO POR MEIO DESTA LHE CONVIDAR A CONHECER MINHA PAGINA , http://brechodosul.blogspot.com.br, SERÁ UMA HONRA TER VOCÊ COMO SEGUIDORA E LINKARMOS SE VOCÊ QUISER , ESTA DE PARABÉNS LINDA PAGINA , DESCULPA A LETRA GRANDE MAIS SOU DEFICIENTE OK!!
    SE QUISER VOTAR NO G+1 E NO TOP BLOG 2012 NO MEU BLOG AGRADEÇO . QUERENDO COMPRAR ALGO ME ESCREVA SERÁ UM ENORME PRAZER EM ATENDE-LA.OLHA JÁ ESTOU TE SEGUINDO PODERIA ME SEGUIR TAMBÉM E VOTAR NO TOP BLOG FICO GRATA .

    OBRIGADA

    MARCIA REGINA –email – admin@homesoft.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marcia, obrigado pela visita e pela sua mensagem, vou já ver o blog !
      até breve
      beijos

      Eliminar
  10. Excelentes dicas! Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve