sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Nova tendência...varanda gourmet

Queridos amigos,
Conhecem o conceito de varanda gourmet ?'
É uma nova tendência de espaço exterior, uma cozinha/sala na rua equipada com forno, fogão, bancada de cozinha, churrasco, etc  que se pode fechar ou não com "cortinas de vidro" e que faz a ligação do exterior com o interior e fomenta o "estar lá fora " que tanto gosto. Vi sobre este tema uma publicação no blog brasileiro  da Fernanda e da Andrea, blog que adoro  e que aconselho a que visitem  Casa Nostra,
A varanda ou terraço gourmet,são o hit do momento no Brasil, pode ser mais do que uma sala ou cozinha  exterior, mais do que um churrasco, forno, etc e se souber aproveitar o espaço pode ser a sua horta, o seu jardim de aromas, o seu espaço de produção, confeção e degustação gourmet !
Aqui ficam algumas inspirações...

Acolhedora..
Depurada

Moderna..

Simples e funcional..
Esta é mais uma cozinha/sala aberta para o exterior
Cozy..
Sofisticada
Cosmopolita

 Não é mais do que o "churrasco" reinventado
 Gosto das paredes verdes, com vasos ou floreiras verticais


Gosto deste ambiente vintage..e dos tons
 Numa varanda gourmet tem de ter espaço para cultivar as suas aromáticas, tomilhos, menta, cebolinho, estragão, manjericão, coentros, salsa, etc..são indispensáveis para os seus pratos gourmet..
 Bem arrumadas as suas aromáticas e as suas horticolas não ocupam muito espaço, são úteis e tornam a varanda mais verde !!

 Da parede para o prato..."parede gourmet"
 Simples mais sempre eficaz...um jardim em vasos
 E agora sim !! já pode preparar estes pratos, ao ar livre, com as suas plantas ..


Quando for grande também quero uma varanda gourmet...por enquanto vou tendo o meu pequeno terraço... cada vez mais gourmet !! a rúcula e o tomate não param de crescer..
Espero que tenham gostado.
Também querem uma varanda gourmet ??
Obrigado e até breve
Teresa Chambel
Imagens via: Casa Nostra, Pinterest, Country Style Chic, Invespark

10 comentários:

  1. Que belas ideias, quando for grande também quero ter :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Sandra! já somos duas a querer ter uma varanda gourmet !! e querer é poder ! bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Que jeito me iria dar ter assim uma cá em casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Luisa ! eu acho que se tivesse uma cozinha gourmet com uma horte e jardim de aromas não parava de cozinhar !!bjs e obrigado

      Eliminar
  4. Sempre inspiradora..!
    Ainda não tinha tido oportunidade de lhe agradecer a ajuda que o seu blog me prestou nos últimos meses. No início do Verão tomei (finalmente) coragem de pôr mãos à obra no terraço (para deleite dos meus filhos) e, para tal, as suas dicas, sugestões e partilhas, têm-se revelado um verdadeiro achado para quem, como eu, nunca tinha "jardinado". O terraço vai ganhando vida devagarinho, refiz as floreiras como ensina, plantei "folhados" para fazer uma sebe, "salvei" um aloé vera da morte certa, assim como um jasmim (que está agora a renascer). Plantei também cactos, tomilho e manjericão e outras se seguem na lista dos projectos. Tem sido um gosto imenso cuidar destas plantas e vê-las crescer.
    Entretanto o manjericão apareceu, pela 3ª vez, cheio de furinhos. Dizem-me que é piolho. Segundo uma amiga grega este bichinho morre se a planta for borrifada com água em que algumas urtigas tenho estado ao sol. O que lhe parece esta sugestão? Tem alguma outra para me dar?

    Um beijinho,
    Vanessa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Vanessa, fico muito contente por poder ser útil ! não imagina como a sua mensagem me deixou feliz !Ter um espaço exterior é sempre uma alegria para todos. Em relação ao piolho a amelhor forma é colcar água e detergente da loiça (amarelo) ou fazer uma saponária com sabão azul e branco( fazer espuma e colocar junto com a água)e pulverizar a planta, ou então molhar um algodão nesta solução e limpar a planta. Figa-me depois de resultou ! bjs

      Eliminar
  5. Querida Teresa!
    Aqui na minha cidade, muito quente por sinal e conhecida como a Califórnia brasileira, a tendência hoje é em todos os projetos de construções, já ter uma Varanda Gourmet. é muito difícil encontrar aqui um grande prédio de primeira linhagem, que não tenha a tal Varanda, cada uma mais linda que a outra.
    Eu moro em casa térrea, então minha cozinha é toda cheirinha de temperinhos, e claro tenho um espaço, uma área especial para churrasco.
    As idéias que você postou são lindas, nem saberia escolher a melhor.
    Como sempre, Parabéns
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, esta tendencia ainda não chegou em Portugal mas eu amei !! obrigado pela visita, beijos

      Eliminar
  6. Ao seguir blogs brasileiros já se vê muitas varandas assim...eu também gosto :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma tendência fantástica que está no auge no Brasil, qualquer dia chega cá !

      Eliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve