segunda-feira, 18 de março de 2013

Novidades IKEA para exterior - viva na rua !


Queridos amigos,
Esta semana tive o prazer de ir ver a apresentação da nova colecção primavera-verão IKEA para exterior, o mote da apresentação foi esta:



"Segundo o estudo da IKEA U&A (Usages & Attitudes) Homes Portugal, de Dezembro de 2012, as habitações em Portugal incluem varandas em 30% dos casos; 37% têm marquise e 14% têm terraço/pátio. Estes espaços exteriores são utilizados, no nosso país, maioritariamente para socializar, para arrumação e para atividades diárias, como estender/secar a roupa. Mas será que os portugueses não quererão utilizar estes espaços privilegiados de uma forma mais criativa e inspiradora? "

“Por cada dia de chuva em Portugal há dois dias de sol. Com este clima fantástico é crucial aproveitarmos os espaços exteriores da melhor forma possível, através de artigos com design, qualidade e que proporcionem conforto. Cadeiras, mesas de apoio, bancos, têxteis e candeeiros solares são alguns dos exemplos que podem tornar as nossas varandas, marquises e terraços mais alegres, para que os dias mais soalheiros possam ser passados ao ar livre, com família e amigos e muita descontração”, explica Richard La Graauw, Interior Design da IKEA Portugal.


Eu não podia estar mais de acordo, aliás quem segue este blogue ou já leu o meu livro sabe que eu estou sempre a dizer ( correndo o risco de ser repetitiva..) que num clima como o nosso ter um espaço exterior é ter mais uma divisão da casa pelo menos seis meses por ano.Por mais pequeno que seja o espaço exterior é uma mais-valia.
Quer seja para fazer refeições, para ler, para brincar, para apanhar sol, para ter aromáticas, hortícolas, flores, ou bocado de cada. O exterior deve ser o prolongamento da casa e para mim desperdiçá-lo é um crime, viver com o verde é muito compensador..


As soluções da IKEA são excelentes, tem uma grande variedade de materiais, cores, formas, há para todos os preços e para todos os gostos, já não há desculpas para não aproveitar a sua varanda/terraço/pátio, etc !

Deixo-vos aqui alguns dos meus ambientes e peças  favoritas e espero que se inspirem para nesta primavera/verão tirarem muito partido dos vossos espaços exteriores !


 Uma pequena zona de estar exterior como tantas varandas e pátios que temos, com mesa para refeições, plantações de aromáticas e hortícolas com soluções originais..
 Sacos de pano pendurados em calhas..


Uma solução parecida com a anterior, adoro a solução do cabide a servir de suporte a trepadeiras ! barato, eficaz e original !
A mesa básica é sempre um clássico que se reinventa..

 Uma varanda como tantas outras pode ser um refúgio, um deck, umas lonas a "fechar a guarda de ferro ", mobiliário básico de ferro renovado com uns tecidos enrolados às pernas da pesa, e uma mini-estufa que adoro !



Esta mini-estufa é uma das minhas peças favoritas !

 Estas mesas em material compósito e imitar madeira são uma excelente solução para quem quer ter pouca manutenção. Há branca e castanha e gosto destes dois ambientes diferentes que se consegue com esta mesa.


 Há almofadas de muitos e variados padrões, o difícil é escolher..






 Mesmo num recanto do terraço ou da varanda podemos criar uma zona de estar e relax ..as almofadas, as plantas, a iluminação fazem o resto

Uma sala de estar na rua, até tapetes há para exterior !
Gosto dos tapetes de exterior..

Recanto no jardim...clássico e intemporal


Cadeiras de lona às ricas para chamar a praia ! turquesa e cor-de-laranja são as cores eleitas !


A iluminação nunca deve ser descurada, veja a gama de candeeiros solares que existem ! Dê uma nova vida ao seu jardim para as noites de verão..

Para quem não tem jardim, há uma enorme variedade de vasos e floreiras



IDEIAS QUE AMEI !
Caixas pet em suportes nas calhas

Copos para aromáticas numa estante de ferro básica


Kit aromáticas

Formas de silicone !
Jarras a fazer de mini-estufa
 Chávenas de chá ou de café..

  
Mais um kit aromáticas !
Rolos de papel para fazer as suas sementeiras..reciclar é a moda e o futuro !
Caixas de plástico convertidas em mini-estufa

A mini-estufa outra vez....


Com tantas ideias a sua cozinha pode ficar assim !!
Estas são apenas algumas das muitas ideias..
Os ambientes criados na Loja IKEA de Alfragide são muitos e inspiradores..
Já tem ideias ??
Podem ver mais 
AQUI

Não se esqueçam que para ganhar o meu livro é 
AQUI !!

Obrigado pela visita
Teresa Chambel

Imagens via : IKEA

14 comentários:

  1. Ui tanta inspirapção :D adorei a mini estufa e os vasos das aromáticas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Sandra, também me apaixonei pela mini-estufa...bjs

      Eliminar
  2. Olá,
    gostei muito das ideias que deu. Eu no fim-de-semana fui buscar as mini-estufas, espero que corra tudo bem com as minhas sementeiras de ervas aromáticas. No ano passado, não tive muita sorte.

    Optei por não trazer os kits porque já tive outras experiências com outro tipo de kits que não correu bem e já ouvi outras opiniões sobre estes do ikea. Bem, não sei se o problema é meu, se é dos kits, mas de qualquer maneira, desta vez, espero que as estufas ajudem :)

    Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta,
      Confesso que nunca experimentei sementes IKEA mas o problema das sementes é que muitas vezes estão há muito tempo nos sacos e perdem a capacidade de germinar, eu costumo comprar sempre que possível sementes nacionais e tem corrido bem ! bjs

      Eliminar
  3. Belísimas ideias.

    A mesa em compósito é ótima alternativa.Tenho uma de madeira,no exterior que dá imenso trabalho...


    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, a mesa é girissima e esta coleção IKEA tem coisas fantásticas, originais e baratas, bjs

      Eliminar
  4. Que dicas preciosas. Adorei esses cantinhos. Aqui chove muito e fica difícil ter um canto decorado. Fiz um gazebo e quero colocar vidro por que os moveis estão sempre molhados. Ontem cuidei de um canteiro e lembrei de tuas dicas. Sempre esqueço de adubar as plantas.
    Aos pouco estou melhorando.
    Bjos e tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é verdade com chuva é mais dificil, mas estas mesas e cadeiras de compósito são uma excelente opção. Não esqueça de adubar as plantas ou colocar húmus de minhoca ! beijos e obrigado pela sua visita

      Eliminar
  5. Maravilhosas as ideias de exterior! Espaço não me falta, mas falta um IKEA à porta. Obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena, mesmo não sendo perto a IKEA merece uma visita nesta estação, tem coisas lindas para o jardim, varanda, terraço ! vjs e obrigado

      Eliminar
  6. Conheço este blog há pouco tempo mas sou completamente fâ da sua “cruzada” pelas varandas bonitas de Portugal ; vivi uns anos no norte de Itália-zona de Milão- e uma das coisas que mais me encantava eram precisamente as varandas ( algumas pareciam autênticos bosques) . Desde que voltei, que passo a vida a refilar contra as varandas, varandins e cª ,abandonadas das nossas cidades , no entanto, tenho que ser sensível aos argumentos dos amigos, quando dizem que, com o nosso clima, é mais difícil; é claro que com vontade , tudo se faz mas lá, as varandas e terraços tinham uma torneira permitindo por exemplo a rega programada. Assim, em casas novas ou em recuperação , aproveite-se e coloquem torneira nas varandas . A manutenção será mais fácil, o investimento será mais protegido e teremos com certeza mais varandas bonitas e confortáveis
    obrigada pelo empenho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ligia, só hoje vi a sua mensagem ( não sei porquê), obrigado e de facto eu faço uma cruzada pelas varandas e terraços floridos...mas não está fácil !! Basta um bocadinho de vontade para começar..beijinhos e volte sempre

      Eliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve