segunda-feira, 27 de maio de 2013

Especial Brasil..plantas para usar na cidade

Queridos amigos, 
Fui contactada pela empresa TECNISA que se ofereceu para fazer este artigo especialmente para os meus leitores do Brasil (que são muitos o que agradeço)
Acredito que pode ser útil para quem tem um jardim, varanda ou terraço na cidade ou que quer apenas ter plantas dentro de casa.
Aqui fica e espero que gostem !
Até breve
Teresa Chambel


Plantas para cidade grande: melhores espécies
Este artigo foi produzido pela equipe Tecnisa especialmente para Um Jardim para Cuidar

Viver na cidade grande ou em apartamentos apertados pode se tornar um grande desafio para os fãs de natureza. Exatamente por isso, organizar um cantinho especial para as plantas pode ser bastante útil, além de vantajoso para o imóvel, que fica mais verde e, consequentemente, mais acolhedor.

O primeiro passo é escolher um lugar no apartamento que esteja disponível a se tornar o jardim, seja ele pequeno, médio ou grande. O mais importante é a qualidade de vida das plantas e das pessoas que ali vivem.

Em seguida, vale lembrar que determinadas espécies são mais propícias a ambientes fechados, não apenas por serem mais resistentes a eles, como também por oferecem maiores vantagens a quem as cultiva. A incidência do sol sobre o local escolhido e a ação dos ventos também influenciam na escolha da planta, uma vez que cada uma possui necessidades diferenciadas em relação a tais fatores.

Nesse sentido, para locais onde há meia-sombra, ou seja, onde a luz solar não toma conta do lugar ou apenas o ilumina em uma parte do dia, as espécies mais indicadas são a pata-de-elefante, asplênio, palmeira-ráfis e pândano espiral.
Em lugares com bastante sol, é possível optar por espécies frutíferas, como as pequenas jabuticabeiras, ou ainda as mais verdes, como a palmeira fênix e a moreia bicolor. Já na sombra, as plantas que se dão melhor são a bromélia de sombra e palmeira-ráfis.


Se a ideia de cultivar plantinhas em casa é melhorar as condições do ar, então nada melhor do que as azaleias, bromélias, gérberas, begônias, crisântemos e cactos.

A azaleia vive bem em banheiros e cozinhas, enquanto a bromélia, que precisa apenas de luz indireta, também combina melhor com a cozinha, pois filtra a fumaça. Para barrar o excesso de ondas eletromagnéticas, os cactos são os mais indicados. Já s gérbera, a begônia e o crisântemo são os melhores amigos de casas onde moram fumantes, já que as três atuam com eficiência contra a fumaça de cigarro.

Ou seja, além de decorar o ambiente com um cantinho verde, existe ainda a possibilidade de melhorar a qualidade de vida, seja com um mini jardim na varanda do apartamento, uma pequena horta perto da cozinha ou uma flor no banheiro. As possibilidades são muitas, basta usar a criatividade e respeitar as condições específicas de cada planta.

Crédito da imagem: Cena Viva

2 comentários:

  1. Bom dia,
    adorei as dicas, aqui está mudando nosso clima, no sul do Brasil, sempre tivemos chuvas e agora nos dois últimos anos estamos passando por uma seca terrível, meu jardim está muito feio, tenho que aguar todos os dias a grama para não morrer.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve