segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Na sombra também há jardins lindos..

Queridos amigos,
Este é um tema recorrente mas que nunca é demais falar pois muitas pessoas têm o problema da sombra nos jardins, varandas, terraços ou pátios. No meu livro há um capitulo inteiramente dedicado a este tema.
A sombra no seu jardim não é negativa, muito pelo contrário!
É algo de que deve aprender a tirar partido pois permite-lhe usar plantas que nunca conseguiria num espaço de sol, o seu jardim vai ficar mais rico.
Não trate essas zonas como locais menores, trate-os como as zonas que irá utilizar por excelência no verão.

O QUE É UM JARDIM À SOMBRA
Atenção ao facto de muitas vezes se fazer a confusão entre jardim na sombra e” jardim às escuras “, uma coisa é sol direto e outra bem diferente é luz.
Não há plantas que vivam sem luz, nenhuma planta sobrevive sem pelo menos 3 a 4 horas de luz por dia, podem é viver sem a luz do sol direta.

TIPOS DE SOMBRA
Para definirmos o que é um jardim de sombra podemos contabilizar as horas de sol disponíveis e classifica-los nesses termos:
Sombra densa –0-2 horas de sol por dia
Sombra – 2-3 horas de sol por dia
Jardim de meia sombra – entre 3- 6 horas de sol por dia
Jardim de sol pleno – mais de 6 horas de sol por dia

Mas também podemos classificar os jardins consoante o tipo de sombra:

- Leve e parcial
Que resulta da sombra dos edifícios, vedações, muros, etc. Este tipo de sombra vai variando ao longo do dia e do ano. Para estas situações consoante as horas de sol há muitas plantas que se desenvolvem e acabam por ser zonas em que se conseguem soluções harmoniosas de verdes e florações exuberantes.
- Sazonal
Esta é sombra mais comum nos nossos jardins e resulta da sombra provocada por árvores caducas, ou seja uma parte do ano tem sombra mas na outra parte tem sol. Estas são as sombras mais fáceis, pois as plantas que conseguimos colocar nesta situação são aquelas que muitas vezes entram no seu período de floração ainda com as árvores sem folha como é o caso das azáleas, camélias, rododendros, clívias, também são as zonas ideais para bolbos de inverno ou de primavera.
- Densa e seca
Que surge em zonas muito perto dos muros onde a água não chega ou por baixo de árvores muito densas de folha persistente. Esta é a sombra mais difícil e muitas vezes nestes casos a melhor solução é optar por colocar um mulch (cobertura do solo) orgânico (casca de pinheiro) ou inorgânico (seixo ou calhau rolado). Nestas condições são poucas as plantas que se desenvolvem, na sua maioria aquelas que são oriundas do sub-bosque.

TRUQUES PARA VALORIZAR OS ESPAÇOS DE SOMBRA
Tirar partido das zonas de sombra também significa melhorá-las:
- Pintar as paredes ou muros de branco               , amarelo, laranja cores que vão “chamar a luz”.
- Colocar espelhos em zonas estratégicas, aumenta o espaço e dá-lhe mais luz.
- Espelhos de água, os elementos de água que refletem fachadas ou vegetação, conferem profundidade e luminosidade ao espaço.
- Utilizar mesas, cadeiras, tecidos, vasos e floreiras de cores alegres e claras.
- Utilizar revestimentos do solo (mulch) inorgânicos de seixo, godo ou calhau rolado branco ou tijolo moído que lhe vão fazer ganhar luminosidade
- Quando a sombra é provocada por árvores cortar alguns ramos ou fazer algumas reduções de copa para garantir mais horas de luz por dia.
 - Se por acaso houver problemas de drenagem pode ter de acrescentar areia ou mesmo algum sistema de valas drenantes, este pode ser um problema comum em algumas zonas de sombra.

VANTAGENS DAS ZONAS DE SOMBRA
- Normalmente são zonas que acumulam muita folhagem e acabam por ser solos ricos onde muitas vezes não é necessário juntar tanta matéria orgânica.
-Necessitam de menos rega pois são zonas mais frescas.
- Necessitam de menos controle de infestantes pois estas desenvolvem-se mais ao sol do que à sombra.
- As plantas que se desenvolvem à sombra normalmente não têm crescimento tão rápido como as que se desenvolvem ao sol o que fará com que tenha menos trabalho com as podas e limpeza da vegetação.
- A sombra protege as plantas da radiação intensa o que faz com que fiquem mais verdes até ao verão, quando muitas das que estão ao sol já apresentam sinais de calor excessivo.

CUIDADOS A TER NOS ESPAÇOS À SOMBRA
-Muitas vezes a sombra no jardim é provocada pela presença de árvores de grande porte e nestes casos temos de ter outro tipo de cuidados pois ao plantar não devemos danificar as raízes das árvores existentes.
- Tenha sempre o cuidado de adicionar fertilizante de libertação lenta às suas plantas de sombra na primavera ou no outono.
- As zonas de sombra necessitam de adição de matéria orgânica pelo menos uma vez por ano para garantir que as suas plantas têm a composição de solo adequada.
- Se quiser ter florações mais exuberantes de camélias, azáleas e hortenses adicione terra ácida regularmente (se a sua terra não for ácida, claro).
- Remova os ramos ladrões das suas árvores e arbustos, pois estes competem com os ramos principais e roubam o alimento e da sua planta força (daí o nome ramos ladrões).

PLANTAÇÕES ADAPTADAS Á SOMBRA
As plantas que gostam de sombra são geralmente oriundas de ambientes mais húmidos e abrigados, muitas vezes de bosques e sub-bosques, têm normalmente as folhas mais largas e de um verde mais escuro o que lhes permite ter a capacidade de captar e utilizar eficazmente a luz do sol para realizar a fotossíntese mesmo quando esta é fraca. Estas plantas normalmente gostam de solos também eles húmidos e de ambientes mais abrigados.
 A paleta de cores de sombra é mais fresca, várias tonalidades de verdes que contrastam com as florações de sombra que na maior parte das vezes são mais subtis com tons que variam dos rosas, branco, encarnado, com plantas tão extraordinárias como as camélias, as azáleas, os rododendros ou os brincos de princesa, aloés ou estrelícias. Eu adoro jardins à sombra, exigem mais da nossa imaginação mas assim podemos ter plantas que de outra forma não conseguiríamos, as clívias, hortenses, alegrias do lar e tantas outras.

Tire partido das várias tonalidades de verde
Na sombra use as várias tonalidades de verde, quer sejam matizadas com branco, bege e amarelo, quer sejam vários tons de verde que variam entre o claro e escuro. Tenha no entanto atenção que as plantas matizadas muitas vezes à sombra ficam menos matizadas e mais verdes é uma defesa da planta que como tem menos luz precisa de uma maior área com clorofila para poder fotossintetizar.

Grande parte das plantas adaptadas à sombra, têm florações entre o inverno e o final da primavera, altura em que as árvores caducas ainda não estão com a folhagem completa, é o caso das camélias, azáleas, clívias.
Plantas como os fetos arbóreos, fetos, heras, avencas, costelas de adão, aucubas, são clássicos de sombra e escolhas sempre seguras !


ALGUMAS PLANTAS QUE GOSTAM DE SOMBRA

Acantos
Acanthus mollis

 Azalea sp
 Begonia sp
 Clivia miniata
 Brincos-de-princesa
Fuschia sp
 Alegria-do-lar
Impatiens balsamina
Impatiens "New Guine"
 Skimmia sp
 Vinca difformis
 Aucuba japonica
 Ajuga reptens

Espero que tenha sido útil
Obrigado pela visita e até breve
Teresa

Imagens: TC

13 comentários:

  1. Ora aqui está um artigo excelente! Gostei... De facto quem sabe, sabe:) Uma boa semana para si!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Manuela, ainda bem que gostou e espero que lhe tenha sido útil. bjs

      Eliminar
  2. Olá

    As suas dicas são preciosas. Obrigada pela partilha.

    Quanto às sombras, realmente fazem toda a diferença.

    Temos plantas quer no jardim que dentro de casa e é curioso como por exemplo temos orquídeas que estão espectaculares em determinadas partes da casa e noutras já não fiquem tão bonitas ou não desabrocham.

    Obrigada.

    Evelyne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Evelyne, o segredo está em colocarmos a planta certa no local certo, há plantas para todas as situações não vale a pena lutarmos contra a natureza, bjs e volte sempre

      Eliminar
  3. Gostei muito deste artigo. Foi muito elucidativo.
    Cps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tena gostado e que lhe tenha sido útil. bjs e volte sempre

      Eliminar
  4. Olá! aqui pelo sítio temos muita sombra, mas ainda não plantamos nada; esses lugares
    estão como uma página em branco. Agora temos algumas opções que vc nos proporcionou.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, fico contente ! a sombra pode ter plantas lindas e são sempre sitios agradáveis para se estar nos dias de mais calor. Um abraço e até breve

      Eliminar
  5. Parabéns pelo artigo, como sempre está muito bom.
    Aproveito para acrescentar que esta grama para já muito desconhecida por cá, é também muito indicada para locais de sombra. http://www.gramigreen.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zé e obrigado, ainda bem que gostou a grama São Carlos é uma excelente opção para sombra. Tenho de fazer uma publicação sobre esse tema, mas vou precisar da sua ajuda, bj

      Eliminar
  6. Mais uma vez parabéns pelo fantástico artigo.
    Aproveito para dizer que a grama São Carlos também cresce muito bem á sombra.
    http://www.gramigreen.com/

    ResponderEliminar
  7. Olá Teresa,
    Uma ideia optima pois, para mim que tenho uma varanda quase sem sol, já sei que plantas do meu terraço(com sol todo o dia), passo para lá.
    Obrigada.
    Beijinhos
    Paula Cortez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula, espero que lhe seja útil, há muitas opções para a sombra e um terraço à sombra pode ser lindo. bjs

      Eliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve