sábado, 10 de maio de 2014

É tempo de plantar morangos..

Queridos amigos,
Não consigo imaginar a primavera e o verão sem morangos..indispensáveis para sumos, gelados, saladas, etc. Nada melhor do que estarem sempre à mão. Todos os anos planto, este ano plantei nos potemole POTEMOLE e como sempre no MINIGARDEN. Comprei uma embalagem com seis morangueiros e com mais aquele que tinha no Potemole fico com sete morangueiros o que já dá morangos para toda a familia !

Aproveitei grande parte do substrato do ano anterior pois estava ótimo e acrescentei uma camada de humus para garantir a fertilização.

Aqui está a embalagem dos seis morangueiros
Retirei a camada superficial do substrato ( cerca de 5 cm)
Coloquei os morangueiros
Preenchi o que falta com humus
Claro que o meu Kiko tem de vir sempre espreitar !
Aqui está o resultado final !

Depois resolvi mudar e colocar o manjericão em cima
Vejam as fotografias que tirei hoje !! os morangos estão enormes, 
a plantação foi feita dia 27 de Abril
Já os comemos e são excelentes !
Os morangos no Potemole também já estão lindos !

Para quem quer saber mais:

Morangos
 Fragaria sp
Os morangos são muito fáceis de cultivar, são aliás um clássico em qualquer jardim ou na varanda, são para mim os frutos por excelência do verão. Para termos morangos o verão todo devemos escolher uma variedade que dê fruto ao longo de todo o Verão e não apenas 15 dias na Primavera.
O morangueiro precisa de ser polinizado, quando tirar os frutos tenha o cuidado de separar as flores para facilitar a vida das abelhas. Podemos misturar na mesma floreira que as alfaces e tomilho, nunca se devem cultivar morangos num talhão da horta onde no ano anterior foram cultivadas, beringela, tomates, pimentos ou batatas pois são plantas com muitas doenças comuns.
Exposição solar – Sol pleno, precisa de pelo menos seis horas de sol por dia.
Solo- Qualquer tipo de solo desde que rico em matéria orgânica, de preferência com um ph neutro, consegue desenvolver-se com uma altura de 15 cm de solo.
Época de plantação – Devem ser plantados na época mais fria de Novembro – Janeiro, pois assim não sofrem com o calor.
Densidade de plantação – 4/5 plantas/m2, deixe um espaçamento de 50-60 cm entre cada planta.
Floreira 30-40cm (comprimento ou diâmetro) coloque uma ou duas plantas
Colheita – Maio-Outubro, colha os frutos que já estão maduros de preferência para consumo imediato, faça a colheita pela manhã para os frutos estarem em melhores condições.
Manutenção- Não gostam ter os frutos em contacto com a terra, muitas vezes opta-se pela cobertura do solo com palha para evitar esse contacto (há quem diga que deriva desse facto o nome inglês  straw ( palha) e berry ( baga)), este truque também tem a vantagem de eliminar o aparecimento de infestantes muito prejudicial ao desenvolvimento dos morangueiros.
Necessidades em água – Os morangos gostam de regas regulares (pelo menos uma vez por semana), deve-se manter a terra sempre húmida, aconselha-se a regar sempre de manhã para que as folhas estejam secas antes de anoitecer (esta prática evita o aparecimento de muitas doenças e pragas). 

Já plantaram os vossos morangos ?
De que estão à espera ?
Tenham um excelente domingo
Obrigado pela visita
Um abraço
Teresa

Imagens : TC

1 comentário:

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve