segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Outono ...é tempo de abóboras...

Queridos amigos,
Outono é tempo de abóboras, decorações outonais, (dia das bruxas que não me diz muito mas que as minha filhas adoravam quando eram mais pequenas), havia sempre uma abóbora para escavar ou para levar para a escola..
Adoro abóboras, gosto delas para decoração, para os mais variados pratos, sopas, assada no forno, um dos sabores da minha infância era o quibebe ( uma espécie de puré de abóbora que a minha Avó fazia e que nunca mais comi). Adoro doce de abóbora com nozes e faço todos os anos quando me dão abóboras, a minha receita favorita é a da Joana Roque que também é a minha chef favorita e os livros dela são as minhas biblias..deixo-vos aqui a receita e o link para se quiserem experimentar.
Se tiverem abóboras a mais aproveitem algumas para decoração,ficam lindas e dão o toque outonal ! 
São muito fáceis de cultivar mas precisam de espaço por isso não as posso ter no meu terraço..mas se têm espaço para isso cultivem-nas, várias e de vários tipos pois há para todos os gostos.
Aqui vos deixo uma série de imagens para vos inspirar a decorar a casa com abóboras !!





























Aqui fica a receita de doce de abóbora que faço sempre de um dos livros da Joana Roque e o link para o blogue dela, um fabuloso blogue de culiária.


Doce de Abóbora com Nozes da Joana Roque

Ingredientes:

1kg de abóbora amarela limpa e sem casca
1kg de açúcar
250g de miolo de noz
Pau de canela e canela em pó

Preparação:

Corte a abóbora em pedacinhos. Leve ao lume num tacho com o açúcar a canela e o pau de canela e deixe cozer sobre lume brando até a abóbora se começar a desfazer.
Reduza a puré com a varinha mágica e leve de novo ao lume.
Deixe ferver um pouco mais para apertar o ponto de açúcar e, assim, prolongar o período de conservação do doce.
Pique as nozes grosseiramente e junte-as ao doce. Ferva mais uns minutos mexendo sempre.
Sirva a acompanhar requeijão.


RECEITA DOCE DE ABÓBORA COM NOZES DA JOANA ROQUE

Gostam de abóboras ?
Obrigado pela visita
Teresa

Imagens via: Pinterest

2 comentários:

  1. Ola Teresa! Outono sem abóboras não é outono!! Também cá em casa se fazem doces de abóbora... muitos:) Para comer com requeijão, com scones e afins... Uma boa semana! Manuela

    ResponderEliminar
  2. Olá, obrigada pelas lindas fotos a que já nos habituou. Tb gosto imenso de abóboras e das cores do Outono.
    Aproveito para pedir uma ajudinha à Teresa e aos visitantes deste blog: reciclei uma banheira e coloquei no meu terraço para fazer uma floreira gigante, estou ansiosa para vê-la cheia de flores, no entanto, não sei muito bem que mistura fazer para ficar bonita e florir em breve e ter quase sempre flores... Será que me podem ajudar? Sou novata nas andanças da jardinagem...O terraço está exposto a Sul/Poente e dá sol depois do almoço até final da tarde. Obrigada! Eduarda F. (Porto)

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve