terça-feira, 11 de outubro de 2016

Conheça as tendencias de jardinagem e decoração exterior 2017 !

Conheça algumas das   tendências para  jardinagem  e exteriores 2016/2017 da Spoga Gafa
 Estive na Spoga + Gafa de 3 a 6 de setembro em Colónia, uma verdadeira festa dos jardins e da jardinagem. Estiveram reunidos mais de 2000 expositores numa área que ocupou 225.000 m2 ao longo de 10 pavilhões. A par com a SPOGA + GAFA realizou-se nos dias 5 e 6 a TAG DES GARTENS que reúne centenas de produtores mundiais de plantas. 


Este ano a feira teve mais de 39.000 visitantes tendo tido um incremento de 6% em relação ao ano anterior, é de salientar que mais de 60% são visitantes estrangeiros profissionais.








As tendências apresentadas em móveis e equipamentos de exterior são muitas e variadas de salientar:
Regresso ao clássico
Tendências cromáticas no mobiliário de exterior; os tons mais neutros estão de volta; branco, beije, toupeira, várias tonalidades de cinzento. Desta forma criam-se ambientes depurados e sofisticados que se completam com almofadas e peças de decoração com cores e padrões fortes para fazer o contraste, desde padrões florais a geométricos ou étnicos tudo é permitido.


Vintage e etno chic
Peças redescobertas em metal, madeira ou rattan, redes, tendas para o jardim, cores vivas e conforto são a palavra de ordem para este tipo de ambientes. Floreiras e peças de mobiliário com cores vibrantes e motivos étnicos completam este tipo de ambientes.




Rustico moderno
Faz sonhar com a vida no campo, materiais como a madeira, padrões florais de inspiração inglesa, ferramentas e equipamentos de jardim ao bom estilo do “country life” inglês. Nota-se o reaparecimento de uma série de ferramentas e roupas de jardinagem clássicas e intemporais ao verdadeiro estilo inglês, produtos de grande qualidade e ergonomia e esteticamente muito apelativos.


Viver lá fora
Churrascos do mais simples ao mais elaborado, fogo de chão, barbecue portátil, lareiras de exterior, fogos de chão. Aproveitar o espaço exterior da melhor forma possível em todas as estações do ano está na ordem do dia. As propostas de equipamento neste sentido são muitas.




Tecnologia, inovação, design e  gadgets


Para facilitar a vida dos jardineiros amadores, vasos com rega incorporada, espreguiçadeiras movidas a energia solar, estruturas de hidroponia equipadas com luzes para compensar o crescimento das plantas em zonas sem luz, vasos e baldes de gelo iluminados. Floreiras de todas as formas, cores e feitios, para todos os tipos de jardim, varanda, terraço ou para dentro de casa.

Hortas e jardinagem urbana
Há cada vez uma maior preocupação em cultivar alimentos, frutos, aromáticas, em estruturas verticais, vasos de todo o tipo, mini hortas, estruturas de hidroponia, tudo isto em espaços pequenos e maioritariamente urbanos. Há uma preocupação crescente com a saúde e com a alimentação e uma aposta nos produtos de fertilização e fitossanitários biológicos.





De salientar a presença de empresas portuguesas como a ARTEVASI (vasos e floreiras de todo o tipo), a TUOSI (cozinhas exteriores, fornos a lenha, lareiras, churrasqueiras e fogo de chão), a ARTECIMENTO (churrasqueiras e mobiliário de exterior em betão), a TENSAI (mobiliário de exterior e para esplanadas) e a MILLS PARASOLS (guarda-sóis).



Stand Artevasi

Obrigado pela visita 
Até breve


2 comentários:

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve