sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Árvore de Natal natural, tem outro encanto !


Queridos amigos,

Esta é uma publicação baseada no artigo que o Tiago Veloso escreveu para a Jardins de dezembro 2015 sobre os pinheiros de Natal naturais, acrescentei a curiosidade da origem da árvore de Natal em Portugal, que podem ler com mais pormenor no artigo da Jardins de dezembro 2016 ( agora nas bancas) da autoria da Ana Luísa Soares e da Ana Raquel Cunha.
Em minha casa já não se faz árvore-de-Natal há seis anos ( desde a altura em que tivemos o primeiro gato que destruiu a árvore de Natal em cinco minutos) faço apenas um presépio que era da minha mãe e que me acompanha desde a infância ( não faço é com tantas figuras como se fazia em casa da minha mãe e dos meus avós..)

Renda-se ao encanto do “Pinheiro” Natural

Há cada vez mais apaixonados pelos “Pinheiros” de Natal naturais. Quem já se rendeu, destaca o perfume, a tradição e o facto de ser a opção mais ecológica, ao escolher o Abeto Natural em detrimento da árvore artificial. A perfeição, simetria e elegância da sua forma fazem com que estas plantas proporcionem decorações mágicas. O aroma a pinheiro ajuda a criar uma atmosfera muito agradável.
Produção sustentável de Pinheiros de Natal
As espécies comercializadas para serem árvores de Natal são produzidas em viveiros especializados em Abetos nórdicos. Por cada árvore abatida outra é plantada no seu lugar. É uma produção agrícola como outra qualquer. Nos dias de hoje a ideia de que os pinheiros são abatidos nas florestas já não faz sentido porque a lei não permite abates nas matas, a não ser que sejam desbastes controlados provenientes do ordenamento da floresta.

Os pinheiros naturais são amigos do ambiente
Do ponto de vista ambiental a opção pela árvore natural é a escolha certa, dado que a sua produção consome grandes quantidades de dióxido de carbono e produz oxigénio para a atmosfera. Uma única árvore poderá consumir 1 tonelada de dióxido de carbono ao longo da sua vida. Depois de serem utilizadas, as plantas são biodegradáveis. A maioria das Câmaras Municipais recolhem gratuitamente para reciclagem. O fabrico de uma árvore artificial à base de metal e plástico produz dióxido de carbono e é muito poluente. Como não é reciclável, o seu destino é ficar em aterros sanitários durante séculos. 

Quais as espécies mais apropriadas?
A árvore perfeita será aquela cuja forma seja em cone e com grande densidade de ramagem. Destaco as três espécies mais populares e que são comercializadas em Portugal:


Abies nordmanniana: É a conífera mais popular para este fim. As folhas são agulhas verdes escuras e brilhantes.


Picea abies: variedade com agulhas mais pequenas, mais finas e de cor mais clara.


Picea pungens: espécie de cor cinzenta azulada.

Plante a sua árvore de Natal no jardim
Todas estas espécies podem ser plantadas nos nossos jardins se forem compradas com raiz. Se desejar um Abeto para o Natal com o objetivo de plantar no jardim depois da época natalícia, deverá ter em atenção vários cuidados específicos.
·       Deve estar o menor tempo possível dentro de casa porque é uma planta de exterior.
·       Escolha um local afastado de fontes de calor, para não desidratar.
·       Rege regularmente.
Quando plantar a árvore no jardim, deve preferir um local soalheiro mas não muito quente. É uma planta que se consegue manter em vaso durante alguns anos desde que regue e fertilize com regularidade.
Feliz Natal!

Tradição da árvore de Natal

Sendo atualmente tradição no nosso país, remonta a 1844, o costume de ornamentar a chamada árvore de Natal. A ideia foi trazida pelo Rei D. Fernando II, para recordar a tradição de Natal da sua infância na Alemanha. Naquele ano, o Rei colocou no Paço Real uma árvore e enfeitou-a para festejar com os seus sete filhos e com a rainha, D. Maria II.

Espero que tenham gostado
Já fizeram a vossa árvore-de Natal ?
Obrigado pela visita
Até breve
Teresa

Imagens via : Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve