quinta-feira, 12 de julho de 2012

Faça já o seu jardim de aromas !

Queridos amigos, 
O verão está em pleno (embora não com tanto calor como eu gostaria mas espero que se esteja a guardar para agosto..Se já tem o seu jardim de aromas, comece a cultivar algumas hortícolas senão esta é a melhor época do ano para começar.

O meu primeiro conselho é que comece com moderação, pelas aromáticas de que mais gosta e principalmente que mais consome, não vale a pena estar a cultivar o que não come pois as aromáticas se não forem consumidas regularmente  temos de as podar, caso contrário vão florir e dar semente rapidamente ( ai pode recolher a semente para semear na próxima estação). Tenha em atenção que a salsa e os coentros ao contrário do que possa pensar são das mais sensíveis e como as consumimos muito temos de ter vários vasos semeados ou plantados em alturas diferentes para nunca nos faltar.

Não é preciso muito espaço, é preciso luz,  sol, calor e algumas delas não aguentam vento pois secam muito e morrem.
Pode cultivá-las das mais variadas formas e nos mais variados locais e recipientes, se não tem espaço de varanda, terraço, jardim, cultive-as mesmo dentro de casa, na cozinha, na sala ou até na casa de banho !
Latas, cestos, caixas, vasos tudo é possível pois são plantas que não exigem grande profundidade de solo, atenção que grande parte delas são anuais e morrem no final do seu ciclo.

Aqui ficam algumas ideias para espaços pequenos, soluções baratas, práticas e imaginativas
Adoro cestos ! porque não utilizar alguns mais velhos, coloque um plástico por dentro ( fure-o) uma camada de leca um bom substrato (compre um já preparado para aromáticas e hortícolas os da Siro são excelentes)
Uma caixa ou tabuleiro de madeira, ou até uma gaveta velha..bem shabby..bem chic, pode fazer pequenas divisórias em madeira ou não..não se esqueça de separar sempre as hortelão das restantes plantas, ou corre o risco de só sobrar hortelã.
Mais cestos, estes são parecidos com os das vindimas, compram-se baratos nas feiras e ainda duram alguns anos..
Se não consumir não se esqueça de ir cortando as aromáticas regularmente, pode secá-las ou congelá-las frescas em cuvetes de gelo, simples ou em azeite


Pode aproveitar uma palete e improvisar um jardim vertical para as suas aromáticas, mangericão, cebolinho, hortelã, tomilho, etc
Gosto especialmente desta solução de caixas de madeira encaixadas num ripado de madeira, faça você mesmo, não se esqueça de ter um escadote seguro sempre à mão para poder tratar de todas as suas plantas
Bules, jarros de água, frascos, adoro este jardim de aromas ! e do pormenor dos cosmos ( flores brancas e roxas que adoro)
Baldes e latas ...com alfaces, chicória, etc, basta ter vontade..
Porque não ?
Nada mais prático, ao lado do churrasco sempre prontas a utilizar..
O meu manjericão, a minha hortelã, o meu limoeiro anão ! já não vivia sem as minhas aromáticas, não arranje mais desculpas, plante-as hoje...ou este fim de semana, evite as horas de maior calor, o melhor é ao final do dia..
Este tomateiro é uma aquisição recente, nem imaginam a quantidade de tomate que já apanhei !!
A minha rúcula !! cresce como se não houvesse amanhã..temos comido salada de rúcula quase todos os dias..a minha preferida é rúcula, pêra rocha e queijo parmesão, azeite e vinagre balsâmico...é ótima !

Para quem não tem varanda ou terraço também há solução ! Na cozinha, sala, crie um espaço para as aromáticas
Aproveite as suas latas de chá..
Pequenos frascos de vidro..
Latas de ananás e pêssego penduradas ??
Uma sapateira...genial..
Mini jardim de aromas vertical..basta usar a imaginação
Garrafas de coca-cola ?? faça com os seus filhos, netos, sobrinhos..
Adoro as canecas penduradas !
Pequenos baldes de chapa ás cores pendurados por molas..
Nice and simple..

Acho que não precisa de mais ideias..agora mãos à obra..
Para quem quer saber mais deixo aqui informações sobre as aromáticas que acho indispensáveis, mas pense nas que utiliza mais..podem não ser estas !

Alecrim
Rosmarinus officinalis

Planta extraordinária que se dá bem em quase todo o tipo de situações, incluindo o ar do mar. Muito rústica, aromáticas e com uma floração lindíssima não pode faltar no seu jardim ou terraço. Gosto de a utilizar nas carnes grelhadas e assadas e para aromatizar biscoitos.


Cebolinho
Allium schoenoprasum
















O cebolinho é indispensável em qualquer horta ou jardim de aromas, utiliza-se em 1001 temperos. Podemos cultivar em vasos pequenos com 15- 20 cm de terra, fica bem sozinho ou com as cenouras, salsa, coentros..é uma planta muito fácil de cultivar. Dá-se muito bem dentro de casa, as flores também são comestíveis.

 Coentros
Coriandrum sativum

Os coentros são, indispensáveis na culinária portuguesa, principalmente na da região do Alentejo. Eu já não vivo sem um vaso de coentros sempre à mão, se consome em grande quantidade reserve um talhão ou uma floreira grande e vá semeando várias vezes ao longo do ano. Precisa de sol e de ser regado regularmente,  pode colocar  6-8 plantas/m2, num vaso 2 ou 3 plantas
Vá cortando à medida das suas necessidades, convém ter em quantidade semeado em várias épocas do ano pois é uma planta sensível e não dura muito tempo. Devem ser cultivados sozinhos pois por vezes inibem a germinação de sementes de outras plantas tais como o funcho.
Erva-cidreira
Melissa officinalis
Indispensável em qualquer jardim de aromas, horta ou terraço e varanda.
O chá de folhas frescas de erva-cidreira é absolutamente delicioso com o seu aroma de limão. Muito fácil de adquirir em planta em qualquer viveiro.Gosto de aromatizar a limonada e a salada de frutas 

 Manjericão
Ocimum basilicum















Símbolo dos apaixonados no tempo dos romanos é uma planta imprescindível para termos no jardim, na horta ou em vaso ou em floreira de qualquer dimensão.
Há mais do que uma variedade de manjericão, eu gosto de combinar o verde mais vulgar com o encarnado que é muito decorativo embora seja mais sensível (pelo menos o meu fica sempre mais “raquítico” que o verde)., eu como consumo muito manjericão tenho sempre dois ou três vasos com ele.
Precisa de sol pleno e de bastante matéria orgânica, húmus de minhoca é excelente.Gosta de regas regulares, pode ter uma ou duas plantas num vaso grande ou vários vasos pequenos.
Se não consumir regularmente manjericão tenha o cuidado de o aparar todos os 15 dias para fomentar o crescimento de novas folhas

Hortelã-pimenta
Mentha sp














Há muitas mentas diferentes, pode misturá-las entre si numa grande floreira ou num canteiro reservado para elas, pois é uma planta indispensável e com um aroma inconfundível. Das minhas bebidas favoritas de verão é um copo cheio de folhas de menta frescas com gelo e água fresca, é delicioso, refrescante e não tem calorias !

Lúcia-lima ou limonete
Aloysia triphylla











Se há planta obrigatória para mim num jardim, é a lúcia –lima, foi sempre uma presença nos jardins da minha vida, o dos meus avós, o dos meus pais, etc. Ainda hoje me abasteço de folhas da lucia –lima da minha mãe, é a infusão de que as  minhas filhas mais gostam. Gosto de aromatizar sumos de frutas com lucia-lima, laranja, maçã e limão..fica excelente

Tomilho
Thymus vulgaris
Tomilho limão
 Thymus x citriodorus

Os tomilhos são sem dúvidas as minhas aromáticas preferidas, quer para ter na horta, jardim ou em vaso e floreira. Devem ser podados regularmente, os meus estão lindos na varanda, acabei de os podar. Não gostam de água em excesso e não são muito exigentes em matéria orgânica.

Salsa
 Petroselium crispum
A salsa é um elemento fundamental na cozinha mediterrânica. Não aguenta ter as raízes muito quentes por isso são de evitar recipientes metálicos que aqueçam muito no verão. Pode cortar à vontade pois a salsa rebenta sempre. Gosta da meia sombra e da frescura. Semeie ou plante já ! Gosta de ser regada regularmente. Semeie ou plante num vaso grande!

Salvia
 Salvia officinalis
Planta típica da região mediterrânica, muito utilizada quer como ornamental, quer como aromática e condimentar. Há muitas salvas mas nem todas elas são comestíveis. Presença imprescindível em vários pratos italianos quer de massa quer de carne.Gosto de aromatizar a carne.
Estas plantei-as no jardim de aromas no Alentejo !

Já ganhou vontade de fazer o seu jardim de aromas !!
Mãos à obra e boa sorte, qualquer dúvida digam !
Até breve e obrigado
Teresa Chambel

Imagens via : Indulgy, Blisstree, Pinterest, House to Home, House Beautiful, Teresa Chambel

9 comentários:

  1. Eu não tenho tido sorte com as aromáticas morrem logo :( há tempos comprei na leroy vasos em cerâmica onde trazia uma terra que com a água expande e as sementes, germinar até germinaram mas nunca desenvolveram :( e eu adoro utilizá-las na culinária.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra, experimente comprar um bom substrato (os da Siro para hortícolas ou para aromáticas é excelente) , compre as plantas num viveiro ou centro de jardinagem ou mesmo no supermercado mas mude-as logo para um vaso com este substrato, regue-as bem sem encharcar e coloque-as num local com bastante luz e sol, comece com as mais fáceis, manjericão, hortelã, alecrim, oregãos, cebolinho, salsa, qualquer dúvida diga ! bjs

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, gostei muito. Estou a fazer um jardim/horta no meu terraço, já li algumas coisas sobre plantas companheiras, mas gostava de colocar uma questão, sei que a salsa e o coentro não se dão bem juntas, mas elas dão-se bem plantadas com limoeiro ou àrvore de lima?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Filipa, a salsa e os coentros podem estar juntos o problema é que a salsa cresce muito mais do que os coentros e pode roubar-lhes o espaço. Veja a Jardins deste mês de abril que vai hoje para as bancas pois estão lá as tabelas das plantas companheiras e muitas dicas para começar a cultivar, bis

      Eliminar
    2. Obrigada Teresa. Já comprei e adorei a revista, entretanto plantei a salsa no vaso do limoeiro e os coentros no vaso da árvore de lima. Estou a fazer uns canteiros com paletes para o meu terraço e apesar de muitas pesquisas é muito dificil saber o que plantar junto, seja de aromáticas, vegetais, flores, etc. Este seu blog é uma excelente ajuda para quem quer fazer um hortim como eu. Mais uma vez obrigada. Bjs

      Eliminar
    3. Olá Ana Filipa, fico muito contente que a Jardins e o blog lhe seja úteis, qualquer duvida disponha ! bjs

      Eliminar
  4. Olá Teresa, cheguei aqui por acaso e sinto que "descobri a pólvora". Eu adoro cozinhar e sempre quis ter as minhas próprias aromáticas, mas só agora estou a iniciar essa "aventura". Gostei muito de descobrir este blog pois tem muito boa informação. Parabéns por isso.
    Mas escrevo pois, como novato nisto, tenho algumas dúvidas. A maior delas todas, no momento, é em relação ao vasos. Todas os vasos deverão ter um furo para o escoamento de água? Ou só algumas espécies precisam de estar em vasos "furados"?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Recomendam deixar secar para colocar em frascos?

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve