segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Parceria Luso-Brasileira de blogues de jardinagem !

Queridos amigos,
Para começar uma nova semana e um novo mês, nada como um novo projeto e neste caso uma nova parceria Luso-Brasileira. Tive recentemente um convite simpático do Arquitecto Paisagista Raul Cânovas para escrever regularmente para o seu blogue no Brasil vejam aqui JARDIM COR, O Raul é uma referencia do paisagismo no Brasil e é uma grande honra tê-lo aqui !
Para iniciar esta parceria pedi-lhe para escrever um primeiro artigo. Eu vou enviar o meu primeiro artigo esta semana, depois partilho aqui o link.

Agora escreve o Raul ! espero que gostem e até breve !


JARDINEIROS LUSITANOS E BRASILEIROS

Vivemos em hemisférios diferentes, vocês no Norte e nós, aqui no Brasil, no Sul. Uma divisão planetária definida por uma simples linha geográfica: o Equador. Por estas bandas, daqui umas semanas, chegará o verão e, na Europa toda, espera-se a estação mais fria do ano.

Contemplaremos paisagens opostas. Enquanto os portugueses admiram as últimas flores dos gerânios e dos ranúnculos amarelos, os brasileiros apreciam os jacarandás, disputando com o céu, o azul mais azul, e com os lírios brancos, rosas e alaranjados, salpicando canteiros muito floridos.

Mas afinal, somos tão diferentes? Ou apenas esses quadros bucólicos caracterizam nosso olhar? Sim, porque nesta época os bosques lusitanos se vestem com tons de amarelos, laranjas e vermelhos, graças à metamorfose dos liquidâmbares e dos áceres, enquanto as castanheiras abrem seus ouriços, mostrando com orgulho suas castanhas. Nestas terras tupiniquins, ao contrário, as folhas das árvores ficam verdinhas com os calores de final de ano e os abacaxis – sempre tão excêntricos – adoçam, junto com as mangas, um povo sempre alegre.

O que nos iguala é a maneira de usar nossas ferramentas de jardineiro, não importa se vocês agora podam as roseiras, enquanto por aqui incentivamos seus botões para desabrocharem. O importante é que algo além do idioma nos iguala, algo que está no âmago de todos nós e nos une no afã de ajudar o mundo a ser tão florido e perfumado, utilizando nossos rastelos e tesouras, como era o mundo dos nossos avôs.

Biografia do Raul

Raul Cânovas, argentino de Buenos Aires, é paisagista, escritor, professor e palestrante. Segue uma tradição familiar de jardineiros e paisagistas de mais de 100 anos. Contemplado com o 1º Premio na II Exposição Hortícola Internacional de 1966, veio ao Brasil em 1970, onde projetou quase 3.000 jardins. Autor de dois livros: “Um Jardim Para Sempre” e “O Jardim Como Remédio”, edita o blog www.jardimcor.com


4 comentários:

  1. E para nós é um orgulho ter uma portuguesa a fazer este tipo de parcerias! Teresa, continue com o seu trabalho magnifico... Espero que um dia faça qualquer coisa aqui pelo norte! Um abraço, Manuela

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns Teresa, por esta Parceria!
    Continuação de muitos mais SUCESSOS!
    Um Beijinho

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve