sexta-feira, 25 de março de 2016

Qual a melhor leitura para o fim de semana de Páscoa ? a Jardins de abril que chega hoje às bancas !

Queridos amigos
Este mês a Jardins vem uns dias mais cedo, com uma capa que eu adoro,  para que neste fim de semana prolongado possam começar a planear as vossas sementeiras e plantações de primavera. Comer do seu jardim é o grande tema, inspirado em Ron Finley vejam o site dele the GANGSTA GARDENER  ..aqui fica o meu editorial de abril, espero que gostem e que vos motive a "meter as mãos na terra".

Cultivar os seus alimentos é como imprimir o seu próprio dinheiro

Esta é a famosa frase dita por Ron Finley na conferencia TED, este homem revolucionou Los Angeles, criando uma horta comunitária à sua porta, onde produz de tudo um pouco em prol dos outros. A sua mensagem correu mundo, muitos foram inspirados pelas sua palavras, mais ainda pela sua vontade de que todos comecem a comer o que cultivam. Quem já cultivou nem que seja salsa ou coentros, sabe a alegria que é colher e comer o que se semeou.
Este é o mote da Jardins de abril, cultivar os seus alimentos mesmo que em pouca quantidade, em pouco espaço, tendo pouco tempo e gastando pouco dinheiro.
Muitas são as dicas, sugestões e exemplos que apresentamos, floreiras de varanda repletas de sabor, hortas que são jardins e jardins que são hortas, canteiros onde planta todos os ingredientes para a sua salada, orquídeas que também se comem, receitas para aproveitar o que cultiva e até formas originais de utilizar os legumes para decorar a sua casa.
Para começar a horta há informações fundamentais que lhe damos, rotações e consociações a ter em conta, plantas companheiras, o que cultivar, quando e como.
E porque é primavera , não há época melhor para embelezar o seu jardim, os dias já são maiores, o sol brilha mais, está na hora de enfeitar a sua horta, varanda ou floreiras com inúmeras flores de primavera e verão, semeie-as já, ao mesmo tempo que semeia as hortícolas e as aromáticas, divirta-se e poupe dinheiro pois semear é muito mais barato do que  comprar as plantas já formadas.
Reciclar é possível e necessário, as paletes podem dar excelentes floreiras e canteiros, basta alguma imaginação e arte.
Este mês pode conhecer o jardim da casa de Salvador dali na Costa Brava, um exemplo de como a construção respeita e se integra na perfeição na paisagem, um jardim de cariz mediterrânico que é uma obra de arte surrealista.

Inspire-se, deite mãos à obra pois  entrámos no auge dos trabalhos de jardinagem e o seu jardim e as suas plantas precisam de si !!


Bom fim de semana e uma Santa Páscoa para todos
Teresa


1 comentário:

  1. A capa está linda!! Ainda não li, mas vou fazê-lo logo, logo!!
    Uma Santa Páscoa para si e para a sua familia:)

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve