terça-feira, 26 de abril de 2016

Fundacion NMAC Montenmedio Arte Contenporaneo, um tesouro guardado na Andaluzia !

Queridos amigos,
Nas férias da Páscoa estive a passar uns dias em Sevilha, onde gosto sempre de voltar, como gosto muito de descobrir novos jardins e novas intervenções na paisagem, fiz uma busca na internet para perceber o que poderia haver nas redondezas e que eu não conhecesse. Apareceu-me um nome que desconhecia mas que me suscitou muita curiosidade FUNDACION NMAC ARTE CONTENPORANEO, Fundacion NMAC Montenmedio Arte Contemporâneo, situada numa propriedade rural perto de Cádiz, mais precisamente de Vejer de La Fronteira o primeiro dos Pueblos Brancos da Costa Andaluzia  uma vila que achei maravilhosa e com a grande vantagem de ter um Hotel Rural de 4* HACIENDA MONTENMEDIO, um sitio lindo.
Lá consegui convencer o meu marido a ficarmos mais um dia na Andaluzia e a irmos dormir uma noite a este hotel para podermos ver a coleção de arte deste museu.
Este não é um museu tradicional, localiza-se numas antigas instalações militares que foram convertidas em salas de exposição, receção, etc. Uma parte da coleção está dentro dessas construções mas uma grande parte está ao ar livre, grandes peças de arte que "conversam " e se integram com a natureza.
Os artistas cujas obras podemos ver na exposição permanente são de muitas nacionalidades e todos eles com fantásticos curricula internacionais, é quase surreal num local tão extraordinário mas tão perdido no meio do nada , encontrar obras primas de Marina Abramovic, Maurizio Cattelan,  Gunila Bandolin, Olafur Eliasson ou James Turrell entre muitos outros. Deixo-vos aqui algumas imagens e aconselho-vos a visitar, vão com algum tempo e visitem Cádiz, Vejer de La Fronteira e as muitas praias próximas, nãos e vão arrepender.
Nunca me tinha acontecido visitar um museu sozinha com o Luis, depois chegaram mais dois carros com visitantes mas nunca os vimos.

Parque de esculturas- um Museu ao ar livre

Histórias de amor - Aleksandra Mir 2007
Histórias de amor - Aleksandra Mir 2007

Foram recolhidas pela artista mais de mil histórias de amor que foram gravadas nos pinheiros da propriedade. As árvores passam a ser guardiãs destas histórias.

Bancos sociais modificados- Jeppe Hein 2006



Bancos sociais modificados- Jeppe Hein 2006

Utilizando como ponto de partida o tradicional banco de jardim, o artista produz 11 bancos que estão distribuídos de forma aleatória pela propriedade, alguns deles impossíveis de utilizar, outros que convidam ao descanso e contemplação.


Pacto de Madrid - Fernando Sánchez Castillo
Pacto de Madrid - Fernando Sánchez Castillo

Esta obra realizada em 2003, data em que se comemoraram 50 anos da assinatura do pacto entre o general Francisco Franco e o presidente dos Estados Unidos da América Eisenhower.


Sequência ridícula-  Gémeos MP & MP Rosado 2002


Sequência ridícula-  Gémeos MP & MP Rosado 2002

Esculturas em terracota com máscaras que são auto-retratos dos artistas, estas figuras estão em cima de um grande pinheiro na zona de entrada da Fundação.


Secondwind- James Turrel 2005-2009
Entrada


Secondwind- James Turrel 2005-2009

Uma fabulosa peça onde a luz é o principal protagonista, o artista descreve-se a ele próprio como um "escultor da luz". Através desta peça James Turrel pretende que se compreendam os diferentes aspetos da luz e energia solar e o comportamento da nossa retina às alterações da luz. Este objeto vive da experiência individual que se tem quando da visita, cada um vê de forma diferente. 


Ninhos Humanos- Marina Abramovic 2001


Ninhos Humanos- Marina Abramovic 2001

Esta foi talvez a minha obra preferida, este é um local, uma falésia onde os pássaros constroem ninhos na sua rota de migração da Europa para a África. Artista construiu uns ninhos onde cabe uma pessoa , aos quais se tem acesso (teoricamente) por escadas de corda e de madeira penduradas. A imagem da falésia cheia de buracos, escadas e pássaros é uma maravilha, há um banco do outro lado da falésia onde nos sentamos e apetece estar horas. Como não se via bem nas fotografias que o Luis tirou , fui buscar uma do site da Fundação Montenmedio com Marina Abramovic fotografada dentro de um dos seus ninhos.


Sem titulo- Maurizio Cattellan 2001
Sem titulo- Maurizio Cattellan 2001

Um cartaz que nos faz parar e refletir como é que no meio de uma propriedade onde não devem passar mais de 20 carros por dia pode haver tantos acidentes... Uma obra desconcertante que nos pretende recordar o lado obscuro e inesperado da morte.


Impressão do céu- Gunila Bandolin 2001

Impressão do céu- Gunila Bandolin 2001

À primeira vista parece apenas um pequeno anfiteatro branco com um lago no meio, esta elipse em escada pintada de branco e adaptada à topografia do terreno é como uma imagem refletida do céu.

Parede de ladrilhos Quasi - Olafur Eliasson 2002


Parede de ladrilhos Quasi - Olafur Eliasson 2002

Uma parede côncava cheia de pequenos espelhos, para conseguir refletir ao máximo a luz do sol. Surge no meio da mata como uma cortina de partículas de luz filtradas.

Plansone Duty Free -Pascale Marthine Bayou 2006

Plansone Duty Free -Pascale Marthine Bayou 2006

Utilizando objetos reciclados do dia-a-dia, baldes, esfregonas, carrinhos de mão, etc. Objetos que o artista encontrou entre os Camarões e Cádiz. Com esta obra lembra-nos que o património universal constrói-se sobre os fluxos migratórios dos objetos que nos rodeiam.

Serpente ao sol - caudal do rio - Richard Nonas 2001

Serpente ao sol - caudal do rio - Richard Nonas 2001

Um artista que utiliza apenas objetos da natureza, pedras,  para criar uma obra que se encaixa e enquadra na perfeição com a envolvente.

Ponte - Shen Yuan 2004

Ponte - Shen Yuan 2004

Uma ponte chinesa mas que utiliza na sua construção e decoração elementos  de cerâmica e azulejos  tradicionais da Andaluzia. Uma metáfora a que devemos misturar culturas e tirar partido do melhor de cada uma.

Salam Europe Adel Abdessemed 2006
Salam Europe Adel Abdessemed 2006

Uma sátira aos muros repletos de arame farpado na cidade de Melilla, que separa África da Europa e  que impede os imigrantes africanos de entrar.
Para além do parque de esculturas há também obras em cada uma das edificações militares, muitas deles surpreendentes:


Hamman -Huang Yang Ping 2003

Hamman -Huang Yang Ping 2003

Uma transformação de um barracão militar num hamman luxuoso e sofisticado, uma homenagem ao passado e história e legado da Andaluzia, uma demonstração da versatilidade de um espaço e da reconversão radical da sua imagem e do seu uso.

Jardim Paraíso - Michael Lin 2003


Jardim Paraíso - Michael Lin 2003

Esta intervenção é no primeiro edifício que é também zona de receção, gif shop e zona de trabalho.  Foi criado um "jardim" chinês pintado com flores e camuflado ( numa homenagem ao passado militar do edifício), os painéis são de papel pintado inspirados nas gravuras chinesas em que o artista é especialista.

Tu também podes caminhar- Cristina Lucas
Tu também podes caminhar- Cristina Lucas

Este é um filme de cerca de 5 minutos, satírico onde os protagonistas são cães ( muitos !) que caminham sobre as patas traseiras. Este tema surge da frase que um critico escreveu acerca de um livro de Virgina Wolf e que dizia " Uma mulher que se dedica á cultura é como um cão que caminha em duas patas, não o consegue fazer bem , mas já é surpreendente que o faça". Um filme de humor corrosivo que critica alguns sectores da sociedade que ainda descriminam as mulheres.

Lar e exilio- Bernie Searle 2003
Lar e exilio- Bernie Searle 2003

Numa critica às questões migratórias entre o norte de África e a Europa, o artista recria uma interpretação lirica de um lugar, filmou-se a flutuar entre Tarifa e Tanger, entre a angustia, a instabilidade e a esperança, abandona-se África e acredita-se que na Europa se terá uma nova vida.




Hotel Hacienda Montenmedio

O pátio do hotel Hacienda Montenmedio


Espero que tenham gostado, muito mais há para ver nesta Fundação. Aconselho também a visitarem Vejer de la Fronteira que é uma povoação linda e a jantarem num restaurante marroquino muito bonito, original e com excelente comida, o Jardin del Califa.
Praça de Vejer  de la Fronteira à noite

Imagens : Luis Filipe-Santos


Sem comentários:

Enviar um comentário

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve