terça-feira, 8 de Maio de 2012

Glicínia..o cheiro da primavera…

Queridos amigos,
Talvez porque tenha vindo o calor, começou a cheirar a primavera! há alguns aromas que associo à primavera, um deles é o da glicínia.

A glicínia é talvez a minha trepadeira favorita e eu gosto muito de trepadeiras, tenho de fazer uma publicação sobre trepadeiras pois são fundamentais no seu jardim, mas hoje vou só falar da glicínia, que só por si  é marcante e confere ao espaço um aspeto bucólico.
Glicínia em Sintra ...

A glicinia é uma trepadeira “verdadeira”, ou seja uma planta arbustiva que nas suas condições de origem precisa de trepar para alcançar a luz do sol, e que por isso são capazes de desenvolver técnicas para trepar e para se agarrar a outras plantas ou a estruturas de apoio, as técnicas podem ser várias mas no caso da glicinia são as gavinhas :

·   prolongamentos dos caules (flexíveis) que se enrolam em qualquer lugar, garantindo a estabilidade da planta (ex: clematites, maracujá, ervilha de cheiro, kiwi, glicínia e madressilva)

Gosto dela em flor….na primavera em paredes velhas..
Em entradas
A fazer túneis..
Gosto dela só com folhas no verão..
Gosto dela no outono cheia de vagens..

Aprenda um pouco mais sobre a glicinia..
Wisteria sinensis
Família: Fabaceae
Origem China
Nome vulgar: Glicínia
Ciclo de vida – Arbusto/trepadeira de folha caduca
Propagação – Por estaca
Época de plantação – Outono, primavera
Época de Floração – Primavera- verão
Cor de floração – Roxa, branca. Muito perfumada.
Altura – até 4 m
Distância de plantação mínima – 1m
Condições de cultivo: Sol ou meia sombra. Qualquer tipo de solo. Aguenta o calor e o frio.  Crescimento lento.
Utilização: Pérgula, treliça, muro, parede.
Manutenção: As podas na glicínia são muito importantes, deve ser podada duas vezes. No inverno para estimular a floração tendo o cuidado de não cortar os gomos florais. No verão para controlar o seu crescimento e conduzi-la. Quando a planta está em fase de instalação deve fertiliza-la duas vezes por ano e regar regularmente.
Algumas fotografias são minhas outras tirei dum blog que gosto muito e que aconselho pois é inspirador para quem gosta de jardins http://myfrenchcountryhome.blogspot.pt/ e outras são do Pinterest.

Espero que gostem de glicínias tanto como eu, se têm espaço no vosso jardim, ou terraço plantem uma, cuidado que pode ser um pouco invasora e competir com as suas outras trepadeiras, reserve-lhe um espaço próprio e deixe-a reinar como merece !
Obrigado e  até breve
Teresa Chambel

Imagens via  Pinterest , My french country home, Teresa Chambel.

31 comentários:

  1. Que bonito ver essas fotos com Glicínias. Deu vontade de ter em meu jardim.
    Lindo seu blog.
    Bj
    Rose
    http://amigasqueengordam.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rose ! ainda bem que gostou, eu adoro glicínias ! bjs

      Eliminar
    2. Olá,

      Acabei de vir de meu quintal e de varrer as belíssimas flores da minha glicínia.:) Este ano, o vento na permite que elas permaneçam muito tempo penduradas. O que é uma pena, pois dá uma beleza enorme ao espaço.

      Eliminar
  2. O nome em japonês da minha namorada/futura esposa tem a palavra japonesa para glicínia. adivinha qual será a flor que vou ter para embelezar o meu jardim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos, a glicinia é uma excelente escolha ! linda e com um aroma único e ainda para mais com essa coincidência de nome, não podia ser outra a esclhoa ! felicidades para os dois e obrigado pela visita

      Eliminar
    2. Que romântica coincidência ! Felicidades aos dois !

      Eliminar
    3. Olá Carlos Henrique !
      Que romântica coincidência a sua noiva ter o mesmo nome dessa bela flor ! Felicidades aos dois !

      Eliminar
  3. Amei esta reportagem! Eu não conhecia a glicínia! Que bom que fui para o Google depois de uma amiga comentar comigo que havia comprado esta trepadeira pra colocar em seu jardim, em um muro! Agradecida, Teresa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Helena, eu adoro a glicinia e quem a tem no jardim nunca se arrepende, seja bem vinda e volte sempre, bjs e bom domingo

      Eliminar
  4. Eu gostaria de ter essa trepadeira na entrada da minha casa, moro em São Paulo onde encontro para comprar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Priscilla, sinceramente não sei onde encontrar em S. Paulo mas é bastante vulgar, não deverá ser dificil. bjs

      Eliminar
    2. Bom dia, vc encontrará no mercado livre.

      Eliminar
  5. Desde o dia em que eu vi essa trepadeira me apaixonei, quero ter uma na entrada da minha casa, moro em Sao Paulo e nao sei onde comprar. Voce saberia onde encontrar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você certamente irá encontrar no Ceasa. Às terças e sextas somente de manhã.

      Eliminar
    2. Certamente encontrará no Ceasa. Às terças e sextas na parte da manhã vendem-se flores lá.

      Eliminar
    3. Obrigado Rodrigo, pela informação e pela visita, abraços

      Eliminar
  6. Parabéns pelo blog, muito lindo! Além de ter um nome inspirador....já coloquei na barra de favoritos, continue postando! Abraços, MAíra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Maira, ainda bem que gostou, volte sempre ! bjs

      Eliminar
  7. Vim, por acaso, parar ao seu blog. Parabéns!
    Acabei de vir de meu quintal, onde estive a varrer as lindas flores desta linda trepadeira. Este ano, ao ventania que se tem vindo a sentir, não permite que elas permaneçam penduradas e alindem o espaço :(.
    Felicidades e boa sorte. Vou tentar visitar mais vezes o seu blog.
    Um abraço,
    Maria Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Maria Isabel ! fico contente que tenha gostado ! volte sempre, bjs

      Eliminar
  8. Tenho duas glicínias, uma branca e outra roxa. Estão plantadas em dois tubos de poço. Elas nunca deram muitas flores, mas nunca podei. Agora estão sem folhas. Posso podar? Como saber os ramos que vão florescer?
    Elas já têm mais de 5 anos!
    Um abraço
    Vania

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vânia, pode podar até porque elas precisam de ser podadas para florir, corte os ramos secos, cruzados, mal inseridos e crte sempre acima dos gomos florais para permitir a floração, aproveirte para adubar também,ode ser com adubo organico ou fertilizante natural como humus de minhoca, boa sorte ! bjs

      Eliminar
  9. Ola, comprei uma muda de glicinia roxa pra plantar na entrada da minha chacara sob o telhado do portão e quando a muda chegou, fiquei assustado porque nao tinha nenhuma folha. Sera porque é inverno? Plantei a muda, porem nao sei e ela esta viva ou não porque ainda não saiu nenhum broto novo. Essa trepadeiras perdem mesmo totalmente as folhas no inverno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdem todas as folhas sim... a minha, que está plantada em um vaso grande, agora está saindo folhas novas e com um cacho aberto. Linda! Abraços.

      Eliminar
  10. Bom dia Teresa. Sabe se as folhas podem ser comidas por animais ruminantes, como ovelhas? Obrigado

    ResponderEliminar
  11. Posso plantá-la na sombra???
    Tenho um pergolado, mas a maior parte do tempo pega sombra...

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a glicinia prefere sol, é melhor optar por outra trepadeira que se de bem na sombra. Obrigado pela visita.

      Eliminar
  12. Olá Teresa! Amei o teu blog, tô aprendendo muito lendo tudo aqui! Plantei duas mudas de glicínia em dois vasos (grandes) no meu pergolado. Uma começou a crescer imediatamente e se "amarrou"na estrutura subindo até o topo em uma semana e meia. Porém, em um dia de chuva forte e muito vento, a pontinha do ramo que subia, "estragou". Creio que ela bateu muito na madeira devido ao vento forte e se secou. Resultado: parou de crescer e de enrolar. Sem saber o que fazer, cortei com uma tesoura a ponta seca e não sei se fiz certo. O que posso fazer para que ela volte a crescer? Já a outra, está bonita, com a uma boa folhagem mas não cresce de jeito nenhum. Só nascem folhas mas o ramo para subir não aparece! É assim mesmo? Eu as rego frequentemente e há bastante sol no local...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,em principio a glicinia irá recuperar e o ramo recomeçar a crescer, se isso não acontecer o melhor é começar a conduzir outro dos ramos para ele subir.A que não cresce experimente na primavera e verão colocar-lle uma camada de humus e incorporar, pode ser que precise de ser alimentada e não apenas regada. bjs

      Eliminar
  13. ola Teresa ! adorei o blog! comprei uma muda de glicinia com 1 m de altura ,q. pretendo cultivar no vaso . ela nao esboçou quarquer reaçao , nada de brotos ,esta como veio ...pode me ajudar?obrigada!

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve