quinta-feira, 10 de maio de 2012

O meu livro..Um jardim para cuidar..

Queridos Amigos,
Hoje vou apresentar-vos um projeto novo, muito especial e que acabou de nascer !
Vai estar à venda dia 11 de Maio ( amanhã...) o que é uma grande emoção para mim !

Em Maio de 2011 fui desafiada pela Editora A Esfera dos Livros (pela Sofia Monteiro), que tinha visto algumas das minhas rubricas na RTP no Programa Praça da Alegria, para escrever um livro de jardinagem para amadores, fiquei sem palavras e muito contente..mas ao mesmo tempo em pânico, será que sou capaz ?


Um ano depois aqui estou eu prestes a lançá-lo..é uma grande emoção, e as minhas filhas que me perdoem mas é quase um filho !!
O grande objetivo desde livro é fazer com que as pessoas gostem de jardinar e se depois de o lerem o fizerem, fico muito contente ! 
Eu,  embora seja arquiteta paisagista comecei a tomar o gosto por jardinar há pouco tempo...antes era mais teoria..fazia projetos, adorava plantas mas nem uma planta tinha no terraço. Em 2008 comecei a organizar cursos de jardinagem e a seguir a fazer rubricas na TV e resolvi ir aprender ! é fácil e dá imenso prazer ...mas é melhor começar a pouco e pouco.
O livro tem de tudo um pouco, explicado de forma simples e clara, como planear o seu jardim, como escolher a planta certa para o local certo, o que fazer no seu terraço, jardim de sombra ou relvado, como tratar das suas hortícolas ou suas plantas de interior...O que fazer no seu jardim ao longo do ano, e muito mais que poderá ver quando o folhear, deu-me muito trabalho mas também um prazer enorme a escrever..
Quero desde já convidar-vos a estar presentes no lançamento de Lisboa ou de Gaia consoante vos der mais jeito.
O lançamento de Lisboa é dia 17 de Maio no Corte Inglês,   para apresentar o livro convidei duas pessoas que me são muito queridas para além de excelentes profissionais, a minha querida cunhada e amiga Ana Cristina Antunes, a melhor decoradora que conheço, que me inspira diariamente com o seu trabalho e com o seu blog e que também gosta de plantas e jardins..


O Jorge Gabriel com quem nestes quase três anos faço quinzenalmente as rubricas de jardinagem e que desde a primeira hora foi fantástico, que está sempre interessado nos temas relacionados com os jardins e jardinagem..para além de ter imensa  paciência para mim..


Para o lançamento em Gaia que será no dia 28 de Maio, convidei duas pessoas igualmente especiais, a Sónia Araújo com quem também faço as rubricas quinzenalmente, e que para além de ser a simpatia em pessoa, está sempre interessada e entusiasmada por aprender mais sobre plantas e jardins. Convidei também  o meu muito querido amigo Luís Alves com quem aprendi e continuo sempre a aprender muito e que divide comigo as rubricas de Plantas e Jardinagem na Quintinha da Praça, não podia escolher outras pessoas !

Este livro teve a sorte de ter duas revisoras técnicas excelentes que foram uma ajuda preciosa e indispensável  e que além disso são duas excelentes amigas, a Ana Luísa Soares, Arquiteta paisagista e professora do Instituto Superior de Agronomia e a Henriqueta Carvalho , engenheira agrónoma e uma excepcional profissional na sua área. 

Os meus ilustradores também foram de excepção o que muito enriqueceu o livro, a Maria Boavida, ilustrou grande parte do livro com grande qualidade, e o meu querido marido Luís Filipe-Santos, que é arquiteto, fez uma série de ilustrações de sebes, raízes, etc, etc, os terraços em 3D,  os vários esquemas de plantação de que me lembrei nos últimos dias ( alguns deles no último dia antes da entrega em Fevereiro), teve uma paciência infinita para o meu stress e mau feito..

Obrigado a todos que me cederam fotografias e reviram os textos , foram uma grande ajuda, um obrigado especial à Ana Carvalho  e ao Rui Tujeira pelas revisões e ajuda !

Espero sinceramente que este livro seja muito útil e que se apaixonem tanto pelos jardins como eu !
Até breve e obrigado
Teresa Chambel




Aqui fica o link para os blogs da Ana Antunes e do Luís Alves que me inspiram todos os dias !

6 comentários:

  1. Kia ora Teresa!
    Amiga, fico muito orgulhosa pelo teu feito. Depois ligo-te directamente do outro lado do mundo.
    Um grande beijinho Neozelandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga! tenho pena que não estejas cá mas tenho inveja por não estar eu na Nova Zelândia ! enjoy..bjs

      Eliminar
  2. Oh Teresa!!!...Que bom descobrir-te passados tantos anos...(ISA)
    Parabéns pelo teu trabalho...vou estar atenta às novidades e claro, comprar o livro. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado minha querida, e´bom reencontrar-te, espero que te seja útil o blog e o livro ! beijos e até breve

      Eliminar
  3. Bom dia. O livro fala sobre alguma planta especifica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá o livro fala sobre muitas centenas de plantas para as mais variadas soluções, sol, sombra, interior, terraços, varandas, hortas, etc. Um abraço,

      Eliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve