segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Recuperar o terraço após o verão

Queridos amigos,
O meu terraço este ano (graças à minha amiga Gi que o regou todo os dias enquanto estive fora) não chegou ao estado lastimável do ano passado em que esta altura estava a recomeçar do zero.
No entanto depois do calor e do verão muito há a fazer para recuperar as plantas.
O que fiz este fim de semana, limpei todas as folhas secas das plantas suculentas e perenes, kalanchoes, alegrias-do-lar, ciclamenes. Podei a salvia que estava enorme e feia, podei a hortelã, retirei algumas anuais como salsa, coentros, etc. Removi a camada superficial de substrato de todos os vasos e coloquei uma camada de humus de minhoca ara lhes dar mais alimento. Por último fiz algumas sementeiras de salsa e rucula pois estou com pouca salsa e já não tinha rucula nenhuma. Arranquei alguns tomateiros que já estavam no fil do ciclo. Foi uma tarde bem passada mas valeu a pena, as plantas e o  terraço agradecem e para mim são sempre momentos bons em que não penso em mais nada. Ainda não comecei com novas sementeiras e plantações de outono inverno pois ainda estou a planear o que vou plantar este ano.
Aqui ficam algumas imagens do meu trabalho de fim de semana

 Tudo a precisar de poda e limpeza..
 Substrato para sementeiras de aromáticas e humus para todas

 Podei a salvia e coloque uma camada de humus no vaso após retirar a camada superficial de substrato.

 Este ciclamen de flor cor-de-rosa que eu adoro estava moribundo...vamos ver se arrebita depois de limpo e de ter colocado humus

 Fiz uma sementeira de salsa bio

 Usei umas facas de manteiga do IKEA para fazer de etiqueta
Reutilizei a floreira onde estavam os bolbos de verão que já secaram e refiz a drenagem com leca e semeei rucula pois adoro e estou sempre a usar na salada.
 


Já começa a ficar tudo com melhor aspeto, limpei as três suculentas, coloquei humus e adubo liquido próprio para suculentas ( da Sito)

Também jardinaram este fim de semana ? já começaram a pensar nas plantações e sementeiras de outono/inverno ?
Não se esqueçam que no próximo sábado podem ir a um workshop gratuito no Horto do Campo Grande, vamos dar muitas ideias para o outono !
Obrigado pela visita
Até breve
Teresa

Imagens : TC

9 comentários:

  1. Bom dia, poderia me dizer se posso cortar as Hortênces, estão muito grandes e feias, e não sei quando é que se pode cortar. A minha mãe diz que ainda é cedo...mas ela está tão grande e tão feia. Muito obrigada pela a ajuda. Um beijinho. Ana paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Paula, o ideal é podar as hortensias quando elas já estão caducas, ai pode reduzi-las à vontade e na próxima primavera vão rebentar bonitas, pode aproveitar agora para lhes colocar algum substrato para plantas acidófilas ou humus e volte a fazer o mesmo no inicio da primavera. bjs

      Eliminar
  2. Eu tenho uma dúvida e sempre que venho aqui, espero achar a resposta,rsrsrs, mas ainda não achei, quando se planta essas sementes de envelopes elas tem que ficar na sombra até brotarem ou num lugar escuro ou precisam de algum sol das primeiras horas? Estou tentando pela segunda vez este ano fazer uma hortinha, mas quando brota a folhinha o caule cresce muito e dobra e não vai adiante...por que será??? Obrigada já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Wilma, o ideal é terem luz mas sem sol direto até começarem a aparecer as folhas depois podem ter um pouco de sol mas não muito ( mas precisam de muita luz) quando já estão maiores precisam de sol direto para frutificar, bjs

      Eliminar
  3. Depois de ver o seu trabalho, acho que fiquei com vontade de fazer o mesmo:) Um abraço, Manuela

    ResponderEliminar
  4. Olá Teresa.
    Quando nos mostra momentos de manutenção do seu terraço, dá cá uma vontadinha de por mãos na terra?!?!?!?
    Mas por acaso essa limpeza de fim de Verão, já a fiz no inicio de Setembro quando regressei de férias, e a meu favor esteve o tempo fresco, chuva e trovoadas. Não faltou nada!...
    Também eu este ano não tive tantos estragos, talvez porque estive fora menos tempo, e porque também o tempo não esteve demasiado quente. Tenho tudo mais ou menos controlado. Fiz alguns enxertos das minhas azaleas e camélias que além dos arbustos, são as que se têm portado melhor. Apenas as minhas suculentas amarelaram um pouco, pois mudei-as do local de origem e acho que fiz mal. Tinha-as numa marquize não totalmente fechada e trouxe-as para fora debaixo do toldo.Acho que estranharam. Tudo porque o meu terraço é realmente muito quente. Vou continuar atenta as dicas que tem partilhado connosco e que muito agradeço, quem sabe ainda as recupero. Obrigada Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paula, gosto sempre deta época para recuperar e alterar o terraço, é uma época de renovação. bjs e obrigado pela visita

      Eliminar
  5. Esqueci de me identificar, não foi por mal
    Paula Cortez

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve