quinta-feira, 31 de maio de 2012

Plante rosas no seu jardim



Queridos amigos,
Tal como prometido aqui está uma publicação sobre as roseiras, são indispensáveis no seu jardim, terraço, varanda ou floreira.
As roseiras são uma planta arbustiva extraordinária, são uma presença constante nos jardins, fazem parte da essência do jardim português, bem como do jardim mediterrânico e do jardim romântico.

Há colecionadores de roseiras em todo o mundo (em Inglaterra há milhares), as roseiras conferem um ambiente romântico e podem ser utilizadas nas mais variadas aplicações:

Trepadeiras

Pergúlas e arcos


Sebes

Maciços

Condições ideias para o desenvolvimento das rosas

Exposição solar
- A exposição solar deverá ser de Sol pleno, as rosas são inimigas da sombra e precisam de pelo menos 6 a 7 horas de sol por dia para que se desenvolvam de forma saudável e para que tenham plena floração como é suposto.
- O local deverá ser arejado, para evitar o aparecimento de fungos nas folhas e nas flores.

Exposição ao vento
- Não gostam de exposições excessivas ao vento.

Tipo de solo
As roseiras dão-se bem em qualquer tipo de solo, têm alguma preferência por solos mais argilosos e ricos em matéria orgânica (gostam muito de húmus), o solo deverá ser sempre bem drenado pois não suportam o encharcamento.
Em termos de pH, gostam de solos com pH neutro (6.5-7), devemos ter o cuidado de medir o pH para fazermos as correções que forem necessárias pois as roseiras são sensíveis a pH ácido e muito básico.

Cuidados a ter com a preparação do solo antes da plantação
Devemos ter o cuidado de cavar o solo alguns dias antes para garantirmos que este está destorroado, o que vai facilitar o enraizamento e a drenagem.
Como as roseiras gostam muito de matéria orgânica se pudermos estrumar (com estrume de cavalo bem curtido é excelente), se tivermos composto ou húmus podemos adicionar.
Podemos ainda adubar quando plantamos com adubo orgânico.
Esta é a altura certa para plantarmos roseiras envasadas (as roseiras em torrão deverão ser plantadas no outono), até porque conseguimos perceber a cor da floração e o tipo de roseira.

Cuidados a ter quando se planta :
- fazer uma cova de pelo menos 40 x40 cm
- adubar ou fertilizar
-ter o cuidado de não dobrar as raízes
- deixar o porta enxertos enterrado 2 cm
- regar abundantemente

As roseiras devem ser plantadas:
 1 m umas das outras se são arbustivas
Se queremos uma sebe devem ser a 60-70 cm
Se forem para cobrir o solo devem ser plantadas com distancia de 40-50 cm

Para garantirmos que as nossas roseiras estão saudáveis devemos aduba-las 2 ou 3 vezes por ano de preferência com adubo orgânico e sempre na primavera e verão.

As rosas têm desde sempre um grande simbolismo e as cores das suas flores estão a associadas a sentimentos ou estados de alma:
Rosas brancas – pureza
Rosa encarnada – paixão
Rosa amarela – amor
Rosa cor de rosa – gratidão

Podar as roseiras é muito importante para a sua floração e deverá ser feita a poda no final do inverno ou inico da primavera.

Prolongar a floração
Quando estão em floração também deveremos ter o cuidado de ir cortando os ramos que não interessam para estimular a floração :
Corta-se acima de um ramo que tenha 5 folíolos (eliminamos os de 3 folíolos) deixando apenas o de 5 para garantirmos nova floração.

Rosa trepadeira de flor cor de rosa
Rosa que pode facilmente ser conduzida em trepadeira
Está em flor na primavera e verão
Pode ser branca, cor-de-rosa, encarnada, etc
Linda, floração exuberante

Pode plantar  rosas da variedades de rosa chá, apresento aqui algumas das que plantei esta semana na RTP,  que existem à venda na Viplant Oeiras Garden e outras de que gosto muito e que também encontra à venda nos viveiros.

Rosa”look good ..feel better”

Floração exuberante encarnada , fica com quase 1 m de altura. Excelente para sebe, bordadura alta, floreiras, etc. Adoro o nome desta rosa .."look good...feel better"

Rosa romeu
Floração encarnada, rosa resistente e com ampla floração. Cresce até 0.6 - 1 m. Boa para sebes baixas, floreiras e vasos.

Rosa snövit
Floração branca exuberante, sem aroma. Ótima para fazer maciços e cobertura do solo pois não é muito alta ( 0.4 - 0.6 m)

Rosa landora
Floração amarela ligeiramente perfumada. Resulta bem em maciço, isolada, em vaso ou em floreira. Floração Primavera- Verão.Cresce até 1 m de altura.

Rosa rugosa
Gosto muito de utilizar a Rosa rugosa,   é muito rustica e  dá-se bem em todo o tipo de solo. Utilizo-a principalmente para fazer coberturas de solo e grandes maciços, taludes, etc tem um aroma muito agradável e uma floração prolongada ( Primavera - Outono) exuberante. Cresce até 0.4-0.5 m

Rosa de Sta Teresinha
Esta é a minha roseira favorita, hoje em dia nem sempre fácil, de encontrara nos viveiros, lembra-me a minha infância pois no jardim dos meus avós no Alentejo elas subiam por todos os muros do jardim e dos terraços.
São lindas, aromáticas e delicadas. Muito rusticas e fáceis de cultivar. Trepadeira ideal para pergulas, treliças, etc.
Qual é a vossa roseira preferida ? já têm rosas no vosso jardim ?
Obrigado e até breve
Teresa Chambel
Aqui fica o link para a ultima rubrica na Praça da Alegria - RTP 1 sobre roseiras.


Imagens via : Praça da Alegria, Agulha dourada.blogspot.com, Rose Garden, House to Home, Garden Visit, Teresa Chambel

17 comentários:

  1. A sua rubrica na Praça foi muito útil principalmente a parte da poda ja´tinha lido muito sobre poda e nunca falavam que tinha de ser onde tinha 5 folhas, falavam sempre nas gemas.

    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra, ainda bem que fui útil ! foi um especialista em roseiras que me explicou desta forma tão simples..até pus aqui uma fotografia para as pessoas nãos e esquecerem. bjs

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,
    Procuro uma roseira de Santa Teresinha há meses, sem sucesso, seria possível alguém informar onde poderei encontrar.

    Obrigado

    Mário Freitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      comprei uma Sta Teresinha hóje na Margem Sul,Belverde.A loja chama-se Belgreen. Estou mto contente com compra hehe

      Eliminar
    2. Também gosto muito. Lembra-me a minha infância!!!
      Havia uma enorme, passava o muro!! Morreu com as obras!!!
      Já procuro há tempo sem êxito!!!!

      Eliminar
    3. Olá Mário Freitas vc já encontrou sua rosa de santa Teresinha? eu tenho mudas

      Eliminar
  4. Boa tarde,

    Seria possível alguém me dar indicação de onde encontrar roseiras de Santa Teresinha na zona de Leiria? Procuro há meses sem qualquer sucesso.

    Obrigado
    Mário

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olá Mário, veja no site dos Viveiros de Castromil eles são especialistas em roseiras e costumam ter muitas variedades antigas e tradicionais e enviam pelo correio.

      http://www.vcastromil.pt/

      Um abraço,

      Eliminar
    2. Boa noite, se ainda não encontrou, no mercado do sábado pergunte ao pessoal das flores, ainda à quinze dias uma das vendedoras me ofereceu uma.

      Eliminar
  5. Olá a todos! Comprei hóje uma Sta Teresinha em Belverde (Margem Sul).Linda e tem um cheirinho expetacular:)
    Elena.

    ResponderEliminar
  6. Ola tenho um jardim de inverno entre o meu quarto e o do meu filho. Gostaria de plantar rosa trepadeira, mas tem umas 3 ou 4 horas em mais ou menos 4 metros quadrados. Minha pergunta e sera que posso plantar a rosa la

    ResponderEliminar
  7. Olá também sou fã das rosas de santa teresinha mas aqui no Porto nunca encontro . Pergunto será que um pequeno ramo daqueles que cortam para podar pega se eu i meter na terra? Agradeço que me respondam por favor . Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se quiser ter a maçada de vir a Gondomar buscar ao meu jardim na altura de plantar, terei todo o gosto em lhe oferecer. lauracctt@gmail.com

      Eliminar
  8. Boa tarde... tenho uma questão um pouco idiota talvez, mas... as rosas de santa terezinha existem apenas em cor rosa ou noutros tons?

    ResponderEliminar
  9. Rosa de Sta.Terezinha tbm lembra minha infãcia. Gostaria se alguém sabe onde vende prá me mandar pelos Correios, obg

    ResponderEliminar
  10. Rosa de Sta.Terezinha tbm lembra minha infãcia. Gostaria se alguém sabe onde vende prá me mandar pelos Correios, obg

    ResponderEliminar
  11. Ola tudo bem? Aqui plantei uma muda de rosa ai assim q começa da folhinhas ela seca e cai o q pode ser

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve