segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O meu novo jardim de aromáticas é um minigarden !

Queridos amigos,
Há umas semanas atrás tive a felicidade de receber um presente de que muito gostei , não um mas dois kits  minigarden, um kit de rega e um kit de minigarden corner ! Uau !!esta oferta generosa foi da própria MINIGARDEN. Conheço o minigarden desde 2008 quando levei um minigardem para o programa da SIC Mulher - O mundo das Mulheres. Montei lá um pequeno jardim de aromáticas e foi um sucesso. Desde ai fiquei fã deste produto, mostro-o no meu livro e aconselho-o a toda a gente que quer em pouco espaço ter muitas plantas aromáticas (ou outras plantas quaisquer) de forma simples, barata e com redução dos trabalhos de manutenção.
O minigarden pode ser utilizado no interior ou no exterior, é sempre um sucesso e uma boa solução, produto 100% nacional.


Resolvi então modificar o meu  pequeno terraço e introduzir os dois minigarden e o corner !  fiz um passo a passo para perceberem como é fácil.Montei tudo sozinha !  até o kit de rega...tão fácil ! se eu fui capaz qualquer um o consegue fazer.

Tenham atenção que demora algum tempo, demorei para ai umas quatro horas a montar os dois minigarden, o corner e o kit de rega (mas fui fazendo paragens para as fotografias..e remodelações no terraço para caber tudo, acabei já era de noite, mas também neste horário de inverno ás 17.30 está escuro. Mais uma vez foi a minha filha Francisca que fotografou, o que eu muito lhe agradeço. 

Primeiro deixo-vos aqui a lista de tudo o que precisam:

1. kit mini garden

2. Kit rega

3. Se quiserem um kit corner (opcional)


4. leca (1 saco 20 lt) e geotextil (50 cm geralmente tem 2-2,5 m)

5. Substrato,eu usei o SIRO BIO-Plantas Medicinais e Aromáticas, o meu favorito para este tipo de plantas,  como sabem dou muita importância ao substrato, pois é ele o "sustento" das nossas plantas  - gastei cerca de 40 l por minigarden ,  gastei 100 l com os dois  minigarden e o corner...obrigado à SIRO , SIRO-FB

Escolha as suas Plantas aromáticas, como cada minigarden tem 9 locais de plantação e o corner 3 eu precisei de 21 plantas. Escolhi algumas repetidas como a rucula, a salsa, os coentros, erva cidreira,manjericão,tomilho pois são as que utilizo mais.


Aqui estão elas acabadas de chegar da 
VIPLANT onde há sempre muitas e de excelente qualidade.

Lindas e frescas !
Perigo !!! o Kiko adora comer as aromáticas...
Kiko a atacar o cebolinho !!

A minha escolha de aromáticas fica aqui, mas escolha sempre as que gostar mais e as que mais consumir, pode fazer um andar apenas com uma (eu fiz isso com a rucula)
Quem quiser saber mais sobre cada uma das plantas que escolhi pode ver esta publicação que fiz em Março 2012

As aromáticas do meu terraço !

 Cebolinho 
Coentros
Erva-cidreira
Erva-do-caril
Estragão
Hortelã-da-ribeira
Manjericão
Oregãos
Poejos
Rúcula
Salsa
Salvia
Tomilho
Tomilho-limão

PASSO- A - PASSO 
1. Este é o primeiro passo, não é obrigatório mas tal como já disse várias e vezes prefiro sempre colocar uma camada de leca no fundo para garantir a drenagem embora estas floreiras tenham a drenagem bem assegurada
2. Gosto sempre de colocarmanta de geotextil por cima para evitar que o substrato seja arrastado (funciona como um filtro de café)
3. O primeiro de muitos sacos de substrato que usei..
4. A primeira camada de substrato (com o Kiko sempre atento e a fazer disparates....) 
 5. Plantação do primeiro nivel- sálvia, todas as plantas se colocam meio inclinadas
 6. Plantar estragão
7. Plantar tomilho
8. Enche-se com terra
9. Primeiro nivel terminado ( sálvia, estragão, tomilho)

 10. Hora de montar o kit de rega, que trás tudo o que é preciso
11. Tubos e peças de ligação
12. O tubo perfurado que se coloca na horizontal em cada floreira
13.  Coloca-se na horizontal e uma das pontas passa para o exterior através do orifício da peça de ligação entre os níveis

14. Colocar a tanps que vai servir de suporte ao nível acima, ter o cuidado de encaixar bem todas as peças
15. O segundo nível com hortelã da ribeira e tomilho-limão


16. Pormenor do tubo de rega
17. A rega já montada , agora é só ligar a uma fonte de água
18.Erva-do-caril, oregãos, , rucula, erva-cidreira, etc

As peças do corner, os procedimentos são os mesmos, leca, eotextil, substrato 
Coentros e manjericão
Salsa, mangericão e coentros, o minigarden corner é excelente para colocar em qualquer canto da cozinha !
 Imagens do resultado final, uma excelente forma de conseguir ter mais 21 plantas no meu pequeno terraço, doutra forma  nunca conseguiria
 Já está a servir de suporte a outros vasos...
 O corner fica muito bem, vou ter que arranjar outro para ficar da mesma altura do minigarden

Espero que tenha sido útil e que vos sirva de inspiração para começarem a cultivar aromáticas. Não há nada como ter ervas frescas todos os dias !

Obrigado e 
Até breve
Teresa Chambel

Imagens: Francisca Chambel Filipe-Santos e Teresa Chambel

28 comentários:

  1. Olá amiga Teresa!

    Resultou na perfeição!

    Muito útil além de decorativo.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Teresa,
    Obrigada pela partilha. O seu post foi muito útil, pois já há algum tempo que pretendo criar uma zona de plantas aromática na minha cozinha.
    Um Grande Beijo.
    Avelina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Avelina, está é uma excelente forma de ter as aromáticas na cozinha, prática, bonita e de fácil manutenção. Qualquer dúvida diga ! bjs

      Eliminar
  3. Já estive para comprar acho-os o máximo, também fica bem com morangos mas ainda são um pouco caros :( a ver se um dia apanho alguma promoção :D
    A Teresa é sempre uma grande fonte de inspiração :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra, não são baratos mas são um bom investimento, pois conseguimos ter nove plantas em pouco espaço , ás vezes estão em promoção no Leroy Merlin. bjs

      Eliminar
  4. Agradeço a partilha e sobretudo a forma clara e fácil como o fez. Para quem não domina esta arte, tal como eu, tornou-se esclarecedor. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clotilde, obrigado pela visita,fico sempre contente quando as minhas publicações são úteis ! ainda bem que gostou, qulquer dúvida, diga, um beijinho

      Eliminar
  5. Este post não poderia ter vindo em melhor altura.
    Compramos um minigarden recentemente e estavamos com dúvidas sobre qual o melhor substrato.
    No entanto não vamos instalar o sistema de minirega.

    Obrigada pela partilha. Vou continuar a seguir atentamente.

    Ah, compramos o nosso no AKI, que está com uma promoção de 18% de desconto.

    Marta F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta, fico contente por ter sido útil ! eu também não tenho a rega a funcionar pois não tenho água no terraço..mostrei só para se perceber que é fácil,até porque regar um minigarden é simples, quando são vários e estão muito altos é que se torna mais dificil. um beijinho e obrigado pela visita

      Eliminar
  6. uau!!!é perfeito para a minha varanda minuscula! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, é excelente até para ter na cozinha, soube agora por uma seguidora do blogue que está em promoção do AKI com 18% de desconto, é de aproveitar ! beijinhos e volte sempre

      Eliminar
  7. Adorei o Kiko a comer o cebolinho :)Optimo post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Kiko é lindo !!! mas é um devorador de aromáticas...bjs

      Eliminar
  8. Que engraçado, também tenho uma siamesa que se chama Kika!

    Ando há uns dias a pensar no minigarden para cultivar uma hortinha na varanda. Acho-o um bocado caro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é um bocadinho cara mas ouvi dizer que está com desconto no Aki e vale o investimento pois dá para 9 plantas e a manutenção é muito pouca , pois conserva a água, não aparecem infestantes e os gatos não atacam a terra ! bjs

      Eliminar
    2. O local onde se vendem mais baratos é nos Jardins Sintra, localidade Ral.

      Eliminar
  9. Onde posso encontrar a manta geotextil?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, costuma haver no Aki e Leroy Merlin eu compro geralmente na Viplant Oeiras Garden. bjs e obrigado pela visita

      Eliminar
    2. Olá,

      a manta deve ser somente usada ao transplantar correcto?

      Obrigada

      Eliminar
    3. Não sei se percebi bem a pergunta, eu coloca a manta sobre a leca e coloco o substrato em cima, faço isso quando preparo as floreiras ou vasos e vou plantar ou semear, facilita a drenagem e faz com que o substrato não seja tão "arrastado" pela água, funciona como o "filtro do café", não sei se ajudei, obrigado pela visita, bjs

      Eliminar
  10. Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  11. Teresa, venho espreitar a montagem do teu mini-garden, pois ando também em preparações para o meu!
    Não tenho nenhuma torneira no local onde quero colocar o mini-garden, por isso não se justifica estar a fazer a montagem do sistema de irrigação, não achas?
    Com um regador depois faço a rega, como já costumo fazer naquela varanda.

    Uma vez mais obrigado!

    ResponderEliminar
  12. Olá Teresa, uma pergunta, ainda que um pouco off-post, quando criamos um jardim de aromáticas em casa (tenho alguns vasos de plástico, mas não gosto muito), é importante os vasos terem furo ou podemos usar a leca apenas para garantir uma boa drenagem e ter atenção às regas?

    Estava a pensar usar umas caixas de fruta que tenho lá por casa, forrá-las com plástico talvez e fazer um mini canteiro, em vez daquela quantidade absurda de vasos enormes... acha boa ideia? É melhor furar o plástico?

    Obrigada!
    Diana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana, as caixas de fruta são excelentes e dão mini-canteiros ótimos para aromáticas e algumas horticolas, mas faça-lhes uns furinhos no plástico (com um garfo ou tesoura) e em cima coloque leca e depois geotextil, assim fica com uma drenagem perfeita e a água que sair é limpa. Se precisar de mais ajuda diga ! bjs

      Eliminar
  13. Boas!
    obrigada pela partilha!
    o mini garden precisa de fazer furos na parede para ele não cair ou consegue-se suportar sozinho?

    ResponderEliminar
  14. Olá Isabel!

    Gostaria de saber como está a saúde do seu minigarden vertical :)
    Gostaria de instalar um, mas tenho medo que não seja fácil de replantar quando for caso disso... Tem que se desmontar? O acesso a cada planta é muito reduzido e acho que deve tornar-se complicado de mudar de planta em cada alvéolo...
    Agradeço a sua ajuda.
    Obrigada,
    Daniela

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve