segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Uma novidade no meu terraço ! o Herb Pack para as aromáticas, simples e prático !


Queridos amigos,
É sempre bom saber que há jovens empreendedores e criativos, o João Amaro, arquiteto paisagista recém-licenciado é um exemplo disso e o produto de que vos vou falar hoje o HERB PACK, inventado por ele é de uma utilidade e simplicidade desarmante. Tive o prazer de conhecer o João na semana passada numa  apresentação que fiz para os alunos de arquitetura paisagista que fiz no Instituto Superior de Agronomia (a minha escola onde é sempre bom voltar..), ele deu-me o contacto e falou-me por alto do Herb Pack, eu fui ver à página do FB e adorei e ele simpaticamente ofereceu-me um  HERB PACK acompanhado de três pacotes de sementes; manjericão, salsa e tomilho. No domingo  resolvi dedicar-me à jardinagem e entre outras coisas "estrear" o meu HERB PACK.



Os herbpacks são vasos feitos de tecidos permeáveis, geotexteis, resistentes ao apodrecimento e aos raios UV. São excelentes para as plantas porque permitem que as  raízes respirem e  ao mesmo tempo  não deixam a terra encharcar. 

Aqui está ele...
Neste foi semeado manjericão...uma das minhas aromáticas favoritas

Neste foi semeada salsa !

Neste semeei tomilho
Como um bom substrato é meio caminho andado para o sucesso das plantas, usei um especial da Siro para Aromáticas e Medicinais

Aqui estão eles na parede do meu terraço !
Em breve vos darei noticias sobre o desenvolvimento das minhas sementeiras.
Aqui ficam algumas sugestões de utilização do HERB PACK, estas imagens foram-me cedidas pelo João Amaro. 









Pode ser uma excelente sugestão para o Natal ! e uma maneira prática e fácil de começar a ter as suas aromáticas, para mim tem outra grande vantagem,  ficam longe do alcance dos meus gatos que adoram terra acabada de semear !
Para encomendar fica aqui o link, cada HERB PACK (imagem acima) custa 15.90 euros HERB PACK

Veja aqui uma reportagem sobre o HERB PACK na RTP
Herb pack na RTP

Tenho de agradecer à minha fotografa de serviço ! a minha filha Francisca que é a minha grande ajudante nestas coisas da jardinagem !
Espero que tenha sido útil, de que está à espera para semear as suas aromáticas ??


Até breve

Teresa Chambel

Imagens via: HERB PACK e Teresa Chambel/Francisca Chambel Filipe-Santos

7 comentários:

  1. Boa tarde Teresa.
    Tenho tentado, por vários processos, ter ervas aromáticas. Tenho um quintal, onde o meu marido já semeou salsa e coentros. A salsa deu-se bem mas secou no Verão porque nos ausentámos 2 ou 3 meses, e agora está semeada novamente. Mas naquele quintal não se dão as outras ervas, que eu adora na cozinha. Então tenho comprado vasos nos supermercados e transplanto em casa para vasos. Tudo murcha e apodrece.
    A minha última experiência foi comprar manjericão, oregãos e cebolinho e dispôr numa floreira com fundo falso, onde se coloca a água e a planta vai buscar o que necessita: o cebolinho e os oregão ainda não murcharam mas o manjericão ... está muito mal, coitadinho. A floreira tenho-a na marquise que é quentinha, mas não deixo as plantas apanharem sol. Já não sei o que fazer.
    Apetece-me comprar estes sacos mas ... o que fazer, como o fazer !? Ajude-me, por favor, porque sou "viciada" em ervas aromáticas e nunca tenho o prazer de as consumir acabadinhas de colher, são, quase sempre, congeladas.
    Um beijinho.
    Adelaide China

    ResponderEliminar
  2. Olá Adelaide, tente começar de novo...um novo vaso, um bom substrato ( Siro aromáticas), colocar húmus de minhoca ( SIRO) pelo menos 2 ou 3 vezes por ano, comprar sementes ou plantas de boa qualidade ( se me disser onde vive posso tentar aconselhar um local de compra) e deixar as aromáticas apanharem pelo menos 5 horas de sol por dia...nunca regá-las em excesso ( mas não podem ficar 3 meses sem rega). Pode tentar com o Herb Pack que é uma excelente solução, ou qualquer vaso com drenagem serve.. veja as minhas publicações de Março 2012 sobre como plantar.. É natural que o manjericão esteja murcho , pois ele é anula e morre no inverno, pode já comprar outro ou semear de imediato.
    Ajudei ?
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, vou ver as suas publicações com muito cuidado (e carinho).
      Vivo em Coimbra, Teresa. Aconselhe-me, se conhecer algum local para compra. Sabe, eu não percebo nada de agricultura e jardinagem.
      O meu quintal é muito frio e, ao mesmo tempo, muito exposto ao sol, por isso não sei se é melhor semear lá ou em vasos com drenagem, dentro da marquise (é que não tenho varandas no meu apartamento). Estou com ideia de encomendar os Herb Pack mas preciso de perceber o que fazer para comprar os adequados (exterior ou interior).
      Bjo

      Eliminar
    2. Olá Adelaide, estive a informar-me e em Coimbra tem o Horto Mondego, Av Dr. Elisio de Moura 3030-183 Coimbra - telf- 239701283 mail contactos@hortomondego.pt e na estrada para Tentugal tem a Jardibel, Estrada Nacional 111 ( km 28) S. Martinho da Árvore 3020-000 Coimbra telf-239951266. Para encomendar o Herb Pack tem de ser para o link que tenho na publicação. Compre também um bom substrato ( Siro Arormáticas) e Humús de minhoca ( Siro) para colocar de 3 em 3 meses, ajudei ? boa sorte ! bjs

      Eliminar
  3. Olá Teresa,
    Adorei a sugestão!
    Cá em casa adoramos ervas aromáticas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvia, esta é uma excelente forma de as ter, eu estou a adorar o meu Herb Pack ! bjs

      Eliminar
  4. Que rica ideia!
    Eu ontem semeei coentros directamente na terra com a adição de estrume já curtido das minhas galinhas...vamos ver no que dá :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve