quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A minha iniciação ao fascinante mundo dos Catos..



Queridos amigos,
Isto de ter  um blogue ..é um constante desafio..aprender mais é sempre um dos meus lemas. Confesso que eu e os cactos não temos a melhor das relações..Nunca tive catos, não sei como lidar com eles e aqueles que têm picos intimidam-me bastante..Com excepção das agaves e dos aloes..poucos utilizei em projetos.
Depois de ter ficado apaixonada pelas suculentas, de ter percebido que os cactos são dentro das suculentas aquelas plantas que vivem em regiões com características climatéricas mais adversas, sem água e com amplitudes térmicas que podem ir de -20ºC até +50ºC. Plantas que aguentam estas condições merecem o meu respeito. Aprendi que são plantas que não evapotranspiram ( não libertam água) e que estão preparadas para armazenar toda a água  que esteja ao seu dispor, ou seja não as podemos regar, pois elas absorvem tudo e como não eliminam..se a água for em excesso morrem ...é irreversível.
Tudo isto e muito mais aprendi com o Helder Oliveira proprietário da CACTOTEJO, maior produtor de cactos do pais ( 11 milhões por anos !!)que gentilmente me guiou numa visita aos seus viveiros, nas Aveiras de Cima. Um exemplo de sucesso com mais de 40% da produção a ser exportada este ano e 60% no próximo ano.

O conselho que Helder Oliveira dá a quem tem catos...esqueça-se deles...
Aqueles pequeninos que compramos nos viveiros e Centros de Jardinagem aguentam anos naqueles vasos..basta...não tratar deles !

Deixo-vos aqui algumas imagens que recolhi quando da minha visita à Cactotejo a semana passada.
Quer ter plantas de manutenção quase zero...
Agaves


Aloe ..
Várias composições..


Os bancos-de-sogra são os meus favoritos..

Berçário de catos
Catos bebés 

Floração
Opuntias..

Plantas mãe...
Se gostam muito de catos não deixem de visitar este fantástico blogue que é uma inspiração
(de azelha não tem absolutamente nada..)
Espero que tenham gostado
Até breve
Teresa Chambel

 Imagens: Teresa Chambel




11 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu confesso que fiquei fascinada com este mundo que desconhecia ! bjs

      Eliminar
    2. Bem... na minha varanda, o cato tem um lugar definitivo porque sinto que é uma planta que me faz falta ao equilibrio do meu Lar. Quando tenho muitos dou, vendo e troco. Nunca fico sem o espécime porque a variedade também me alegra o Espírito.Identifico-me muito com estes seres fantásticos que vivem como que indiferentes ao Mundo que os rodeia e só chateiam quando são chatiados. Têm uma grande força para lutar pela sobrevivência e parece que... apenas querem existir. Contudo, em certas alturas oferecem ao meio envolvente e de forma discreta, uma flor que tem a beleza mais intimista que conheço em plantas. Adoro-os.

      Eliminar
  2. Lindos, existem espécies maravilhosas :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresa,
    Não sei lidar com cactus, excepto Agave e Aloés, mas a curiosidade levou-me a seguir o seu link e mais outros. Encontrei aqui uma boa informação, sobre como se tratam, de alguém que cultiva cactus esplendorosos. Vale a pena olhar para essas fotos. :)

    http://cactus-favoritos.blogspot.pt/search?updated-max=2011-03-30T16:17:00%2B02:00&max-results=20&start=8&by-date=false
    Bjs e Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu estou a iniciar-me neste mundo doas catos que para mim é completamente desconhecido..eu já dei uma volta por esse blog e é extraordinário e percebi que há milhares de blogues catos e suculentas..é um mundo à parte e tenho muito que aprender ! bjs e obrigado pela dica

      Eliminar
  4. Olá Teresa!

    Sem duvida que estes "bichinhos", são uma ótima solução, para quem não dispõe de muito tempo, para cuidar de plantas, para as "mimar".
    Existem especies de catos, fantásticas. Nem parecem pertencer todos à mesma família!
    Tenho alguns catinhos lá em casa, que me foram oferecidos. Vivo perto da praia e eles parecem gostar da sua nova casa. Estão a dar-se muito bem.

    Teresa, continue a publicar ideias, sugestões, jardins fantásticos. Que me deliciam sempre.

    Beijinho,
    Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Filipa, muito obrigado pelo seu comentário tão querido ! Fico feliz que o meu blogue lhe seja útil e qualquer dúvida, disponha !
      bjs

      Eliminar
  5. Que vergonha, vir agradecer as suas palavras tão amáveis com uma semana de atraso. Muito obrigado da parte de um azelha todo orgulhoso. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu pela visita! e por tudo o que aprendo no seu blogue ! um abraço e até breve

      Eliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve