quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Hortas na varanda, porque não ?

Queridos amigos,
Quem me conhece e acompanha este blogue há algum tempo, sabe que este tema me é muito querido, as hortas, as horticolas e as aromáticas são um mundo fascinante. No meu livro( Um jardim para cuidar) dedico-lhe um capitulo (Dê sabor ao seu jardim). É de facto uma nova tendencia e cada vez são mais as pessoas que procuram na sua varanda, terraço ou quintal cultivar as suas horticolas.
No domingo passado fiz um curso sobre Biohorta em varanda e adorei, a formadora é fantástica (Eng. Raquel Sousa da Biosite)Biosite-FB,Biosite-blogue com uma experiencia de 20 anos de agricultura biológicas e uma paixão pelas plantas que dá gosto.
Não é preciso nada de especial cultivar horticolas:
vasos ou contentores, um bom substrato, plantas ou sementes ! fácil, não é ?
Aqui ficam algumas ideias para se inspirarem..
 Eu adorava ter um terraço assim, mas o meu infelizmente é bem mais pequeno!
 Caixas de vinhos são um excelente contentor para plantas
 Uma horta vertical mais sofisticada
 Faça você mesmo esta estrutura de madeira..simples e eficaz
 Uma estrutura verttical feita com uma moldura de madeira e tela..
 Paletes..
 Construa uma horta em "terraços de madeira"
 Madeira na vertical..
Contentores de plástico...solução barata

 Uma horta-mesa a Plantit tem umas estruturas parecidas e é um produto nacional PLANTIT - FB
 Plantações em socalcos ..
 Uma velha lata do pão virou canteiro de aromáticas..
Calhas são uma boa forma de cultivo..
 O saco de cultivo da Siro que já mostrei aqui noutra publicação ( Horta para tótos)
 O substrato siro- horticola (BIO) é o que eu utilizo nas minhas horticolas, mas se tem composto e terra boa pode fazer o seu substrato ( duas partes de terra e uma de composto ou húmus). O facto de ter um substrato de compra evita que venha contaminado ou com infestantes.Para mais informações sobre substratos veja aqui
Este é um exemplo de uma pequena horta, organizada num canteiro em madeira..

Aqui ficam algumas fotografias do curso da Biohorta em Varandas

 As nossas horticolas
 Todas a plantar..
 Um garrafão cortado pode ser um vaso..
 Aprendemos a semear e a plantar
Um dos conceitos importantes quando estamos a programar a localização das nossas horticolas é saber como combiná-las no mesmo vaso ou em vasos próximos.
Devemos colocar juntas plantas companheiras e longe as antagónicas..
Deixo-vos aqui um quadro que pode ajudar e que vem na
pag 174 do meu livro "Um jardim para cuidar", no capitulo Dê sabor aos seu jardim

PLANTA A CULTIVAR
PLANTAS COMPANHEIRAS
PLANTAS ANTAGÓNICAS
abóbora
chicória, feijão verde
batata, tubérculos
aipo
alface, alho-francês, couve, feijão
batata, milho
alface
aipo, cebola, cenoura, couve, feijão, morango, pepino, rabanete,
tomate
nenhuma
alho
alface, beterraba, couve, morango, tomate
ervilha, feijão
alho-francês
aipo, alface, cebola, cenoura, couve, morango, tomate
beterraba, ervilha, feijão
batata
espinafre, feijão
aipo, beterraba, couve, ervilha,
pepino, tomate
beterraba
alface, alho, cebola, couve, feijão rateiro, rábano, morango, pepino
feijão, alho francês, batata,

beterraba branca (acelga)
cenoura, couve, feijão
nenhuma
beringela
feijão e feijão verde
nenhuma
cebola
alface, beterraba, cenoura, morango, pepino, tomate
couves, ervilhas, feijões
cebolinho
cenoura, couve
ervilha, feijão
cenoura
acelga, aipo, alface, alho-francês, cebola, ervilha, rábano,
rabanete, tomate
endro, aneto
couve, couve flor, brócolo
acelga, aipo,  alface, alho-francês, batata, beterraba,
ervilha, espinafre, feijão, rabanete, aromáticas.
cebola, morango
coentros
espargo, milho, tomate
funcho
ervilhas
alface, cenoura, couve, milho, nabo, pepino, rabanete, rábano
alho, alho-francês, batata, cebola,
feijão, tomate
espinafre
alface, batata, beterraba, couve, feijão, morango, nabo, rábano,
rabanete, tomate
nenhuma
feijão
acelga, aipo, alface, batata, beterraba, cenoura, couve,
espinafre, milho, morango, nabo, pepino,
alho, alho-francês, cebola, ervilha
feijão-verde
batata, milho, rabanete
alho, beterraba, cebola
morango
alface, alho, alho-francês, beterraba, cebola, couve, espinafre,
feijão, rábano, rabanete
nenhuma
nabo
acelga, alecrim, alface, ervilha, espinafre, feijão, hortelã
batata, tomate
pepino
aipo, alface, beterraba, cebola, ervilha, feijão, milho,
batata, rábano, rabanete
pimento
cenoura, cebola, salsa, tomateiro
rábano
rabanetes
acelga, alface, cenoura, couve, ervilha, espinafre, feijão,
morango
acelgas, pepino
rúcula
chicória, milho, alface, feijão verde
salsa
salsa
espargo, milho, tomate
nenhuma
tomate
aipo, alface, alho, alho-francês, cebola, cenoura, couve-flor,
batata, couve, ervilha, pepino
tomilho
couves
nenhuma
 
Quer aprender mais ?
Nós gostámos tanto do curso do domingo passado que vamos fazer outro de Biohorta gourmet no próximo domingo, não perca esta oportunidade de se inscrever e não se vai arrepender !


Espero que tenham gostado e que tenham ficado cheios de vontade de cultivar horticolas e aromáticas !
Obrigado e at~e breve
Teresa Chambel

Imagens via: Pinterest, Siro, Teresa Chambel

22 comentários:

  1. Adoro hortas arranjadinhas :)

    Beijinho,
    Sweet

    ResponderEliminar
  2. Olá de vez em quando passo por aqui, mas hoje não resisti a comentar. É que eu também fiz esse pequeno curso com a Engª Raquel Sousa no principio deste ano, creio que em Março. E hoje tenho uma "hortinha" na varanda. Não sei se faço tudo correcto, sinceramente creio que não. Mas sigo os principios básicos para ter uma horta bilógica em casa livre de produtos tóxicos. Gosto muito do seu blog. Obrigada por partilhar. Cump. Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lisete, obrigado pelo comantário ! a Raquel é ótima e aprendemos sempre muito. Não quer vir fazer no domingo o curso da Biohorta Gourmet ? vai ser muito giro. bjs

      Eliminar
  3. Olá! Ainda bem que relembrou o assunto das hortas de varanda. Acho que pode ser um passatempo super relaxante além de dar uma ajudinha na economia lá de casa.

    A nossa horta está a evoluir bem :) Já temos o painel da horta vertical instalado e já escolhemos as plantas aromáticas que vamos semear. Agora é pôr mãos à obra.

    Boa continuação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigos, estou com muita curiosidade de ver a vossa horta e pleno ! vai ser um sucesso ! bjs e bom fim de semana

      Eliminar
  4. Muito útil a tabela que referiu! Obrigada Teresa :) Uma sugestão: Barbecue nos jardins - tem dicas para este tema? :) Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente dica, vou preparar uma publicação para breve sobre esse tema ! obrigado pela visita e pela sugestão ! bjs

      Eliminar
  5. Acho o maximo, é mesmo o que temos comesar a fazer "plantar na varanda" :D Adorei

    ResponderEliminar
  6. teria como vc publicar fotos e dicas de couve plantada em varandas.. se dá certo... obrigadaa..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernanda, a couve não tem nada de especial é preciso 5 a 6 horas de solo, um vaso com 30-40 cm de profundidade, substrato bom para horticolas. Espero que tenha ajudado, bjs

      Eliminar
  7. teria como publicar fotos e dicas de como plantar couves em varandas..se dá certo..
    obrigadaaa..

    ResponderEliminar
  8. Olá, adorei as dicas, eu tenho uma pequenina na varanda, mas aqui
    encontrei ideias maravilhosas e vou adoptar algumas, para re-estruturar
    a minha varanda.
    Muito obrigada
    D.Louro
    Estoril/Portugal




    ResponderEliminar
  9. Eu tb tenho uma hortinha na varanda! Adorei as dicas ...tenho andado a tentar melhorar e variar a produção da minha e a tabela parece-me muito útil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou e espero que seja útil ! volte sempre

      Eliminar
  10. O seu blog foi uma das inspirações para muito do que ando a fazer ultimamente. Já não sou nova, tenho estado muito doente, estou a preparar reforma e a lutar contra essa doença. Para me manter ocupada e sem pensar em coisas negativas, perrcorri a net em busca de coisas de que gosto. O seu blog ajudou a que desatasse a tentar pôr em prãtica o que no fundo sempre desejei fazer e até me deu coragem para lançar o meu próprio blogonde, espero que se não importe, coloquei um link para o seu, até para poder visitá-la com frequência.
    Estou-lhe imensamente grata pela ajuda que me deu mesmo sem saber que o fazia!.
    Clara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Clara, nem imagina como fico feliz com as suas palavras, a jardinagem é de facto terapêutica ! Qualquer dúvida diga, vou visitar o seu blogue !bjs e obrigado

      Eliminar
  11. Olá Teresa, Boa noite.
    Descobri o seu blogue através do workshop que fez no horto do Campo Grande e fiquei fã. Estou a tentar descobri-lo e acho fantastico a forma como está arrumado, neste momento é uma espécie de terapia antes de adormecer.Tenho um pequeno jardim e uma hortinha mas estou a aprender bastante consigo. Adoro ir a esas reuniões, infelizmente esta semana não pude ir á Tapada mas futuramente espero conseguir a outras reuniões que venha a efetuar.
    Filipa Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Filipa, ainda bem que gosta e que lhe é útil, qualquer dúvida diga ! sempre que há workshops eu aviso. bjs

      Eliminar
  12. Já cá,estou de novo,obrigada pelas suas palavras. Tenho lá agora um artigo de tipo diferente (dicas para presentes originais) de que talvez goste.
    Tenho duas perguntas para lhe fazer: uma das minhas filhas sempre gostou da trepadeira que nasce da batata. Acha-a linda e decorativa. Mas eu não estou a conseguir que a planta germine, sequer, quanto mais que cresça. O que estarei a fazer de errado?
    A outra pergunta é a seguinte: plantei cenouras e elas despontaram bem depressa, com aquele verdinho frizado e lindo. Mas agora parece terem parado inteiramente. Não murcharam, não amareleceram,permanecem arrebitadinhas. Simplesmente pararam de crescer. É normal?
    Obrigada pela ajuda que me possa dar.
    Abraço!
    PS: Não imagina como ajuda a sua tabela de plantas companheiras e antagónicas. Muita gente não sabe disso...

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve