quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Jardins em vasos, porque não ?

Queridos amigos, 
Esta publicação foi feita  a pensar especialmente nas pessoas que como eu só têm um terraço, uma varanda, um pátio, etc, onde só conseguem ter plantas em vaso. Grande parte das plantas aguentam viver em vaso, só temos de ter o cuidado de as alimentar mais vezes (com fertlizantes orgãnicos e húmus de minhoca)e repor substrato uma ou duas vezes por ano.
Há aqui ideias para todos os gostos e como podem ver, desde a reciclagem de recipientes até aos vasos e floreiras mais tradicionais, de tudo um pouco se pode utilizar como suporte para as plantas, inspirem-se e veja como podem reciclar alguns dos vossos jarros, baldes, caixas e cestos !!
Bom trabalho e imaginação, se tiverem vasos e floreiras originais enviem fotografias para eu publicar !
Jarras e frascos de vidro..
Os tradicionais vasos de barro que são os meus favoritos !
Também podemos colocar vasos no meio dos canteiros, para criar diferentes  alturas e também quando as necessidades e substrato e água são diferentes.
Os cestos que já não usa, são excelentes para as suas aromáticas

Veja aqui como pode adquirir uns cestos originais já com as aromáticas na empresa das minhas amigas Maria e Marta
Gosto muito de recipientes de chapa, temos de ter cuidado quando estão muito expostos ao sol, as plantas podem aquecer demais
Cestos suspensos em cerâmica, muito originais
A floreira clássica de madeira tão ao gosto francês
Adoro esta mini horta  em metal e a caixa de madeira ( uma caixa de vinhos serve..)
Lindas estas floreiras com as alfaces..
Baldes e alguidares de chapa velhos

Os vasos de barro são sempre uma escolha segura
Para quem gosta de cores fortes..
Vasos brancos ficam bem em todos os ambientes


Barro mais uma vez...estes são iguais aos que tenho em casa e que custam 1, 2, 3, 4 ou 5 euros..

Gosto muito destes ambientes que se misturam materiais diferentes, alguns deles reciclados


Estruturas verticais cheias de vasos de materiais e cores diferentes, é uma boa forma de aproveitar o espaço e criar um elemento vertical verde

Adoro os baldes pendurados e colocados em cima de uma escada

Uma horta em baldes...

Adoro estes suportes em "escadinha" para colocar vasos e ganhar espaço em altura e termos o jardim de aromas na varanda
Lindas as oliveiras em cestos
Os vasos em barro vidrado são muito bonitos e resistentesm gosto especialmente dos pretos e cinzentos

Espero que tenham gostado !
Obrigado e até breve
Teresa Chambel

Imagens via : Pinterest, Provence mon amour, House to Home, House Beautiful, Architectural Digest


8 comentários:

  1. Sim, sim. O meu pequeno jardim cá em Lisboa não é mais do que um pátio cheio de vasos de todas as formas e feitios. Eu não gosto só das plantas, gosto também dos vasos. De plástico gosto menos mas há alguns bonitos, gosto muito de cerâmica, vidrados, pintados, com formas estranhas. Também de metal, enfim... há uma escolha infinita de vasos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José, obrigado pela visita, eu adoro vasos, gosto de misturar materiais, cores e texturas, também eles contribuem para a alegria do nosso jardim ! bjs e até breve

      Eliminar
  2. Olá Teresa,
    As sugestões do post de hoje saõ excelentes (como já nos habituou),para todos os gostos e estilos!
    Para mim o importante é ter flores e verde em casa, um elemento importantissimo em qualquer decoração.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Silvia, as plantas e as flores são indispensáveis..fazem diferença e muitas vezes o investimento é pouco ! bjs e até breve

      Eliminar
  3. Teresa,
    obrigada pela visita e pelas suas palavras. Sou muito fã deste blogue e tenho aprendido muito acerca de jardinagem, já que este mundo é relativamente novo para mim. Obrigada
    beijos

    ResponderEliminar
  4. Teresa, é impossível não gostar, adoro aqueles ambientes mais rústicos com uma vasta mistura de materiais, muitas vezes reciclados!!
    Beijos
    Zé Pedro

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Os meus preferidos são os vasos de barro mas os que tenho são mais em plástico porque são mais baratuchos...quando posso faço algumas reciclagens com as latas da tinta que ficam das obras (uso mais para a colocação de estacas de árvores, às vezes também uso os garrafões de plástico da água, baldes das obras e baldes da praia :)
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  6. Ola me encantan los ambientes con mes las . Esos maceteros de latón me encantarían en mi jardín
    Saludos

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve