sábado, 6 de outubro de 2012

Vamos plantar bolbos ?

Queridos amigos,
Hoje foi dia de plantar bolbos no meu terraço, gosto muito de bolbos e está na hora de os começar a colocar na terra para termos cor e aroma no inverno.
Gosto de quase todos os bolbos, mas como o meu terraço é pequeno, plantei hoje crocus,   tulipas e frésias, a seguir vou plantar narcisos e ranunculus.
Se tem a sorte de ter uma terraço grande ou jardim plante mais !


Nem todos podemos ter um jardim assim...
Mas eu já me contento com uns vasinhos com bolbos..
Muscaris, narcisos e jacintos..
Frésias, tulipas e narcisos..
Já estão cheios de vontade de deitar mãos à obra ?
Hoje cá em casa foi assim...mal abri os pacotes dos bolbos e fui buscar a lata onde guardei os do ano anterior, tive "ajuda"...o Kiko..foi cheirar..( ele adora bolbos principalmente de roer os crocus acabados de nascer..)

O que são plantas bolbosas
 As plantas bolbosas  quanto a mim dão um encanto especial ao seu jardim, são um “objecto misterioso” que não é mais do que um órgão subterrâneo um “cofre de reservas” onde planta acumulou alimento quando estava com folhas e flores. Estas reservas permitem às plantas sobreviverem nas estações mais inóspitas  quando colocadas no solo começam um intenso trabalho subterrâneo de sobrevivência e depois aparece como que por “milagre” a planta, é sempre uma surpresa quando começam a brotar os primeiros bolbos de Inverno.

Os bolbos  se plantados bem juntos fazem autênticos ramos de flor, com aroma excepcional. Embora tenham florações curtas são indispensáveis em qualquer jardim ou terraço por mais pequeno que seja. Até se dão bem no interior e fazem as vezes das flores de corte.
No seu jardim seleccione as zonas onde vai colocar os bolbos :
- zonas de passagem
-locais que se vêm das janelas de casa
-nos relvados e prados formando grandes riscas ou maciços.
- por baixo das árvores
- vasos e floreiras de todo o tipo
- janelas
- interior de casa em recipientes de todo o tipo

Quando plantar  em vaso tenha em conta que:
-estes devem estar bem drenados para os bolbos não apodrecerem. Já mostrei várias vezes mas aqui vai :
 Passo 1- camada de leca ( argila expandida)
 Passo 2- geotextil
Passo 3- terra ( substrato)

 Depois é só plantar, coloque-os  bem juntos para ter um efeito de maciço, mas tenha o cuidado de se certificar que não estão em contacto uns com os outros nem com o recipiente.
Tulipas e crocus..

Frésias
No final regue... tarefa que a Francisca gosta de fazer..

- tenha muita atenção a altura a que planta um bolbo pois este facto é a chave do sucesso da sua plantação, para um bolbo vingar tem de estar plantado a uma profundidade que é o dobro do seu diâmetro, por exemplo se um bolbo tem 4 cm de diâmetro deveremos planta-lo  no máximo 8 cm de profundidade ( eu planto a menos). 

- Se quiser ter florações alternadas plante-os desfasados no tempo (uns em Outubro, outros em Novembro e por fim em Dezembro ) isso vai permitir que cada mês de diferença signifique uma ou duas semanas de diferença na floração.

Escolha já as bolbosas de que mais gosta, todas estas têm floração no final do inverno
Freesias
Quem resiste ao aroma das frésias ?


Tulipas

Crocus

 Este ano plantei desta cor..
O ano passado tive crocus iguais a estes..
Jacintos
 Se não tem jardim nem terraço, plante dentro de casa !

Narcissus

Muscaris

Allium (alhos ornamentais)
Plante no jardim em grandes bordaduras
Ranunculus

Na quarta feira estive na SIC no programa Boa tarde e plantei bolbos com a Conceição Lino, aqui fica o link SIC Boa tarde

Ainda bem que amanhã é domingo e ainda vai conseguir comprar os bolbos para plantar !
Espero que tenham gostado.
Obrigado e até breve
Teresa Chambel

Imagens via : Pinterest, Teress Chambel

53 comentários:

  1. Olá Teresa.
    Eu já plantei os Jacintos rosa e muscaris... É tão bom mexer na terra, ver florir o que foi plantado pelas nossa mãos!
    Plantei outros tantos que não faço ideia qual a qualidade, são bolbos oferecidos pelas vizinhas da minha avó... quando florirem, vai ser uma surpresa!
    Tenho as tulipas e os alhos a aguardarem...
    Talvez amanhã eu consiga um bocadinho para continuar a minha plantação, estes sim, são os meus momentos zen :)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, os bolbos são sempre uma surpresa ! tão fáceis de plantar e recompensam-nos com cor e aroma ! obrigado pelo seu comentário e bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Ainda não tive a experiência de plantar bolbos mas deve ser muito gratificante. Estou ansiosa por experimentar na nossa varanda. Adoro narcisos e tulipas. Acho que vou começar por aí :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caros amigos, experimentem ! vale a pena eu adoro todos ! este ano plantei fresias, crocus, tulipas e narcisos ! é barato, simples e divertido ! bjs e boa semana

      Eliminar

  4. Olá Teresa,
    Posso plantar bulbos de Gladíolos em jarros?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Nunca experimenteis mas penso que sim, não sei onde vive mas gladiolos são bolbos de verão ( devem plantar-se no final do inverno, inicio da primavera) se estiver no hemisfério sul é agora a altura, no hemisfério norte terá de ser mais tarde.
      Um abraço

      Eliminar
    2. Olá meus bulbos já floriram..agora devo descansar o bulbo?
      Como fazer? E qto tempo é o repouso da "batata"?

      Eliminar
  5. heheh
    Ainda ontem plantei tulipas, vamos lá ver como saiem. É a primeira vez e foi com uns bolbos do ano passado!
    Depois partilho.
    Beijinhos
    Filipa
    www.welc-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico à espera das fotografias dos seus primeiros bolbos !
      beijinhos e até breve

      Eliminar
  6. Bom dia! Bela sugestão. Ganhei um bulbo de minha filha e até hoje ainda não plantei. Estou muito descuidada do meu jardim. Tenho que te visitar todos os dias para me inspirar.
    Tenha uma semana cheia de maravilhosas surpresas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode plantar, no Brasil é agora altura de plantar or de verão : jarros, gladiolos, dálias, açucenas ! divirta-se a jardinar !
      beijos e até breve

      Eliminar
  7. Teresa,
    Como eu amo as tulipas! Acho que é porque aqui no Brasil tem pouquíssimo desta flor. As fotos acima estão lindas.
    Beijos,
    Fernanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernanda, as tulipas precisam de frio!
      Obrigado, ainda bem que gostou !
      Volte sempre
      beijos
      Teresa

      Eliminar
  8. Gosto de todos os bolbos mas, as tulipas são as minhas preferidas, quando planto bolbos nunca os retiro da terra porque não sabia como os guardar agora sim já sei, obrigada pela partilha...
    Gostei de ver a filhota a ajudar a mamã, tenho um Kiko igual ao seu mas é mais novinho :)
    Bjinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também nem sempre os tiro da terra ( aliás tenho agora frésias do ano passado a nascer..)a minha Kika e o meu Kiko são os meus ajudantes..o meu Kiko só tem 1 ano mas é enorme !! bjs

      Eliminar
  9. Olá Teresa,
    Todos os anos planto bolbos de tulipas, adoro esta flor!
    Adorei as imagens do seu post com as tulipas .
    Tenho a sorte de ter um Pai que é um óptimo jardineiro e que me ajuda muito.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Olá Teresa,
    Eu adoro plantas!
    As sua dicas são preciosas!
    Adorei o Post!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Teresa
    No fim de Dezembro foi-me oferecido uns bolbos de tulipas vindos diretamente da Holanda, mas por descuido não os plantei e agora que ia fazê-lo reparo que já é tarde. O que me aconselha fazer? planta-los ou guarda-los para o próximo Outono? é que eles estão a querer germinar.
    Também tenho um bolbo de bonsai para plantar, como devo fazer.
    Muito Obrigada
    Beijos, Ana Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Se estão a querer germinar o melhor é plantá-los mas como eles precisam de algum frio coloque-os numa zona mais fria ( em vasos é o melhor) e depois quando começarem a nascer pode mudá-los para uma mais quente. De bonsais infelizmente não percebo nada.. mas vou tentar descobrir um site ou blogue da especialidade para lhe dizer. beijinhos

      Eliminar
  12. Cara Teresa,

    depois de ler o seu livro, a minha varanda este ano melhorou imenso!
    Consegui ter muitas plantinhas resistentes no inverno, que estão agora a florir!
    Plantei pela primeira vez bolbos (tulipas, jacintos e amarilis)
    Emprestei o meu exemplar do seu livro à minha mãe e agora tenho aqui uma duvida:
    Depois das túlipas florirem e já terem perdido as pétalas (mas não terem ainda murchado) como devo proceder? Corto? Ponho no frigorífico? Acha que deixe os bolbos da terra?
    A minha varanda costuma ser de um calor abrasador no verão...
    Obrigada!
    Bjs,
    Marta Dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta, nem imagina como fico contente que o meu livro lhe seja útil. Em relação aos bolbos tem de esperar que toda a parte aérea fique amarela ( para garantir que as reservas se acumulam nos bolbos) depois pode retirar da terra e guardar embrulhados em papel absorvente numa lata, eu guardo os meus na despensa.Agora pode plantar os bolbos de verão outono ! jarros, gladiolos, dálias, e semear ervilhas de cheiro, zinias, goivos, etc ! bos sorte e qualquer dúvida diga ! bjs e boa Páscoa

      Eliminar
  13. Olá
    Sou nova neste blog mas interessadissima pelo assunto das flores...Há muitos anos que adoro jardinagem, mas nunca tenho tempo para cumprir o desejo de ter um jardim bonito.Mas é desta. Como só tenho relva e as opiniões dividem-se em plantar no meio dela algumas flores, resolvi adotar os vasos.Ontem e hoje plantei lirios montenegro, frésias amarelas, liatris,umas flores lilazes, altas, de que agora não me lembro o nome e ainda uma flor parecida com a rosa que também não me recordo do nome. A indicação do rótulo é que todas elas deveriam ter pelo menos 10 cm de distancia entre os bolbos. Aliás, os lírios eram até de 45. Ou seja, praticamente plantei um bolbo em cada. Porém, li nos comentários atrás que se podiam por os bolbos nmais juntos. É assim? Eu gostaria de ver os vasos cheios de flores (estamos a falar de vasos médios, entre 50 e 80 cm de diametro e altos, e de floreiras também medianas), pois plantar uma flor e vê-la sair, sozinha, do vaso, fico com uma certa tristeza...Agradeço sua resposta.
    Até breve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Halle, os bolbos podem plantar-se muito perto uns dos outros mas sem se tocarem ,assim conseguimos o efeito de vaso cheio pois eles precisam de pouca terra para se desenvolverem. Atenção à época de plantação dos bolbos pois a maior parte das frésias (há algumas de verão) por exemplo plantam-se no outono para florir na primavera, bem como grande parte dos lirios, no hemisfério norte o que se planta mais nesta época de bolbos são dálias, jarros, açucenas e gladiolos, mas há excepções. bjs

      Eliminar
  14. Olá Teresa!
    Sou nova neste blog mas tenho muitas questões a pôr.
    Até breve!
    Halle

    ResponderEliminar
  15. Como posso cortar as túlipas e aproveitar os bolbos? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel, tem de esperar que as folhas e flores sequem totalmente e só depois tirar os bolbos da terra, deve-os os guardar em local seco e escuro. Obrigado e um abraço

      Eliminar
  16. De que maneira posso cortas as flores - túlipas - para aproveitar os bolbos?

    ResponderEliminar
  17. Como posso cortar as túlipas e aproveitar os bolbos? Obrigado

    ResponderEliminar
  18. Teresa, postei minha dúvida na área de trepadeiras e só agora vi esse post sobre tulipas. Vou plantar os meus bulbos que trouxe da Holanda e estava no freezer, agora. Quanto tempo eles vão demorar para florescer? Devo regar diariamente? Elas devem ficar no sol, meia sombra, enfim, como é melhor? Obrigada! Bruna.

    ResponderEliminar
  19. Olá Teresa! Tudo bem? Te escrevi, mas ainda não tive resposta.
    Acabei de plantar os bulbos de tulipa que eu trouxe da Holanda. Eles estavam no freezer e plantei conforme a sua orientação nesse post.
    Minha dúvida é: com qual frequência devo regá-los e qual o melhor local para mantê-los? (diretamente no sol da manhã, da tarde, na sombra, enfim, qto tempo de exposição no sol por dia?)
    Vi uma dica para colocar 1 pedrinha de gelo no substrato pela manhã e outra pela noite, todos os dias. Procede isso? Mesmo quando ainda não tenho flores, só mesmo os bulbos plantados? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruna, epeço desculpa eu respondo sempre não sei o que aconteceu. Os bolbos precisam de algum frio por isso coloque-os na zona mais fria,com menos sol agora e mais na primavera quando começarem a germinar já podem ter sol. Regue-os quando a terra está seca ( sem encharcar) para não apodrecerem. O gelo é exactamente porque eles precisam de frio para quebrar a dormencia e germinarem. bjs

      Eliminar
  20. OI Teresa gostaria de saber o mes certinho para plantar Tulipas, Muscuris... bjão obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a época ideal é no outono ( em Portugal Novembro-Dezembro) e no Brasil (Abril-Maio) pois os bolbos precisam de frio para quebrar a dormência e florir. Qualquer dúvida, diga ! bjs

      Eliminar
  21. Obrigada pela explicação (drenagem dos vasos com argila expandida). Já plantei tulipas, frésias e jacintos... para já! Adoro o seu blog. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Antónia, fico contente que o meu blogue seja útil, bjs

      Eliminar
  22. Boa noite! E jarros? Como poderão ser plantados (os mais vulgares)! Já agora alguém me sabe dizer onde poderei encontrar sementes de muguet?Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão em falta, mas aceitam cadastro de espera:
      http://www.thjardins.com.br/php/shopping_produtos_detalhe.php?produto=560&produto_nome=CONVALLARIA-MAJALIS-LIRIO-DO-VALE---MUGUET-

      Eliminar
  23. Bom dia! acabei de chegar da Holanda e vim carregada com bolbos de tulipas para plantar. o que não sabia e que deveriam ser plantadas no outono/inverno. Será que posso guardar os bolbos sem receio que daqui a meio ano estejam estragados? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lénia, os bolbos das tulipas devem ser plantados no outono/inverno pois necessitam de frui para quebrar a dormencia, o melhor é guardá-los num local fresco, escuro e seco. bjs

      Eliminar
  24. Bom Dia! acabo de chegar da Holanda, e como tal venho carregada de bolbos de tupilas para plantar. o que não sabia é que a epoca para a plantação deve ser no Outono, e tenho receio de dqui por 6 meses, estes ja nao se encontrem bons! será que corro esse risco? obrigada

    ResponderEliminar
  25. Olá! Gostei muito do seu jardim. A Teresa tem muito bom gosto. Vou comprar no Aldi uma caixa de sortidos de bolbos. Posso plantar os bolbos numa varanda aberta? Gostaria de enfeitar a minha varanda ao longo do ano com flores da época. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode plantar os bolbos numa varanda aberta, mas não os plante já pois está muito calor, só no final de outubro ou inicio de novembro, bjs

      Eliminar
  26. Olá Teresa! Gostei muito do seu jardim. Vou comprar um misto de bolbos no Aldi. Posso planta-los numa varanda aberta? Gostaria de enfeitar a minha varanda ao longo do ano com flores da época. Muito boa a sua dica da horta num saco de terra. Vou tentar também fazer uma na minha varanda. Obrigada por partilhar as suas dicas e experiências. Bjs

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde, tenho um terreno, queria plantar narcisos, tulipas e outros, é só meter os bolbos na terra ou terei de usar estufa, para a chuva não apodrecer os bolbos?. Muito obrigada e parbéns pelo seu blog,é enriquecedor.

    ResponderEliminar
  28. Olá! Por até quanto tempo os bulbos de tulipa podem ser guardados sem ser plantados? Comprei a tulipa no final do verão (moro no sul do Brasil), retirei os bulbos. O único que sobreviveu eu não sei se devo guardar ou plantar agora, logo em seguida. Estamos no início do outono. Os bulbos precisam sempre "descansar"?

    ResponderEliminar
  29. Ola eu estou neste momento com sei bulbos de tulipas vermelhas e ja estão guardadas e limpas secas no papel toalha em um lugar seco arejado e vão completar tres meses agora dia 28 de agosto devo agora plantar num vaso tratado e colocar este vaso em saquinho e dentro do freezer por tres meses? Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
  30. Olá Teresa este ano segui o seu conselho e no passado sábado plantei e plantei bolbos, Mistura de narcisos, narcisos brancos, tulipas brancas e amarelas, crocus amarelos e lilás, allium. mistura de iris. E ainda tenho alguns para plantar, agora é esperar para ver se o que fiz foi bem feito.
    Entretanto reparei que que num pedacinho de terreno onde plantei há 3 anos gladíolos e narcisos os bolbinhos já estão a ficar com uns verdinhos à aparecer. Muito obrigada pelos conselhos e pela partilha das fotos lindas com que nos presenteia sempre. Falta-me comprar fresias que nunca plantei mas este ano não falha. Prefiro que na identificação apareça anónimo do que aquela coisa desparatada-" Just Been Paid".
    Isabel Nunes

    ResponderEliminar
  31. Adorei a matéria. Gostaria de saber onde conseguir bolbos de ranunculos.

    ResponderEliminar
  32. Olá Teresa, eu sou muito leiga em plantas ainda, mas sou apaixonada. Vi o seu blog e fiquei interessada em plantar bulbos. Poderia me informar onde posso encontrar para comprar que fazem entrega? Porque em algumas floriculturas que procurei por aqui, não encontrei.

    ResponderEliminar
  33. olá,
    ofereceram-me um jacinto num vaso já florido, depois da flor murchar posso deixar o bolbo no vaso para o ano seguinte ou tenho de retira-lo da terra secar e arrumar para plantar no outono?
    Existe alguma desvantagem em deixar o bolbo na terra?
    obrigado pelo seu blog

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve